Diretores

Alexandre Andrade
Alexandre Andrade
Mandato: 2018-2020

Engenheiro Mecânico e mestre em Engenharia Mecânica com ênfase em Sistemas de Energia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e MBA pela Fundação Dom Cabral. Tem 18 anos de experiência em projetos de engenharia, desenvolvimento e certificação de produtos, inovação e P&D. Atua como gerente na área de Tecnologia e Estratégia da Vale S.A e, desde 2010, desenvolve iniciativas em tecnologia e inovação, com foco na Gestão de Tecnologia, P&D, e parcerias com universidades e empresas.

Bruno Moreira
Bruno Moreira
Mandato: 2018-2020

inventta

CEO da Inventta, sócio do Grupo Instituto Inovação e membro do conselho da Inseed Investimentos. Graduado em Engenharia Mecatrônica pela PUC de Minas Gerais e Pós-Graduado em Marketing pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Iniciou sua carreira na Arthur Andersen, onde desenvolveu trabalhos de auditoria junto a clientes de diversos segmentos. Na DiamondCluster International, desenvolveu projetos de criação e avaliação de empresas de telecomunicações no Brasil e na Índia. No Grupo Telefônica, em São Paulo, atuou como executivo de planejamento e novos negócios. Foi responsável pelo estabelecimento e expansão da Inventta no estado de São Paulo; e está estabel ecido em Campinas. Coordenou e implementou projetos de inovação, estratégia e novos negócios junto a grandes empresas como Petrobrás, Vale, Natura, Nestlé, Fibria, Promon, PepsiCo, Suzano, Solvay, Saint-Gobain, J&J, Bosch, Basf, John Deere, MARs, EDP, Cebrace, Braskem, Telefônica, Siemens, Samsung, M. Dias Branco, Whirlpool, Basf, Promon, NET e instituições como o MDIC, MCTI, CNI, ABDI, Sebrae e ANPEI. Possui experiência em planejamento, estratégia, inovação e estruturação de novos negócios.estratégia e novos negócios junto a grandes empresas como: Petrobrás, Vale, Natura, Nestlé, Fibria, Promon, PepsiCo, Suzano, Solvay, Saint-Gobain, J&J, Bosch, MARs, Telefônica, Siemens, Samsung, M. Dias Branco, Whirlpool, Basf, Promon, NET e instituições como o MDIC, o MCTIC, a CNI, a ABDI, o Sebrae e a Anpei. Possui experiência em planejamento, estratégia, inovação e estruturação de novos negócios.

Camila Cruz Durlacher
Camila CruzMandato: 2018-2020

3M

Atuando há 18 anos na 3M do Brasil, ocupa hoje o cargo de Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento. Em sua experiência na empresa já trabalhou em desenvolvimento de produtos, Propriedade Intelectual e gerenciou laboratórios da área de Saúde Ocupacional e Segurança. Nos últimos anos passou por uma experiência como gerente de P&D nos Estados Unidos, e, posteriormente, como diretora técnica da 3M Argentina, com responsabilidade por Pesquisa e Desenvolvimento, Qualidade e Assuntos Regulatórios. Na atual função, tem a missão de direcionar  os esforços para aprofundar e acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias, gerando soluções integradas que atendam às necessidades do mercado e, principalmente, dos clientes. Desde 2016 é líder do Fórum de Liderança Feminina no Brasil, que desenvolve programas para promover o avanço de mulhe res em suas carreiras.

Geraldo Rochocz
Foto Geraldo RochoczMandato: 2018-2020

radix1

Graduado em Engenharia Química pelo Instituto Militar de Engenharia (IME-RJ) e Mestre em Engenharia Química pela COPPE-UFRJ. Fundou a Chemtech em 1989, onde permaneceu até 2010, ocupando os cargos de Diretor Técnico, Diretor Financeiro e Diretor de P,D&I. Sócio fundador da Radix em 2010, onde ocupou o cargo de Diretor de P,D&I, Diretor Financeiro e, atualmente, exerce o cargo de Diretor de Tecnologia, cuja responsabilidade compreende projetos de P,D&I, parcerias tecnológicas, gestão de TI e definição da estratégia de evolução do portfólio da Radix. Foi Diretor da ASSESSPRO-RJ entre 2012-2016, Membro do conselho executivo do CTDUT – Centro de Tecnologia de Dutos e, atualmente, é diretor da Anpei. Possui longa experiência na condução de projetos de inovação e criou o Framework Radix de gestão de inovação, que visa aliar as práticas recomendadas na literatura com um profundo conhecimento prático da realidade do ecossistema de inovação brasileiro, adquirido ao longo de 25 anos no desenvolvimento de projetos de inovação e de alto conteúdo tecnológico.

Isabela Dias S. Melhado
Isabela
Mandato: 2018-2020

TOTVS

Profissional com 8 anos de experiência em Relações Governamentais e Institucionais, iniciou sua trajetória profissional no segmento de serviços de turismo e hotelaria, tendo, posteriormente, atuado em empresas de grande porte nos setores industrial e de tecnologia da informação. Formação em gestão, com especialização em comunicação empresarial e negócios internacionais. Sua vivência nos últimos anos se deu junto a associações e aos poderes Executivo e Legislativo Federais, apoiando a construção de políticas públicas e defendendo agendas setoriais relacionadas a tecnologia, tributação e ambiente de negócios, por meio da articulação com o setor público e defesa de interesses junto a partes interessadas. Possui experiência na elaboraç&atild e;o de planos de mobilização institucional e construção de cenários, visando antecipação de ameaças e oportunidades aos negócios. Ocupa atualmente o cargo de Especialista em Relações Institucionais e Oportunidade Social na TOTVS.

