O curso, ministrado em dois dias, apresenta os mecanismos jurídicos de gestão de inovação e a aplicação dos instrumentos disponíveis pertinentes ao escopo de negociações estabelecidas pela empresa com seus clientes.

AMBIENTES DE INOVAÇÃO
E PARCERIAS

Apresenta o Sistema Nacional de Inovação: breve histórico, formação institucional, legislação, atores públicos e privados, mapa das entidades e suas funções. Introdução à Lei de Inovação e seus mecanismos

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
Conceito, legislação aplicável, formação de contratos comerciais, negociação de contratos (gestão e acompanhamento pós-contratual), análise dos tipos de contrato

ENCOMENDA TECNOLÓGICA
Conceito, atores, legislação aplicável, fundamentos, formação dos contratos, contratação, discussão de modelos de precificação, estudo de casos

PARCERIAS PARA DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
Conceituação, atores, legislação aplicável, formatação e formação de parcerias, instrumentos jurídicos disponíveis, discussão de modelos aplicáveis

 

Importante:  O Curso poderá  ser ministrados de forma remota e ou virtual sem nenhum custo adicional aos inscritos.

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Prover aos participantes o conhecimento sobre prospecção tecnológica, valoração de projetos e riscos de tecnologias inovadoras. O curso apresenta estudos de casos, conceitos e ferramentas básicas para prospecção tecnológica e cálculo de valor em projetos de inovação.

Importante:  O Curso poderá  ser ministrados de forma remota e ou virtual sem nenhum custo adicional aos inscritos.

PÚBLICO ALVO

Desenvolvedores de negócios, gerentes de inovação, desenvolvedores de novos produtos, gestores, empresários e analistas que desejam implementar técnicas modernas e práticas de valoração de tecnologias inovadoras e prospecção.

PROGRAMAÇÃO

PROSPECÇÃO
• Introdução à prospecção
• A visão prospectiva e sua importância estratégica nas organizações
• Métodos qualitativos e quantitativos de prospecção
• Aplicação de exercícios de prospecção
• Cenários e roadmaps: prospecção de curto e longo prazo
• Técnicas de elaboração de cenários • Escolas de cenarização e estudos de caso
• Tipos de roadmaps, escolas e técnicas construtivas para empresas

VALORAÇÃO DE TECNOLOGIAS
• Valoração e risco
• Gerenciamento financeiro de projetos de inovação: estimativa de valor de tecnologias e projetos tecnológicos
• Análise financeira de projetos inovadores
• Análise de mercados, competidores e similares
• Análise do risco tecnológico e estudos de caso
• Avaliação de grau de inovação para projetos que pleiteiam financiamento governamental, incentivos ou subvenção

 

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Fornecer aos participantes uma visão conceitual e abordagem prática dos diversos aspectos relacionados à interação entre empresas e ICTs em projetos de parceria e licenciamento de tecnologias, contribuindo para o seu entendimento e operacionalização. Incentivar a cultura para parcerias tecnológicas das partes como forma de agregar conhecimentos complementares, compartilhar recurso, minimizar riscos e gerar novos produtos e processos que possam ampliar a capacidade de inovação das empresas.

Importante:  O Curso poderá  ser ministrados de forma remota e ou virtual sem nenhum custo adicional aos inscritos.

PÚBLICO ALVO

Gestores e colaboradores da área de P&D&I, Novos Negócios e de áreas de suporte (ex: jurídica) de empresas e de Núcleo de Inovação Tecnológica de ICTs.

