#retrospectiva2018

O último Comitê de Fomento de 2018 foi realizado no Rio de Janeiro, sediado pela Kasznar Leonardos. A reunião, que contou com 30 pessoas, foi aberta pelo diretor Ricardo Boclin e pelos coordenadores Luis Cláudio Frade e Rosely Silva.

O encontro deu início com o Edital ABDI, apresentado pela Lanna Dioum, Especialista da Coordenação de Inovação e Indústria de Alto Impacto. A Especialista apresentou o Programa Nacional Conexão Startup Indústria como um novo jeito de fazer política pública e alavancar o desenvolvimento do setor produtivo brasileiro. Lanna ainda introduziu o conceito de Startup Indústria 4.0.

Em seguida, Walace Oliveira, Coordenador Técnico de Negócios da Firjan, apresentou o Edital de Inovação para a Indústria, realizado pelo SEBRAE, SESI e SENAI, com apoio do BNDES e EMBRAPII e suas peculiaridades.

Também foi apresentado o Guia de Fomento à Inovação  da ABES em parceria com ABGI pela Bruna Soly. Na sequência, Isabela Dias, diretora madrinha de fomento, apresentou as Contribuições ao Projeto ProInova, além da Consulta Pública da Lei do Bem no MCTIC.

Após o almoço, foi debatido o Planejamento 2019 e Discussão sobre o Decreto 9.588/2018 que trata do Comitê de Monitoramento e Avaliação dos Subsídios da União (CMAS).