09/03/2017

A Embraco, multinacional focada em inovação e uma das maiores fabricantes mundiais de compressores herméticos para refrigeração, aposta em novos modelos de negócio com o objetivo de antecipar tendências do mercado e diversificar seu modelo de atuação. A empresa adquiriu a start up brasileira UpPoints, que desenvolveu um sistema inovador de reconhecimento de imagem e análise da performance de vendas de produtos no ponto de venda, bem como o comportamento do consumidor, além de contribuir com o gerenciamento do negócio das fabricantes de bens de consumo e toda a cadeia de abastecimento.

Por meio de uma câmera que realiza imagens da prateleira, a start up, fundada em Florianópolis/SC, envia dados e informações em tempo real que poderão ser usadas pelas indústrias para embasar decisões estratégicas. “Trata-se de uma tecnologia disruptiva que utiliza inteligência artificial e algoritmos com uma solução acessível e escalável. Com a interpretação dos dados em mãos, as empresas conseguem saber que decisão devem tomar em relação ao ponto de venda. Inclusive, o algoritmo já recomenda algumas ações estratégicas”, define José Glorigiano, diretor presidente da UpPoints.

Em sintonia com as expectativas e novidades do mercado, o time de Novos Negócios da companhia está constantemente atento às oportunidades e alternativas com o objetivo de diversificar atividades e operações. “Na Embraco, inovação é feita em tecnologia dos produtos, e também em negócios, serviços e processos. Como multinacional do segmento da refrigeração nosso papel é investir em pesquisa científica, e também identificar startups e novos modelos de negócio e combiná-los de forma inteligente”, afirma Eduardo Andrade, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento e Novos Negócios da Embraco.

A parceria da UpPoints com a Embraco visa complementar o know-how e acelerar o crescimento do negócio por meio de sinergias com executivos de negócios e engenharia, já que a companhia é focada em inovação e antecipa tendências no mercado da refrigeração há mais de 45 anos. Além da Embraco, que é sócia majoritária da UpPoints, o negócio conta com a acionista Startup Farm, empresa referência no mundo desse ecossistema. Seus fundadores Cristian Fernandes e Graciliano Passos continuam sendo acionistas e diretores da empresa, comercial e tecnologicamente.

Nesse primeiro estágio o foco é em clientes brasileiros, mas a UpPoints já planeja o crescimento do negócio para outros continentes. “Pelo fato da tecnologia ser disruptiva e exigir do negócio uma tecnologia global, pretendemos expandir para Europa e América do Norte num curto prazo”, revela Glorigiano. O plano estratégico da start up visa a instalação de mil pontos de captura em 2017 com o grande foco em resolver o problema da indústria no varejo. “Já estamos negociando a implementação da tecnologia com grandes marcas de bens de consumo,”  explica o executivo.

Parcerias estratégicas para o negócio

A realização de parcerias com outras empresas é parte da estratégia da Embraco desde sua fundação. A mais recente delas, em 2015, foi com a empresa italiana Dorin, quando passou a distribuir compressores semi-herméticos no Brasil. Essa ação permitiu ampliação de portfólio de produtos e atuação em novos segmentos do mercado de refrigeração.

“Essas novas iniciativas são resultado da busca por melhor atender nossos clientes. Somos parceiros em tecnologia de empresas, instituições e start ups, sempre alavancando nossa liderança mundial em refrigeração para entregar nossa Missão: oferecer soluções inovadoras para uma melhor qualidade de vida!”, finaliza Andrade, vice-presidente da companhia.