PROGRAMAÇÃO

INTRODUÇÃO
    • Cenário atual da inovação tecnológica
• Lei de Inovação

INOVANDO EM PARCERIA
    • Conceitos básicos
• Tipos de parcerias, parceiros e projetos
• Entendimento das partes e das premissas básicas
• Avaliação de quais projetos fazer em parceria

PROCESSO DE PARCERIA
    • Tipos de contratos mais utilizados
• Etapas da parceria

PROPRIEDADE INTELECTUAL
    • PI como ativo estratégico
• Avaliação da possibilidade de proteção
• Linha do tempo da PI

RISCOS, DESAFIOS, APRENDIZADO E DICAS

Política de Desconto:

2 inscrições da mesma empresa – 5 % de desconto
3 inscrições da mesma empresa – 10 % de desconto
4 inscrições da mesma empresa – 15 % de desconto
Acima de 5 inscrições – 20 % de desconto

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Proporcionar as empresas melhor conhecimento sobre a legislação de inovação, bem como identificar e utilizar seus benefícios – com foco na legislação que definiu os incentivos fiscais à inovação (Lei do Bem) e sua regulamentação. Apresentar os novos programas de fomento e recursos disponíveis no BNDES para inovação.

Importante:  O Curso poderá  ser ministrados de forma remota e ou virtual sem nenhum custo adicional aos inscritos.

PÚBLICO ALVO

Empresários, gestores de P&D e técnicos, advogados, contadores e profissionais ligados à pesquisa e desenvolvimento.

PROGRAMAÇÃO DO WORKSHOP:

– INOVAÇÃO PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS
– REEMBOLSÁVEIS, NÃO REEMBOLSÁVEIS E INCENTIVOS FISCAIS
– BNDES
– FINEP
– CNPq
– EMBRAPII
– Fundações de Amparo a Pesquisa Estaduais: FAPESP
– SENAI
– Lei do Bem
– Lei de Informática
– Pontos de dúvidas e discussão referentes a legislação de incentivos fiscais

–  Programas de fomento à inovação do:

– BNDES;
– CNPQ;
– EMBRAPII;
– FINEP;
– Fundações de Amparo a Pesquisa Estaduais;
– SENAI.

Política de Desconto:

2 inscrições da mesma empresa – 5 % de desconto
3 inscrições da mesma empresa – 10 % de desconto
4 inscrições da mesma empresa – 15 % de desconto
Acima de 5 inscrições – 20 % de desconto

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Mostrar aos participantes a importância de gerenciar empreendimentos tecnológicos de forma sistemática e com metodologia; Apresentar o perfil do gerente de projetos tecnológicos; Apresentar um sistema de indicadores vislumbrando acompanhar o desenvolvimento de projetos tecnológicos.

Importante:  O Curso poderá  ser ministrados de forma remota e ou virtual sem nenhum custo adicional aos inscritos.

PÚBLICO ALVO

Líderes, Gerentes e Coordenadores de Projetos Tecnológicos, Gerentes de Escritórios de Projetos.

PROGRAMAÇÃO

CONTEXTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS INOVADORES
Este encontro, além de proceder à abertura das oficinas, visa introduzir o gerenciamento de projetos e seu contexto no cenário mundial atual.
• O que é projeto?
• O que é inovação?
• Inovação X Invenção
• O que é gerenciamento de projetos, ciclo de vida do projeto?
• Processos gerenciais

AS COMPETÊNCIAS DO GERENTE DE PROJETOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Neste encontro espera-se apresentar um conjunto de competências do gerente de projetos dando-se ênfase aquelas úteis ao desenvolvimento de gerenciamento de projetos inovadores.
• Conceito de competências
• Ambiente de projetos tecnológico
• Competências gerenciais do gerente de projetos de inovação
• Grid de competências

PROPOSIÇÃO DE UM SISTEMA DE INDICADORES DE RESULTADOS DE PROJETOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Nesta unidade serão apresentadas as principais técnicas e ferramentas de planejamento visando a preparação gerencial para o efetivo controle por resultados.
• Técnicas e ferramentas de gerenciamento de escopo de projeto
• WBS – work breakdown structure (EAP – estrutura analítica do projeto)
• Diagrama de Precedência; estimativas de prazos
• Análise do caminho crítico do projeto
• Fatores críticos de sucesso em projetos inovadores.

