Consultor internacional traça panorama das estratégias de inovação tecnológica de grandes empresas globais
Hitendra Patel destacou os principais pontos de trabalho com cerca de 400 empresas de vários países, pertencentes aos mais diversos setores industriais, para avaliar estratégias de inovação.
A palestra magna da V conferência ANPEI, proferida por Hitendra Patel, consultor internacional em inovação tecnológica, abordou processos sinérgicos de inovação tecnológica no contexto da economia global. Um dos pontos destacados por ele foi o da implementação da inovação como fator importante para o fortalecimento da marca. Nesse aspecto, citou como exemplo as empresas Natura, Braskem, Embraer e Tam.
Para Patel, inovar não é mais uma questão de opção – “ou se inova ou fica-se estagnado”, diz. O trabalho base da apresentação do consultor mostrou que o grau de competição aumentou, os clientes estão mais exigentes, o conhecimento e desenvolvimento de competências estão sendo transferidos na velocidade da internet.
As empresas asiáticas, antes seguidoras rápidas dos avanços dos concorrentes, buscam, agora, a liderança da inovação. Na visão de Patel, os “drivers” para crescimento e inovação não são fortes no Brasil. Para mudar essa situação, diz ele, as empresas brasileiras não podem se contentar com o mercado local, mas sim buscar ser agentes globais. “Os CEO’s de empresas brasileiras precisam ser mais orgulhosos e ousados, no sentido de colocarem como meta se tornarem a número um, dois ou três no mundo. Exigir metas ousadas levam as pessoas para fora das zonas de conforto”, opina o palestrante.
Patel enfatizou que as fontes de inovação não devem ter seu foco limitado apenas em produtos e processos, mas em modelos de negócios, modelos de parceria e canais de distribuição. Chamou atenção também para a importância de diretores de empresas aprenderem a ouvir não apenas os CEO´s na hora de promover a inovação de seus produtos, mas também seu pessoal de marketing, pois é a geração de idéias que vai impulsionar a inovação nas empresas. Além disso, é preciso existir uma relação clara entre as metas de crescimento e a estratégia de inovação.