#retrospectiva2018

 

O Comitê de Fomento do dia 31 de outubro aconteceu em Campinas, na sede da BOSCH. Com um grupo de cerca de 50 pessoas, Luis Frade e Rosely Silva, coordenadores do tema, deram as boas vindas ao público pedindo para cada um se apresentar individualmente.

Karina Bazuchi abriu as apresentações abordando a Sala de Inovação, uma iniciativa para coordenar as ações de atração de centros e projetos de PD&I de grandes empresas para o Brasil. A Investment Officer na Apex Brasil discorreu sobre a estrutura e as vantagens desse modelo, que visa ser uma porta única de atendimento para o investimento em P,D&I no Brasil.

Na sequência foi a vez da Carina Leão, Tax and Corporate Affairs Director na ABGI Brasil, falar sobre a lógica de fomento no Brasil, especificando todas as formas de apoio, diretas, indiretas e outras. A Diretora também apresentou o Programa Rota 2030, que visa apoiar o desenvolvimento tecnológico, a competitividade, a inovação, a segurança veicular, a proteção ao meio ambiente, a eficiência energética e a qualidade de automóveis, caminhões, ônibus, chassis com motor e autopeças, através da Medida Provisória n.º 843/2018. Carina ainda conceituou as diferenças entre a Lei do Bem e a Rota 2030, esclarecendo diversas dúvidas dos participantes.

Marcos Marques, CEO da Rocha Marques Consultoria, entrou na sequência com o tema:  Lei de Informática e Oportunidades Comerciais e Financeiras. O CEO iniciou contextualizando a legislação,  que concede incentivos fiscais para empresas fabricantes de produtos relacionados no Decreto 7010/09 e que mantenham atividades de P&D. Marcos falou sobre os seus requisitos, benefícios, distribuição por região, visão analítica e por fim, oportunidades.

Por fim foi a vez de Damaris Briski, Analista de Fomento e Gestão da Inovação da BOSCH América Latina. A gestora abordou o problema populacional mundial, que espera 9,8 bilhões de pessoas até 2050, sendo necessário um acréscimo de 60% em alimentos, 50% em energia e 40% em água. Damaris falou sobre a conectividade e apresentou os cases de inovação da BOSCH que visam as soluções mencionadas.

Durante o dia, houve espaço para o benchmarking, debates e esclarecimento de dúvidas, reforçando o relacionamento entre os participantes do Comitê de Fomento.