ANÁLISE DOS INDICADORES DE RESULTADOS
Nesta unidade serão apresentados dois conjuntos de técnicas de avaliação de resultado de projetos – qualitativa e quantitativa.
• Análise qualitativa: abordagem por fator crítico de sucesso;
• Análise quantitativa: analise por valor agregado.

PROCEDIMENTOS DE FECHAMENTO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Nesta unidade serão apresentados os procedimentos de encerramento de projetos visando gerar informações para um sistema de gestão de conhecimento.
• Reuniões com cliente e equipe de projetos;
• Lições aprendidas;
• Avaliação do produto / serviço final do projeto.

 

CARGA HORÁRIA: 16 horas

Política de Desconto:

2 inscrições da mesma empresa – 5 % de desconto
3 inscrições da mesma empresa – 10 % de desconto
4 inscrições da mesma empresa – 15 % de desconto
Acima de 5 inscrições – 20 % de desconto

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Mostrar aos participantes a importância de gerenciar um conjunto de empreendimentos tecnológicos de forma sistemática e com metodologia; Discutir as interfaces organizacionais para que o gerenciamento de projetos possa ser efetivo, contribuindo assim para que as empresas atinjam resultados esperados e programados.

PÚBLICO-ALVO 

Líderes, Gerentes e Coordenadores de Projetos Tecnológicos, Gerentes de Escritórios de Projetos.

PROGRAMAÇÃO

CONCEITOS

Introdução ao gerenciamento de portfólio de projetos e seu contexto no cenário mundial atual.
• Quais motivos levam os executivos optarem por Portfolio Management?
• O que é portfólio?
• Qual o conceito central de Portfolio Management?

ARRANJOS E INTERFACES ORGANIZACIONAIS
Apresentação das diversas formas de organizar um projeto em uma empresa. Serão discutidas as estruturas organizacionais e sua importância na condução de um empreendimento de sucesso.
• Conceito de mecanicismo
• Conceito de organicismo
• Formas organizacionais
• Formas organizacionais inovadoras

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO
Apresentação de um sistema de gerenciamento de portfólio de projetos inovadores.
• De onde surgem os projetos?
• Caminho a percorrer até se tornar de fato um projeto na organização
• As cestas de projetos tecnológicos
• Proposição de um sistema de gestão de portfólio de projetos

TÉCNICAS E FERRAMENTAS DE GESTÃO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS
Apresentação das técnicas e ferramentas inerentes ao sistema de gestão de portfólio.
• Técnicas de estímulo à geração de projetos tecnológicos
• Avaliação de projetos tecnológicos
• Scoring model
• Metodologia AHP – Analytic Hierarchy Process

CARGA HORÁRIA: 16 horas

Política de Desconto:

2 inscrições da mesma empresa – 5 % de desconto
3 inscrições da mesma empresa – 10 % de desconto
4 inscrições da mesma empresa – 15 % de desconto
Acima de 5 inscrições – 20 % de desconto

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Capacitar o público alvo para conhecer o programa e identificar oportunidades e otimizar seus ganhos


Público-alvo: Montadoras/autopeças e demais fornecedores do setor automotivo


Conteúdo Programático:

Rota 2030: Oportunidades, desafios e boas práticas (8 hs)

– O que é o programa: objetivos e condições para habilitação,
– Os incentivos fiscais do programa,
– As atividades de P&D elegíveis,
– Boas práticas para identificação dos projetos elegíveis, – Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento,
– Boas práticas para identificação, classificação e contabilização dos dispêndios,
– Boas práticas para atendimento a auditoria do Programa,
– Obrigações: os relatórios para comprovar os dispêndios e o atendimento aos requisitos
– Sanções administrativas: multa, cancelamento e suspensão da habilitação.

