20/02/2017

No dia 16 de fevereiro, a coordenadora técnica da Anpei, Lygia Magacho, representou a instituição no Encontro de Coordenadores do Sistema de Núcleos Estaduais de Inovação (SNEI), promovido pela CNI em Brasília.

O evento, que debateu as diversas iniciativas de instituições brasileiras em prol da inovação, teve o objetivo de apresentar aos núcleos o trabalho da MEI, convergências com agenda do SNEI e oportunidades, além de validar o plano de ação para o SNEI 2017-2018, compartilhar boas práticas dos seis núcleos-piloto e realizar capacitação para as equipes dos núcleos sobre “Elaboração de Projetos para Captação de Recursos para Inovação”

A Anpei participou do painel “MEI Tools: Instrumentos de Incentivo à Inovação – rodada de apresentações e atendimento” juntamente com Sebrae, Senai, Embrapii e Uniepro.

A seção teve início com a apresentação de Célio Cabral, gerente UAIT do Sebrae, que falou sobre a parceria com a CNI nesse programa de Núcleos Estaduais de Inovação e sua importância para ambos os lados. Além disso, Cabral também apresentou alguns programas do Sebrae voltados para inovação, como Sebraetec, patentes para PMEs e SebraeLab.

Em seguida, Lygia Magacho apresentou a Anpei, destacando seus Comitês Temáticos, o Educanpei, a Plataforma iTec e o Anpei Exchange. “Esses programas podem contribuir, e muito, com os demais projetos apresentados durante o evento, pois são complementares e a integração entre eles traz benefícios para o público do Sebrae, da CNI e da Anpei”, disse a coordenadora técnica.

Financiamento à Inovação; Recursos Humanos para Inovação; Inserção Global via Inovação; Pequenas e Médias Empresas Inovadoras.

Marcelo Prim, gerente de tecnologia e inovação do Senai, expôs os projetos da instituição que apoiam a competitividade industrial.

A Embrapii, representada pela gerente de planejamento e gestão Ana Arroio, apresentou suas unidades credenciadas (atualizando os participantes sobre as mais atuais), alguns projetos de Unidades Embrapii e cases de tecnologia, além de ressaltar a importante parceria com a CNI.

Marcelo Pio e Josiane Falvo, da Uniepro, finalizaram o painel com a apresentação do Observatório Tecnológico.

De acordo com Lygia, a grande conclusão do painel foi que todas as instituições reconhecem a importância das ações apresentadas. “Elas destacam, principalmente, que essas iniciativas devem estar alinhadas e coordenadas e não sobrepostas”, disse a coordenadora técnica da Anpei.

O MEI Tools é uma iniciativa que tem o objetivo de organizar e coordenar instrumentos de apoio às empresas para inovar, alinhados aos temas da Agenda da MEI: Financiamento à Inovação; Recursos Humanos para Inovação; Inserção Global via Inovação; Pequenas e Médias Empresas Inovadoras.