09/08/2018

Com o tema central “Novas Alavancas de Criação de Valor”, a Conferência Anpei de Inovação 2018, que acontece de 15 a 17 de agosto, em Gramado – RS, abordará o desenvolvimento e o fortalecimento do ecossistema de inovação diante das mudanças socioeconômicas que aconteceram nos últimos anos, tendo como base quatro perspectivas: tecnológica, do cliente, da organização e do ecossistema.

De acordo com o Comitê Técnico do evento – composto por integrantes da Anpei, especialistas do Sistema Nacional de Inovação e representantes de grandes empresas, instituições científicas e tecnológicas, consultorias e agências do governo – há um leque de desafios e oportunidades nas novas formas de criação de valor.

“Está prevista uma grande transformação na formação e no perfil dos profissionais, no ecossistema empreendedor, no ambiente das empresas e por meio de novas tecnologias. Novos conhecimentos e habilidades precisarão ser desenvolvidos em um curto espaço de tempo, assim como a capacidade das organizações de entender, acompanhar e se adaptar a essas mudanças. Além disso, a “voz do cliente” será mais forte do que nunca”, explicou o Comitê Técnico da Conferência Anpei 2018.

O evento contará com palestras de especialistas, apresentações de cases de inovação de grandes empresas e instituições científicas e tecnológicas, debates, networking, rodadas de negócios e visitas técnicas.

Conheças as perspectivas das Novas Alavancas de Criação de Valor

 

TECNOLÓGICAS

15 de agosto | 14h | Com:

Élcio Brito – Sócio-diretor e cofundador da SPI Integração de Sistemas e membro do Conselho Superior de Competitividade e Inovação da FIESP

Jorge Ávila – Sócio da Hbuz, professor da UniRio e ex-presidente do INPI

Geraldo Rochocz – CTO da Radix e diretor da ANPEI

DO CLIENTE E DO MERCADO

15 de agosto | 16h | Com:

Camila Cruz – Diretora de P&D da 3M Brasil e diretora da ANPEI

Luciano Abrantes – Chefe de Inovação Digital da Natura

Bruno Moreira – CEO da Inventta e diretor da ANPEI

 

DA ORGANIZAÇÃO

16 de agosto | 10h | Com:

Maurício Helfer – Diretor de Compliance Regulatório da Dell no Brasil

Marina Niclosi  – Advogada Especialista em Compliance Legal e Ético na Duratex

Everson Bassinello – Chief Compliance Officer da Braskem

Luiz Mello  – Pesquisador da Unifesp e diretor da ANPEI

DO ECOSSISTEMA

16 de agosto | 14h |Com:

Sandro Valeri  – Head de Estratégia de Inovação da Embraer

Gabriel Gorescu – Diretor de Pesquisa e Inovação do Grupo Solvay na América Latina

Jorge Pacheco  – Diretor do State

Leonardo Garnica – Gerente de Inovação da Natura

Confira a programação completa!

 

Cases de Inovação

Além dos painéis com especialistas nacionais e internacionais, empresas e instituições científicas e tecnológicas compartilharão suas experiências com um público altamente especializado, fazendo benchmarking de suas práticas com outras companhias, durante as apresentações de Cases da Conferência Anpei de Inovação 2018.

Os projetos recebidos foram analisados pelo Comitê Técnico do evento de acordo com critérios de aderência ao tema central (Novas Alavancas de Criação de Valor) e as quatro perspectivas derivadas dele (tecnológica, do cliente, da organização e do ecossistema), originalidade, ineditismo, impacto, replicabilidade, resultados do projeto, estágio do esforço inovador e clareza no texto de apresentação do case.

Clique aqui e confira os Cases que serão apresentados.

Workshop Estratégia de Crescimento de Alto Impacto – Com Hitendra Patel

Além das palestras de abertura e encerramento, o palestrante internacional Hitendra Patel, fundador e CEO da IXL Center – consultoria global de inovação de Cambridge, ministrará o Workshop Estratégia de Crescimento de Alto Impacto, desenvolvido pela IXL Center, no dia 15 de agosto, das 14h às 17h.

O Workshop é direcionado à CEOs, empreendedores e gestores que desejam identificar oportunidades de crescimento e conseguir bons resultados para os negócios. O objetivo é capacitar os participantes a entender o que está por vir, a saber como se antecipar às mudanças, a gerar crescimento de alto impacto e a identificar oportunidades e áreas estratégicas para investir.

A metodologia do curso já foi adotada e bem-sucedida por mais de 150 empresas globais e mais de 500 pequenas e médias empresas de diversos portes, segmentos e geografias.

Haverá tradução simultânea e inscrições com valores especiais para os participantes da Conferência Anpei.

Saiba mais e inscreva-se no Workshop!

Visitas técnicas

Nesse ano, as já tradicionais visitas técnicas da Conferência Anpei de Inovação sucederão o encerramento oficial do evento, e acontecerão no dia 17 de agosto.