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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Importante:  O Curso poderá  ser ministrados de forma remota e ou virtual sem nenhum custo adicional aos inscritos.
1. CONTEXTUALIZAÇÃO E ESTÍMULOS À INOVAÇÃO
Entender o ambiente de inovação tecnológica no Brasil
2. CONCEITO DE INOVAÇÃO
Conhecer os diferentes conceitos de Inovação existentes.
3. CONCEITOS DE INOVAÇÃO PARA A LEI DO BEM E CLASSIFICAÇÃO DE PROJETOS
Compreender o conceito de inovação tecnológica no contexto da Lei do Bem e os elementos para a identificação de projetos a serem beneficiados.
4. TIPOS DE BENEFÍCIOS  FISCAIS E DISPÊNDIOS BENEFICIÁVEIS PARA A LEI DO BEM
Conhecer os tipos de benefícios fiscais contemplados na Lei do Bem, as exigências legais para utilização deste benefício, seu funcionamento e os tipos de dispêndios beneficiáveis.
5. OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS 
Compreender o processo de prestação de contas referente à utilização dos benefícios fiscais à inovação tecnológica ( Lei do Bem ) e melhores práticas adotada nesse processo.
6. CONCLUSÃO
Refletir sobre a importância dos incentivos fiscais como alavanca de inovação na empresa.

Política de Desconto:

2 inscrições da mesma empresa – 5 % de desconto
3 inscrições da mesma empresa – 10 % de desconto
4 inscrições da mesma empresa – 15 % de desconto
Acima de 5 inscrições – 20 % de desconto

Importante:  O Curso poderá  ser ministrados de forma remota e ou virtual sem nenhum custo adicional aos inscritos.

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Conceber estratégias e planos de ação para desenvolvimento de empresas de grande e médio porte por meio da parceria e investimento em startups inovadoras criadas por empreendedores externos e/ou internos que tragam resultados mensuráveis já no curto prazo.
 
PÚBLICO ALVO
Gestores de inovação de empresas de médio e grande porte, profissionais das áreas de marketing, tecnologia, planejamento estratégico, recursos humanos, empreendedores, investidores anjos, gestores de fundos de investimentos de seed e venture capital, consultores de inovação.
PROGRAMAÇÃO

• Novos e complexos desafios das organizações

• Velocidade é a nova moeda dos negócios

• Inovação é a criação de novas e melhores fontes de lucros

• Co-inovação é mais do que uma tendência, é uma necessidade

• Inovação aberta só funciona com uma inovação fechada bem gerida

• Os elementos que integram uma iniciativa de corporate venturing que funciona.

• Corporate Venturing já deve trazer resultados no mesmo ano fiscal

• Onde e porque as organizações estão errando feio em suas iniciativas de corporate venturing.

• Aspectos estratégicos, políticos, operacionais, humanos e do ecossistema de inovação em iniciativas de corporate venturing. 

• (Re)planejado a iniciativa de corporate venturing da sua empresa.

Atividades / Exercícios / Case

•  Palestra com gestor de corporate venture: Acertos e os (muitos) erros

• Discussão de caso de fracasso de corporate venturing

• Worshop: (Re)planejando sua iniciativa de corporate venturing

• Banca de avaliação de trabalhos com Cássio Spina (Altivia e Anjos do Brasil) e Rodrigo Menezes (Derraik Menezes) 

 

CARGA HORÁRIA: 8 horas

INVESTIMENTO

A taxa de participação é de R$ 790,00 para sócios ANPEI e AHK e R$ 1.400,00 para não sócios.