Luiz Eugênio Araújo de Moraes Mello
Mandato: 2018-2020

download

Médico, Mestre em Biologia Molecular e Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Realizou estágio em Pos Doutorado na Universidade da California – Los Angeles. Foi membro do CA-BF do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ),  coordenador adjunto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), além de Secretário Geral, Vice Presidente e Presidente da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FESBE). Foi ainda Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal de São Paulo. É Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (Insígnia da Grã-Cruz). Tem mais de 130 artigos  publicados e 2 patentes concedidas na China, Europa, Japão, Coreia e Canadá. É ainda membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências.

Marcela Martinelli
Marcela MartinelliMandato: 2018-2020
Natura
Formação em Química pela USP (1999 – 2004), especialização em Administração pela Poli/USP (2007 – 2008). Atuou na área de P&D da Akzo Nobel Tintas Automotivas (2002 – 2004). Na Natura iniciou na área de Ciência e Tecnologia com foco em pele e, atualmente, é head da área de Gestão e Redes e Inovação. Lidera os temas de Inovação Aberta, Propriedade Intelectual, Gestão de Processo e Pipeline de Inovação, Gestão de Portfólio de Projetos, Planejamento Estratégico de Inovação, Fomento à Inovação e Empreendedorismo Inovador.

Mariza Rizzi
Marisa RizziMandato: 2018-2020
cristaliaa

É farmacêutica com habilitação em Indústria e especializações em Gestão, Tecnologia Farmacêutica, Estratégia Tecnológica e Inovação. Atuo há 23 anos no setor farmacêutico e há 16 anos em Pesquisa e Desenvolvimento de medicamentos inovadores na indústria. Atualmente, é Gerente do Departamento de Pesquisa e Inovação no Laboratório Cristália.

 

Newton Frateschi
Newton FrateschiMandato: 2018-2020
twitter

Diretor executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp. Foi diretor do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas de 2014 a 2017 e vice-diretor do mesmo instituto de 2010 a 2014. Frateschi também foi o diretor do Centro para
Componentes Semicondutores e Nanotecnologias da Unicamp de 2005 a 2010. De 2001 a 2003, Frateschi atuou como projetista sênior em optoeletrônica no grupo avançado de tecnologia para dispositivos fotônicos da T-Networks Inc., na Pennsylvania, Estados Unidos. É mestre
e PhD em Engenharia Eletrônica pela University of Southern California e bacharel e mestre em Física pelo IFGW Unicamp. Frateschi também é pesquisador do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, liderando o Laboratório de Pesquisas em Dispositivos (LPD) do IFGW. É autor e coautor de mais de 100 artigos científicos e de várias patentes internacionais, principalmente, nas áreas de optoeletrônica e fotônica.

Ricardo Marques
Ricardo Andre Marques_okMandato: 2018-2020
Logo Furnas
Pós-graduado em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica pela Unicamp (2011) e em Gestão Empresarial pela Universidade Cândido Mendes (2006). Mestre em Engenharia da Produção com foco na gestão tecnológica pela Unicamp (2004). Engenheiro civil formado pela Universidade Católica de Goiás (1992). Possui 12 anos de experiência em empreendimentos de geração e transmissão de energia e 15 anos em gestão de serviços tecnológicos, P,D&I em diversos campos, com aplicação de metodologias de gestão de desempenho, projetos e processos e planejamento estratégico de negócios e tecnologia. No período de 2014 a 2017 geriu o trabalho que melhorou significativamente os indicadores de resultados da área de tecnologia de FURNAS. Colaborador de trabalhos de planejamento estratégico no âmbito de FURNAS e de gestão tecnológica, gestão de riscos e projetos no âmbito do Sistema Eletrobras. Atualmente atua no Comitê Técnico da Conferência Anpei 2017. Coordena atividades de gestão estratégica de negócios e tecnologia na área de empreendimentos de geração e o programa de eficiência energética de FURNAS.

Ricardo Boclin
Ricardo Boclin
Mandato: 2018 – 2020
logo kasznar

Engenheiro Mecânico graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro m 1992. MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC do Rio de Janeiro, concluído em 2001. Agente da Propriedade Industrial admitido em 2005. Advogado graduado pela Universidade de Sá do Rio de Janeiro em 2009, admitido pela Ordem dos Advogados do Rio de Janeiro Janeiro em 2009. Atuou em empresas como a Tuchenhagen, a Krones S.A, a Coca-Cola, e a Momsen, Leonardos & Cia. Atualmente é sócio na Kasznar Leonardos Propriedade Intelectual.

Ricardo Rabelo
Ricardo Rabelo
Mandato: 2018 – 2020
download

 

 

 

 

 

Sayonara Moreira
Mandato: 2018-2020
Whirpool

Com 10 anos de atuação na Whirlpool, Sayonara Moreira já liderou os processos de comunicação interna e externa em projetos na América Latina e nos Estados Unidos. Atualmente, responde pela área de Relações Institucionais com foco em Inovação, sendo responsável por estimular as cooperações tecnológicas a nível nacional e global para as operações de eletrodomésticos e compressores, respectivamente. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, possui pós-graduação em Relações Públicas e é Black Belt formada e certificada pela Whirlpool Corporation. Na ANPEI, é integrante dos comitês de Fomento à Inovação e ICT-Empresa, tendo atuado fortemente nos temas ligados à Lei do Bem e lidera o Grupo de Trabalho (GT) que discute a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.