Os inscritos no evento terão a oportunidade de visitar importantes centros de inovação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico do Rio Grande do Sul, além de ser uma ótima oportunidade para os participantes conhecerem um novo ecossistema de inovação e fazerem network com líderes empresariais de diferentes regiões do Brasil.

Além das visitas aos Institutos SENAI de Inovação – Polímeros & Metalmecânica, em São Leopoldo – RS, à Unisinos e ao Tecnosinos, e ao Tecnopuc, que já estavam confirmadas, outros locais entraram nos roteiros, como a startup de turismo e entretenimento, Bela Pagamentos, a fábrica da Heineken, de Igrejinha – RS, e o Centro de Tecnologia e Inovação da Braskem, localizado em Triunfo -RS.

  • Bela Pagamentos

Empresa de tecnologia que está revolucionando o mercado de turismo e entretenimento. Localizada em Gramado – RS, a empresa conta com 4.000 m² divididos entre salas de reuniões, de TV, de jogos, praça de alimentação, academia, jardim suspenso, jardim interno e pista para corrida e skate.

A startup atua com soluções de venda, pagamento e gestão dos negócios. Desde 2009, já impactou mais de 800 empresas e simplificou a vida de 1,3 milhões de pessoas.

Em abril deste ano, a Bela foi destaque em 3º lugar do ranking das PMEs com os funcionários mais felizes no Brasil, segundo índices de satisfação profissional da plataforma Love Mondays.

  • Fábrica da Heineken

Fundada como uma pequena cervejaria artesanal em Amsterdã, em 1864, a Heineken expandiu suas ações globalmente. Hoje, está presente em 192 países e é a cervejaria número 1 na Europa, a segunda maior do mundo em rentabilidade no setor e a terceira em volume de vendas. Ao todo, são mais de 250 marcas, 85 mil funcionários e 165 cervejarias.

No Brasil, a empresa se estabeleceu definitivamente em maio de 2010, com a aquisição da FEMSA Cerveza, e em 2015 já era a terceira colocada no ranking das maiores cervejarias do país. Em 2017 adquiriu a Brasil Kirin, tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. Hoje, gera mais de 10 mil empregos e tem em seu catálogo de produtos marcas como Baden-Baden, Desperados, Eisenbah, Sol, Bavaria, Devassa, Glacial, Kaiser, Schin e Heineken.

A fábrica é localizada em Igrejinha – RS e conta com 500 colaboradores.

  • Centro de Tecnologia e Inovação da Braskem

Um dos mais modernos centros de pesquisa em polímeros de toda a América Latina que, no ano passado, investiu R$ 1,7 milhão em equipamentos para um completo laboratório de rotomoldagem – segmento responsável pela produção de peças grandes, como, por exemplo, caixas d’água, brinquedos e peças do setor agrícola.

Localizado no polo petroquímico de Triunfo, o Centro realiza análises de produtividade, comparação técnica entre materiais e grades do portfólio, avaliação da resistência para cumprimento das normas vigentes e atendimento técnico às demandas de clientes.

Saiba mais sobre as visitas técnicas aqui.

Festa da Inovação

A confraternização oficial da Conferência Anpei 2018 acontecerá no dia 15 de agosto, às 19 horas, no “O Irlandês Steakhouse & PUB”, após o primeiro dia de evento.

Trata-se de um restaurante fino, com cervejaria acolhedora, música ao vivo, e que estará fechado exclusivamente para atender os convidados da Anpei.

Clique aqui e saiba mais sobre a festa!

Sobre a Conferência Anpei de Inovação

Realizada desde 2001, a Conferência Anpei tem se consolidado como um fórum privilegiado para o encontro de representantes de empresas, agências do governo e instituições de C,T&I para discussão e encaminhamentos de políticas e práticas voltadas à inovação nas empresas e no país.

Em sua última edição, ocorrida nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2017 em Belo Horizonte – MG, o tema trabalhado foi “Inovação em um Mundo em Transformação”. O evento contou com 78 sessões, 199 palestrantes e reuniu 1592 participantes em dois dias.

 

A missão da Anpei

A Anpei atua há mais de 30 anos com o ecossistema de inovação e possui expertise nesta nova dinâmica mundial de modelos de interação entre os principais atores, destacando-se como uma rica fonte de aprendizado, networking e articulação. Dentre suas ações, estão o estímulo a debates com a iniciativa privada, o governo e instituições científicas e tecnológicas para traçar melhores políticas e práticas para fomentar a inovação no país. Saiba mais: anpei.org.br

Serviço Conferência Anpei de Inovação 2018

Data: 15 a 17 de agosto de 2018

Cidade: Gramado, RS

Local: Expo Gramado – Av. Borges de Medeiros, 4111

Mais informações e inscrições: www.conferenciaanpei.org.br