08/05/2017
No último dia 17 de abril, os participantes do Comitê de Gestão da Inovação da Anpei conferiram dois cases sobre programas de inovação realizados por empresas associadas. A TechnipFMC apresentou o Programa Inova e sua experiência na potencialização da cultura da inovação através da colaboração; e a BR Distribuidora falou sobre o trabalho de Design Thinking realizado na empresa. O encontro, que aconteceu no prédio da Agência USP de Inovação, em São Paulo, onde a sede da Anpei está localizada, reuniu cerca de 25 representantes de empresas associadas, que debateram sobre os modelos de gestão da inovação apresentados.
De acordo com a gerente do Programa Inova da TechnipFMC, Maira Amanda Vargas Avila, a inovação está relacionada com ideias que possam solucionar problemas e, ao mesmo tempo, proporcionar benefícios para a empresa, como melhorias na qualidade e redução de custos e prazos. “Por isso, priorizamos os desafios e a colaboração”, disse Maira, que realizou a sua apresentação de maneira virtual pelo sistema Webex.
Para acelerar o desenvolvimento de cultura de colaboração da empresa, o Programa Inova possui três pilares. O primeiro deles, gerenciamento de ideias, engloba os conceitos “entender”, “idealizar”, “conceituar”, “priorizar e selecionar”, “explorar” e “implementar”. O segundo pilar, desenvolvimento de recursos humanos, envolve os multiplicadores voluntários, ou seja, cerca de 30 colaboradores de diferentes departamentos e formações que participam, anualmente, do treinamento de inovação. A comunicação – terceiro pilar – define a melhor estratégia de impactar as pessoas, mostrando os resultados do programa e das ideias.
“Os colaboradores gostam bastante de sugerir ideias e cobram resultados. Periodicamente também organizamos palestras sobre inovação nas empresas e com diferentes cases”, explicou a gerente do Programa Inova, da TechnipFMC, que em 2016 registrou 95 ideias, sendo 65% inovadoras e 40% colaborativas, além de 4 projetos de inovação e 4 solicitações de análise de patente.
O case sobre Design Thinking foi apresentado por Guilherme Rafael e Elisa Gomes, da BR Distribuidora. De acordo com eles, a empresa já conta com mais de 20 iniciativas que utilizam esse método, 90 thinkers, mais de 400 colaboradores envolvidos e 100% de aprovação.
O Design Thinking pode ser utilizado na empresa para desenvolver uma ideia, resolver um problema ou planejar um projeto, por exemplo. “Começamos de forma bem informal na área de TI. Temos muita inovação em produto, mas também precisamos inovar em serviços, na experiência do usuário e internamente”, explicou Elisa.
Assim, a área de Design Thinking na BR Distribuidora nasceu de maneira orgânica e enfrentou algumas dificuldades de implementação, execução, autonomia e verba. Por isso, o programa InovaBR, recém lançado, surgiu para formalizar a área, agilizar os projetos e dar força para as ideias.
O InovaBr conta com um comitê de inovação, com uma comissão de inovação – com colaboradores de diferentes áreas e perfis – e com uma plataforma digital.
Segundo Elisa, o grande resultado desse novo programa da BR Distribuidora é a mudança de cultura organizacional, o forte patrocínio do corpo executivo e a inclusão da força de trabalho em iniciativas de inovação, às vezes, até distintas de sua área original de atuação.
“Também verificamos requisitos mais consistentes, resultados mais eficazes, ou seja, pequenas conquistas rapidamente, maior entendimento do negócio e dos processos de cada área, e empoderamento dos colaboradores em diversas ações na organização”, finalizou Elisa.
O Comitê de Gestão da Inovação se reúne periodicamente. Acesse o site da Anpei, confira a agenda de encontros e programe-se.