05/07/2018

Ontem, 4 de julho, aconteceu em São Paulo a cerimônia de premiação da 4ª edição do Anuário Valor Inovação Brasil, que apresenta o ranking das 150 empresas mais inovadoras do país e as que mais se destacaram em seus respectivos setores no último ano. Dentre as 10 melhores ranqueadas, oito são associadas à Anpei, que apoia institucionalmente a iniciativa pelo 3º ano consecutivo.

Realizado pelo jornal Valor Econômico em parceria com a Strategy&, consultoria estratégica da PwC, o anuário Valor Inovação Brasil é produzido a partir de pesquisa disponibilizada às empresas com pelo menos 5% de participação privada em seu capital e com receita líquida no Brasil acima de R$ 500 milhões em um dos dois últimos anos fiscais.

Segundo Eduardo Fusaro, sócio da Strategy&, a metodologia de avaliação das empresas participantes tem como base cinco pilares: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos, avaliação do mercado, e geração de conhecimento. Esse último critério – medido de acordo com o número de patentes publicadas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) pela empresa em 2017 – é uma das novidades dessa edição do Anuário.

Outro aspecto comemorado pelos organizadores foi o aumento de 11% do número de empresas participantes.

Em resultados gerais, para 86% das empresas que participaram da pesquisa, a inovação está no Top3 das prioridades estratégicas.

Dentre os quesitos de estratégia e destinação dos recursos em PD&I, 30% das empresas investem mais do que a média mundial, que é de 4,5%. E dentre as 20 primeiras colocadas do ranking, essa porcentagem chega a 40%.

85% das participantes adotam inovação aberta como estratégia; 75% possuem parcerias regulares para inovação; 83% atuam com colaboração internacional; e 86% contam com a participação brasileira em todas as etapas – ideação, desenvolvimento e implementação.

Quanto ao tipo de inovação, 58% dos recursos são alocados em inovações rotineiras, ou seja, aprimoramento de bens, serviços e processos existentes; 18% em inovações radicais – desenvolvimento de novas tecnologias; 16% em inovações disruptivas, como novos modelos de negócios; e 9% em inovações arquitetônicas, que são alterações revolucionárias.

O tema central dessa edição foi machine learning e inteligência artificial. 90% das empresas participantes concordam que essas tecnologias são essenciais para a competitividade da organização, mas apenas 63% as utilizam. E para 56% delas, o principal desafio no Brasil para utilizá-las é falta de mão-de-obra qualificada.

Quanto ao feedback da iniciativa, 78% dos respondentes acreditam que o ranking Valor Inovação Brasil incentiva a inovação na empresa. “Esse é o nosso maior objetivo”, comemora Fusaro.

Durante a cerimônia de premiação, foram destacadas algumas lições para inovar, como conhecer a fundo os principais trends do mercado e de seus setores de atuação; possuir estratégia e metas claras e controlar os resultados; investir de forma estratégica; desenvolver parcerias e colaborações; e compartilhar a relevância da inovação e os seus resultados com toda a organização.

Esses aspectos também foram ressaltados pelo diretor da Anpei, Rafael Navarro, na matéria “É urgente retomar a agenda”, publicada no início do Anuário Valor Inovação 2018.

De acordo com ele, o Brasil possui os principais mecanismos de estímulo à inovação, mas sofre com a dificuldade para conectar parceiros em projetos de inovação aberta – tendência para a área de PD&I em todo o mundo. “Temos que facilitar o trabalho conjunto das empresas, universidades e startups”, disse o diretor da Anpei.

Newton Frateschi, diretor eleito da Anpei e diretor executivo da Inova Unicamp, participou da matéria “Mudanças exigem nova gestão”, também do Anuário 2018. Para ele, os projetos mais dependentes de recursos públicos são os que mais sofrem com o ambiente de negócios. Os cortes nos orçamentos, resultado da crise econômica e política enfrentada pelo país congelaram as iniciativas. Quando falamos de empreendedorismo inovador, é diferente. A crise se torna uma oportunidade para inovar”, disse Frateschi.

Vera Brandimarte, diretora de redação do Valor Econômico, e Humberto Pereira, presidente da Anpei na entrega dos prêmios

Vera Brandimarte, diretora de redação do Valor Econômico, e Humberto Pereira, presidente da Anpei na entrega dos prêmios

O presidente da Anpei, Humberto Pereira, participou da cerimônia e entregou o prêmio às empresas m