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1. Conhecimentos concretos das megatendências que estão atualmente moldando o futuro.
2. Exercitar novas formas de pensar.
3. Uma introdução concreta ao método passo-a-passo para criar cenários.
4. Obter habilidades estratégicas avançadas em todos os níveis, desde mini empresários, fundadores de start ups até executivos globais.
PÚBLICO ALVODesenvolvedores de negócios, diretores de inovação, diretores de marketing, gerentes de marketing, estrategistas, gerentes de conta e gestores de inovação.
PROGRAMAÇÃO

1º dia – Introdução e Mega Trends
(08 HORAS)
Metodologia de estudos para o future
Megatendências
Implicações estratégicas dos megatendências

2º dia – Desenvolvimento de cenários 
(08 HORAS)
Guia passo-a-passo do desenvolvimento de cenários
Concepções de testes de estresse
Identificar as principais re-percepções
Implicações estratégicas

 ATIVIDADES E EXERCÍCIOS QUE SERÃO PROPOSTOS
• Apresentações misturadas com diálogo exploratório
• Sessões externas: “Futurista por um dia”
• Trabalho prático em grupo
• Exercícios Estratégicos
• Apresentações em grupo sobre megatendências chave e cenários desenvolvidos
• Feedback e métodos de teste de estresse
• Resumo das principais lições aprendidas e resultados
• Caça ao tesouro para re-percepções
• Identificar o que é mais relevante / urgente
• Explorar as implicações estratégicas
• Plano de ação e implementação

DESCRIÇÃO DO WORKSHOP: 
Você está trabalhando em uma organização orientada para o futuro? Ou você deseja que sua organização se torne uma melhor diretriz no que diz respeito às mudanças, em vez de apenas reagir a elas?
A elaboração de cenários é uma ferramenta para o pensamento estratégico. A capacidade de pensar estrategicamente é a chave para se tornar um tomador de decisão eficaz. É o processo pelo qual você supera as atividades operacionais do dia-a-dia para obter diferentes perspectivas sobre a dinâmica do mundo exterior que muda continuamente e assim ser capaz de posicionar-se melhor para alcançar seus objetivos.
Muitas empresas e organizações têm reconhecido que os cenários de fato são uma ferramenta muito útil ao traçar estratégias em médio e longo prazo. Operar diferentes cenários permitirá que você pense fora da caixa e explore as consequências de diferentes futuros possíveis de nos quais sua empresa pode encontrar-se daqui a 10 anos.

O QUE ESPERAR:
Nós estamos oferecendo-lhe um seminário de formação de um dia, onde você vai aprender a traçar cenários. O workshop é baseado em um modelo simples de passo-a-passo, onde o nosso ponto de partida é mapear os direcionadores de mudança, megatendências, e vamos acabar com quatro cenários diferentes para quatro futuros igualmente possíveis e prováveis.

A PARTICIPAÇÃO NESTE WORKSHOP PREVÊ:
• Sólidos conhecimentos das megatendências que estão atualmente moldando o futuro
• Exercícios para pensar de novas maneiras e fora da caixa
• Uma introdução concreta ao método passo-a-passo para criar cenários.
• Um case model de treinamento, onde você terá a oportunidade de praticar o uso de cenários
• Já no primeiro dia após a sessão de treinamento, você será capaz de usar a ferramenta de planejamento de cenários dentro de sua própria organização
• Foco não só em desafios, mas também em oportunidades.

PORQUE VOCÊ DEVE FAZER ESTE WORKSHOP?
Você deve participar se já sentiu que o futuro virá mais rápido do que o esperado, se deseja obter uma compreensão mais profunda dos futuros desafios que sua empresa pode encontrar, e se você quer ser capaz de integrar seus cenários aos seus planos de negócios e / ou suas estratégias de longo prazo. Se você quiser pensar fora da caixa por um dia, e se você quiser fazer contatos com pessoas de outras empresas, indústrias e setores, então este workshop é algo que você deve considerar.

OBSERVAÇÃO
Este workshop também pode ser customizado para as necessidades da sua empresa, no formato de curso in company.

CARGA HORÁRIA: 16 horas

INVESTIMENTO

A taxa de participação é de R$ 1.900,00 para sócios ANPEI e AHK e R$ 3.800,00 para não sócios.

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