20/02/2017

Em 2016, representantes de importantes empresas do Sistema Nacional de Inovação participaram do 1º Ciclo de Capacitação em Inovação e Tecnologia promovido pela Anpei (a partir do programa de educação continuada Educanpei) e pela Câmara Brasil – Alemanha (AHK). Com módulos independentes elaborados a partir das grades curriculares dos principais cursos de pós-graduação em inovação do Brasil, o Ciclo também ofereceu conteúdos relevantes e específicos para o meio empresarial.

Empresas e instituições como Stam Metalúrgica, Faber Castell, Fit-Tecnologia, Vulkan, Saint-Gobain, CNI, Fibria, KPMG, BMB – Belgo, Brasmetal, BNDES, INPE, Fipase, TÜV SÜD do Brasil, Flotweg e São Martinho constituíram o time de participantes do Ciclo em 2016.

Foto Christian com fundo“Ao longo do ano passado, participei dos seis módulos. A experiência foi bastante positiva, principalmente, devido ao modo como o Ciclo foi estruturado. Os participantes podiam se inscrever em todos os seis cursos ou independentemente em seus temas de interesse. Isso tornou nossa experiência dinâmica, pois tivemos contato com diversas empresas, procedimentos e práticas. Além disso, também foram apresentados conteúdos provocadores que possibilitaram uma ampla discussão no grupo”.

Christian Folz participou do Ciclo quando atuava na Faber Castell. Hoje ele representa o Espaço Guayí.

“O Ciclo de Capacitação em Inovação foi extremamente interessante e prático. Todos os cursos foram ministrados por profissionais com notória experiência no tema. Os módulos também foram bem divididos, conseguindo trazer um pouco de tudo o que envolve o ambiente de inovação. Além disso, os locais das aulas foram muito apropriados para podermos nos concentrar no que estávamos aprendendo”.

André Luiz Gonçalves Santos, gerente de inovação, também participou do Ciclo completo no ano passado representando o FIT Instituto
de Tecnologia.

Ciclo de Capacitação em Inovação e Tecnologia

Apesar de o 1º Ciclo ter se concretizado em 2016, a parceria entre a Anpei e o departamento de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil – Alemanha existe desde 2013, com cursos independentes sobre inovação tecnológica a partir do Educanpei.

Com o objetivo de potencializar ainda mais esses conteúdos, o Ciclo foi criado em 2016 como um programa completo de capacitação, destinado para os executivos interessados em aplicar inovação e novas tecnologias nas empresas em que atuam.

Os módulos que constituem o Ciclo possuem uma sequência estratégica, mas também podem ser frequentados separadamente.

Os cursos contam com consultores renomados e experientes no mercado e com executivos de grandes empresas que já realizam, com sucesso, inovação no Brasil. Eles apresentam para os participantes como os temas debatidos são tratados no dia a dia das empresas.

Anpei e Câmara Brasil – Alemanha promovem 2ª edição do Ciclo de Capacitação em Inovação e Tecnologia em 2017

Em 2016 o Ciclo contou com seis cursos e total de 88 horas. Introdução à Gestão da Inovação, Prospecção e Valoração de Tecnologia, Elaboração de Projetos de Captação de Recursos, Megatendência e Desenvolvimento de Cenários, Gestão de Projetos Tecnológicos e de Inovação: Foco em Resultado e Design Thinking foram os módulos disponíveis.

Já em 2017, serão oferecidos sete cursos, também com carga horária de 88 horas: Gestão da Inovação, Megatendência e Desenvolvimento de Cenários, Geração de Ideias e Modelagem de Negócios, Mapas de Rotas Tecnológicas para Planejar P,D&I – Roadmap, Desenvolvimento da Cultura de Inovação, Corporate Ventures e Elaboração de Projetos para Captação de Recursos.

Os treinamentos contemplam: café da manhã, almoço, material didático, certificado de cada curso e certificado de participação no Ciclo de Capacitação em Inovação e Tecnologia 2017.

As inscrições para os cursos independentes e para o Ciclo completo serão abertas em 24 de fevereiro.

Confira o cronograma abaixo e participe!

Para mais informações, entre em contato com Fernando Gonçalves (11) 38461334 fernando@anpei.org.br

 

Curso Carga Horária Data Facilitador
1 – Gestão da Inovação 16 18-abr 19-abr Jaime Frankel
2 – Megatendência e Desenvolvimento de Cenários Futuros 16 3-mai 4-mai Peter Krostrom
3 -Geração de Ideias e Modelagem de Negócios 16 11-jul 12-jul Fabiano Leoni
4 – Mapas de Rotas Tecnológicas para Planejar P,D&I – Roadmap 8 12-set Luiz Bloem e Lilian Laraia
5 – Desenvolvimento da Cultura de Inovação 8 13-set Carolina Wosiack e Rosana Ienne
6 – Corporate Ventures 8 20-out Marcelo Hiroshi Nakagawa
7 – Elaboração de Projetos para Captação de Recursos 16 16-nov 17-nov Cicero Caiçara Junior


Empresas que participaram da 1ª edição do Ciclo de Capacitação em Inovação e Tecnologia

empresas participantes