27/06/2017
No próximo dia 3 de julho, o jornal Valor Econômico, em parceria com a Strategy& PwC, anunciará as 150 empresas mais inovadoras do país na terceira edição do anuário “Valor Inovação Brasil”. Como apoiadora do ranking, a Anpei participou do processo de pesquisa e estimulou a participação de suas empresas associadas.
O evento premiará as 10 mais inovadoras do país e as 18 líderes de inovação em seus respectivos setores. Foram avaliados grupos de empresas de diferentes setores, de acordo com seus investimentos em inovação, melhores práticas, novos produtos e soluções, estratégias, entre outros indicadores.
Neste ano, houve um crescimento de 20% no número de empresas inscritas em relação à pesquisa de 2016. Com isso, o ranking final também apresenta crescimento, passando de 100 para 150 companhias listadas.
Confira mais detalhes abaixo!
Ranking vai mostrar 150 empresas inovadoras
O Valor, em parceria com a consultoria Strategy& PwC, anuncia, em 3 de julho, as 150 empresas que mais valorizam a inovação em suas estratégias de negócios. No lançamento da terceira edição do anuário “Valor Inovação Brasil”, que acontece no Espaço Villa Blue Tree, em São Paulo, serão premiadas as dez primeiras colocadas no ranking geral e as 18 empresas líderes em seus setores de atividade
As 150 empresas mais inovadoras no país foram classificadas a partir de critérios estabelecidos para refletir a realidade brasileira. São avaliados grupos de empresas de diferentes setores de acordo com seus investimentos em inovação, melhores práticas, novos produtos e soluções, estratégias, entre outros indicadores.
A pesquisa, feita pela Strategy& PwC, em conjunto com o Valor, e com o apoio da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), avalia investimentos realizados prioritariamente no Brasil – recorte que permite equiparar os parâmetros de avaliação das companhias nacionais e multinacionais.
Outro critério de seleção estabelece que a empresa deve ter receita líquida superior a R$ 500 milhões e pelo menos 5% de capital privado em sua composição acionária.
A primeira edição do ranking contou com 136 empresas; na segunda, 162 tiveram seus questionários validados. Neste ano esse número cresceu 20%, para 195 empresas (em um total de 215 inscritos), o que permite elevar de 100 para 150 o número de empresas no ranking publicado na terceira edição. O número de ranking setoriais dobrou para 18 em relação à publicação.
O trabalho exigiu uma metodologia capaz de separar as empresas realmente inovadoras das que apenas seguem ondas tecnológicas. O resultado é um ranking formado por corporações que inseriram processos de criação e incremento técnico constantes no cerne das estratégias, planos e metas.
A avaliação baseia-se em quatro grandes critérios: intenção de inovar; esforço para realizar a inovação; resultados obtidos e avaliação do mercado; reconhecimento, por meio de citações, da estratégia inovadora. A seleção desses critérios é capaz de mensurar algo tão complexo como a capacidade de inovar e está calcada na experiência de mais de dez anos da Strategy com pesquisas de inovação global.
A revolução provocada pela incorporação de novas tecnologias, com destaque para a internet das coisas, é um dos temas de destaque da terceira edição do anuário.
(Valor Econômico)