01/02/2017

O primeiro encontro mensal do Comitê de Gestão da Propriedade Intelectual da Anpei reuniu cerca de 35 representantes de diversas empresas e instituições científicas e tecnológicas (ICTs) na última terça-feira (31 de janeiro) na Sala de Treinamento da Associação, em São Paulo, capital.

Liderada pela coordenadora do Comitê, Eneida Berbare, a reunião também contou com a presença da diretora da Anpei e madrinha do grupo, Elizabeth Ritter.

O encontro teve início com a divulgação de importantes eventos que envolvem a área de PI no mundo todo, como:

Em seguida, Eneida apresentou o calendário das reuniões agendadas em 2017, que conta com 12 encontros ao todo. Nesse momento, os participantes debateram sobre temas pré-selecionados em 2016 e sua viabilidade de trabalho durante o ano.

Em 2017, o Comitê de Gestão da PI da Anpei discutirá, por exemplo, temas que envolvem programas implementados por computador, prospecção e inteligência tecnológica, valoração e gestão do portfólio de PI, inventores, e contratos e licenças.

Além de distribuir os assuntos para debate nas reuniões agendadas durante o ano, o grupo também discutiu métodos de apresentação e trabalho para esses encontros, com sugestões de cases e de palestras com especialistas, por exemplo.

Assim como em 2016, esse ano também contará com uma reunião conjunta entre os Comitês de Gestão da PI e de Interação ICT-Empresa, prevista para março. Nessa ocasião, serão debatidas tendências tecnológicas e a propriedade intelectual, como impressão 3D, manufatura aditiva (fotoprototipagem, impressão em outros materiais, etc.).  

GT de Desenho Industrial

O Grupo de Trabalho de Desenho Industrial, criado em 2012, também discutiu métodos de atuação para 2017, como a dinâmica do GT, cronograma e apoio necessário.

Uma das principais questões debatidas foi como a falta de uma diretriz de desenho industrial impacta o trabalho das empresas. A ideia do GT é retomar esse ponto em 2017 e propor diretrizes para o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que já manifestou interesse em trabalhar essa questão em conjunto com a Anpei.

Guia Prático de Gestão Estratégica de PI

Antes de encerrar a reunião, Eneida atualizou o grupo sobre o andamento da produção do Guia Prático de Gestão Estratégica de PI, que deve ser lançado até maio desse ano.

“Estamos em fase de revisão e definição estratégica de divulgação”, finalizou a coordenadora do Comitê.

20170102_primeira reunião 2017 (4)

20170102_primeira reunião 2017 (7)

20170102_primeira reunião 2017 (3)
20170102_primeira reunião 2017 (11)