03/07/2018

As inovações desenvolvidas na área de sílicas de alto desempenho visando incrementar a mobilidade sustentável são os destaques da participação da Solvay na Expobor 2018 – 13ª Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha, de 26 a 28 de junho, em São Paulo.
A Solvay, que foi a inventora da sílica de alto desempenho (HDS, na sigla em inglês), é um player mundial no fornecimento para a indústria de pneus, ocupando posição de liderança de mercado no segmento dos chamados ‘pneus verdes’. Adicionada aos compostos de borracha, essa sílica contribui para reduzir a resistência dos pneus à rolagem, o que resulta em redução do consumo de combustível pelos veículos e das emissões de CO2.
“Temos um compromisso com a sustentabilidade, o que na nossa unidade de negócios se traduz pelo desenvolvimento de tecnologias e produtos de alto desempenho para ajudar na redução do consumo de energia e consequentemente das emissões de CO2, tanto de nossos clientes diretos quanto dos produtos finais à disposição dos consumidores”, afirma François Pontais, Vice-presidente da Unidade Global de Negócios Sílica do Grupo Solvay.
Pneus de carga e recapagem – Na área de produtos novos, a Solvay faz o lançamento na região da América Latina da sílica de alto desempenho Premium SW que proporciona maior resistência mecânica da borracha da banda de rodagem dos pneus de carga. Portanto, ajuda a aumentar a durabilidade e quilometragem do pneu, além de cumprir com o objetivo principal da sílica que é a redução da resistência ao rolamento dos pneus, fazendo com que os veículos economizem combustível e reduzam emissões.
“O lançamento de Premium SW mostra o nosso empenho em também contribuir para a melhoria da mobilidade sustentável no setor de pneus de transporte de cargas’, acrescenta François Pontais. Além disso, aumenta o portfólio de produtos voltados para a produção de pneus de carga novos e para recapagem, incluindo a sílica de alto desempenho Premium 200, que vem conquistando espaço no segmento de recapagem, a partir de um projeto específico desenvolvido pela Solvay Sílica.
O segmento de pneus para transporte de cargas recebeu um destaque especial no stand da empresa e nas palestras apresentadas durante os congressos da ABTB (Associação Brasileira da Tecnologia da Borracha) e da Pneu Show/Recaufair, que são realizados em paralelo à exposição. A indústria de pneus de carga de alta eficiência energética tem crescido a taxas superiores a 10% nos últimos anos no Brasil, impulsionada pelo programa governamental para a indústria automobilística e pelo programa de etiquetagem de pneus coordenado pelo Inmetro.

(Rhodia)