23/06/2016

Com o objetivo de ser colaborativo desde o início, a Anpei lançou a campanha de escolha do nome do Portal junto aos associados. A opção escolhida foi Anpei Exchange – divulgada durante a Assembleia Geral, quando o Programa foi oficialmente lançado.

Na última sexta-feira, 17 de junho, durante a XXXII Assembleia Geral Ordinária dos Associados, que aconteceu no auditório do prédio da Agência USP de Inovação, em São Paulo, a Anpei lançou um novo programa de compartilhamento de conhecimento em gestão da inovação, o Anpei Exchange.

O conteúdo gerado pode ser conferido pelo portal http://www.anpeiexchange.com.br 

Com o nome provisório de Framework Anpei, o programa surgiu a partir do Planejamento Estratégico (PE) que a Associação realizou em 2014. Trata-se de uma base de conhecimento colaborativa, na qual são inseridas as melhores práticas de gestão da inovação realizadas pelas empresas associadas à Anpei.

Jaime Frenkel, da EloGroup – consultoria especializada em gestão da inovação, estratégia e produtividade, responsável por conduzir todo o processo de desenvolvimento do portal e de seu conteúdo em caráter pró bono – apresentou o Programa na Assembleia e convidou todos os associados a utilizarem o Anpei Exchange.

“Temos um material riquíssimo e muito útil. Então, acessem, utilizem, consultem e compartilhem as boas práticas de gestão da inovação contidas na plataforma”, ressaltou a ex-diretora da Anpei e, então, madrinha do Programa, Taila Lemos.

Após o dia 17 de junho, o Anpei Exchange passou a ser apadrinhado pela diretora Nádia Armelin, que dará continuidade a esse trabalho colaborativo em prol das empresas inovadoras.

Confira quem está envolvido neste projeto

Empresas âncoras
A Anpei convidou empresas reconhecidas como referência nacional em inovação para participar deste projeto. A primeira onda de empresas âncoras é composta pela Weg, pelo Grupo Fleury, pela Braskem, pela Natura e pela Gomes da Costa. Elas estão compartilhando suas experiências na forma de boas práticas de gestão da inovação.

Comitês temáticos
O Anpei Exchange também utiliza o conhecimento gerado nas reuniões dos Comitês temáticos da Anpei.
Alguns participantes desses grupos atuam voluntariamente como curadores, trabalhando na descrição e na revisão das boas práticas que envolvem sua especialidade.

Conselho técnico
O conselho técnico do Anpei Exchange reúne um time de profissionais com notório conhecimento técnico e grande experiência prática em gestão da inovação. Seus representantes são Carlos Arruda, professor de inovação e competitividade na Fundação Dom Cabral; Jaene Tsutsui, diretora executiva médica e técnica do Grupo Fleury; Luiz Mello, gerente executivo de tecnologia da Vale e diretor presidente do Instituto Tecnológico Vale e Thomas Canova, diretor de P&D da Rhodia América Latina.