26/05/2017

A 16ª Conferência Anpei de Inovação já tem data e local confirmados! Neste ano, o evento da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) acontece entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro no ExpoMinas, em Belo Horizonte – MG.

O pré-lançamento aconteceu no último dia 25 de maio, quando o vice-presidente, Luiz Mello se encontrou com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, Miguel Corrêa Júnior, e com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Evaldo Ferreira Vilela, para formalizar a realização da 16ª Conferência Anpei de Inovação.

Realizado na cidade administrativa de Minas Gerais, o pré-lançamento contou com a presença de instituições do ecossistema mineiro de inovação, empresas inovadoras associadas à Anpei e da imprensa regional.

Novidades

Com o tema “Vivendo a inovação em um mundo em transformação, a 16ª edição da Conferência Anpei de Inovação irá discutir novos caminhos para a inovação em um mundo em constante e rápida transformação nas relações e nos modelos de negócio usualmente conhecidos. Para tanto, serão realizadas palestras com especialistas nacionais e internacionais que irão abordar tendências e movimentos no Brasil e no mundo que podem auxiliar o país nas políticas e práticas para o setor de P,D&I e o ambiente de negócios.

O formato da Conferência demonstra o espírito inovador da Anpei. Buscando um layout integrador, painéis simultâneos, experimentações, networking e vivências se integrarão no mesmo espaço.

A programação também inclui apresentações de cases de inovação em sessões paralelas. Segundo os comitês técnico e executivo, esse momento é uma excelente oportunidade para que as empresas mostrem o seu esforço inovativo e compartilhem experiências com um público bastante especializado, fazendo benchmarking de suas práticas com outras companhias.

O evento contemplará ainda painéis sobre os programas estratégicos da Anpei, como o iTec, que incentiva a inovação aberta nas organizações; o Anpei Exchange, que acelera o know how de inovação nas empresas utilizando casos de sucesso das organizações mais inovadoras do Brasil; o Cebrabic, Centre for Europe-Brazil Business Innovation Cooperation; e os Comitês Temáticos da Anpei, que são grupos de debate entre os Associados para promover o networking, a colaboração e a mobilização em torno de temas relevantes como a Interação ICT-Empresa, a Gestão da Propriedade Intelectual, a Gestão da Inovação e o Fomento à Inovação.

Parceria com a FINIT

Nesse ano, a Conferência Anpei de Inovação será realizada durante a Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT). Organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (SEDECTES), a FINIT se destaca como um grande hub, reunindo importantes e consolidados eventos em um só local, tendo como público-alvo startups, grandes empresas, pesquisadores e profissionais das áreas de tecnologia e inovação.

De acordo com os comitês técnico e executivo do evento – formado por diretores e coordenadores dos comitês temáticos da Associação e por representantes de importantes instituições do Sistema Nacional de Inovação (SNI) – a parceria entre a Conferência Anpei e a FINIT incentiva a troca de informações, soluções e oportunidades e a geração de negócios, promovendo ao participante, o acesso ao que há de mais avançado em termos de tecnologia, inovação e empreendedorismo em diversas áreas.

Sobre a Conferência Anpei de Inovação

Realizada desde 2001, a Conferência Anpei tem se consolidado como fórum privilegiado para o encontro de representantes de empresas, agências do governo e instituições de C,T&I para discussão e encaminhamentos de políticas e práticas voltadas à inovação nas empresas e no país.

Em sua última edição, ocorrida em agosto de 2015 em Recife- PE, o tema trabalhado foi “Inovação e competitividade globais”. O evento reuniu 1.175 participantes em três dias. Deste público, 44% vieram de empresas, 27% de instituições científicas e tecnológicas (ICTs), 9% de consultorias e 6% de agências governamentais. Os demais eram empreendedores e representantes de entidades de classe.

A missão da Anpei

A Anpei atua há mais de 30 anos com o ecossistema de inovação e possui expertise nesta nova dinâmica mundial de modelos de interação entre os principais atores, destacando-se como uma rica fonte de aprendizado, networking e articulação.

Dentre suas ações, estão o estímulo a debates com a iniciativa privada, o governo e instituições científicas e tecnológicas para traçar melhores políticas e práticas para fomentar a inovação no país. De acordo com a Anpei, esse é o caminho para que o Brasil se conecte com o mundo e participe, ativamente, tanto nas cadeias nacionais e internacionais de ciência, tecnologia e inovação, quanto em diferentes mercados, gerando produtos e serviços de alto valor agregado.