21/06/2018

A TOTVS lança hoje a Carol, sua plataforma de dados de qualidade e inteligência artificial. A tecnologia marca o início de uma nova era de inovação na empresa e irá aprimorar a propriedade dos dados nas organizações e ampliar a capacidade de análise e a velocidade de tomada de decisões diante de um volume crescente de informações. Além disso, atuará como uma assistente virtual, respondendo perguntas e oferecendo insights de negócios.

Como cada vez mais as decisões se baseiam em dados, surge o desafio de extrair valor desta quantidade massiva de informações e com qualidade. No mundo atual, as empresas não podem mais tomar decisões baseadas em intuições ou nos resultados do último mês. É preciso acompanhar os números da manhã, para adaptar a estratégia para o período da tarde, tendo a certeza de que é o passo certo a seguir. Diante desta necessidade, nasceu a Carol. O principal objetivo é ajudar empresas de todos os segmentos e portes a alcançarem velocidade, precisão, confiabilidade e individualização nos seus negócios. Tudo isso visando a proporcionar experiências incríveis para os clientes.

Uma das aplicações desenvolvidas com a plataforma de IA foi com a Bematech, empresa do Grupo TOTVS de dispositivos inteligentes e IoT. Partindo do Bemacash, solução única para ponto de venda voltada aos micro e pequenos varejos, a Carol passou a receber dados das vendas realizadas pelos clientes através de componentes de IoT com extrema velocidade, performance, segurança e privacidade. Com milhões de recibos sendo processados por dia, a primeira ação tomada pela plataforma é o saneamento e a qualificação desses dados. Por exemplo, somente o produto Coca-Cola foi registrado de 986 formas diferentes pelos estabelecimentos analisados. Utilizando técnicas de Deep Learning, Algoritmos Genéticos e Redes Neurais, a tecnologia consegue entender que todos são refrigerantes produzidos pela mesma empresa com diferentes sabores e tamanhos.

O próximo passo então é utilizar o engine de Machine Learning para levar insights de negócios a esses comércios. Desta forma, os empresários podem entender como eles estão se saindo no seu segmento em comparação aos concorrentes da região, qual a previsão de vendas baseada em eventos externos, como clima e feriados, e até planejar uma expansão.

À medida que a plataforma recebe novos dados, mais ela aprende e conhece melhor aqueles setores. A capacidade infinita de aprendizado também é acelerada a partir das APIs abertas da ferramenta, permitindo que qualquer pessoa ou empresa ensine novas habilidades e crie modelos em cima da Carol. Assim, conforme alguém ensiná-la, os demais clientes também se beneficiarão dessa inteligência, abreviando a evolução e os benefícios do uso da inteligência artificial.

Este aprimoramento constante permitiu a criação de outra aplicação da IA ao Bemacash: o auxílio a processos extremamente complexos, especialmente para pequenos empresários, como a precificação de produtos e serviços. Definir por quanto vender determinada mercadoria depende de diversas análises, como o mercado-alvo, concorrência, custos, sazonalidade, entre outros fatores. Com a Carol, ao criar um novo produto no Bemacash, o cliente vai receber uma notificação dentro do próprio software com sugestão de preço, de forma instantânea.