CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. CONTEXTUALIZAÇÃO E ESTÍMULOS À INOVAÇÃO
Entender o ambiente de inovação tecnológica no Brasil
2. CONCEITO DE INOVAÇÃO 
Conhecer os diferentes conceitos de Inovação existentes.
3. CONCEITOS DE INOVAÇÃO PARA A LEI DO BEM E CLASSIFICAÇÃO DE PROJETOS
Compreender o conceito de inovação tecnológica no contexto da Lei do Bem e os elementos para a identificação de projetos a serem beneficiados.
4. TIPOS DE BENEFÍCIOS  FISCAIS E DISPÊNDIOS BENEFICIÁVEIS PARA A LEI DO BEM
Conhecer os tipos de benefícios fiscais contemplados na Lei do Bem, as exigências legais para utilização deste benefício, seu funcionamento e os tipos de dispêndios beneficiáveis.
5. OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS 
Compreender o processo de prestação de contas referente à utilização dos benefícios fiscais à inovação tecnológica ( Lei do Bem ) e melhores práticas adotada nesse processo.
6. CONCLUSÃO
Refletir sobre a importância dos incentivos fiscais como alavanca de inovação na empresa.
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Capacitar os participantes de forma dinâmica e prática a elaborar projetos de inovação para o setor, respeitando os critérios de análise e seleção das instituições como a Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, com ênfase na Subvenção Econômica e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, sendo que ambos possuem programas de fomento à inovação tecnológica com verbas específicas. O diferencial desta capacitação está na metodologia prática quer permite a aplicação imediata dos participantes na descrição de projetos. Esta se dá através do desenvolvimento de atividades práticas para fixação dos conceitos; bem como, na análise crítica dos resultados da capacitação – projetos descritos e a utilização de ‘produto/serviço inovador lúdico’ para descrição do projeto.
 
PÚBLICO ALVO
Empresários de micro, pequenas e médias empresas. Colaboradores e gestores dos departamentos de P&D&I de empresas de médio e grande porte.
PROGRAMAÇÃO

1ª etapa
1. Inovação para as agências de Fomento
2. Principais Instituições de Fomentos e respectivos Programas de incentivo à inovação
3. Dicas para preenchimento dos formulários de projetos de inovação
4. Análise de edital público e atividade prática de Checklist

2ª etapa*
1. Orientações quanto ao preenchimento dos formulários de propostas
2. Descrição de um projeto utilizando ‘produto lúdico inovador’
3. Análise crítica dos projetos descritos pelas equipes.
(*) Trabalho desenvolvido com um tipo de formulário (FINEP, BNDES, CNPQ) a ser definido.

PROGRAMA

1. O que é inovação para as Instituições de Fomento?

a. Definições
b. Tipos e intensidades da inovação
c. Invenção e inovação

2. A gestão da inovação nas empresas

a. A empresa inovadora e os caminhos para a inovação
b. Obstáculos para a inovação nas empresas

3. A legislação da inovação no Brasil

a. Situação atual da inovação no Brasil
b. Renúncias fiscais, subvenção e linhas de financiamento
c. As leis 10.973, 11.077 e 11.196

4. Instrumentos de apoio à inovação: a FINEP

a. Financiamento reembolsável padrão
b. Os Programas FINEP
c. Os editais de subvenção econômica

5. Instrumentos de apoio à inovação: o BNDES

a. Visão geral das linhas de apoio
b. Linhas de Apoio à Inovação – Linha Inovação Tecnológica
c. BNDES Funtec

6. Instrumentos de apoio à inovação: CNPQ, Inova Talentos, EMBRAPII e SESI/SENAI Inovação

a. Visão geral das linhas de apoio
b. Linhas de Apoio à Inovação

7. Incentivos Fiscais: Lei do Bem e Lei de Informática

a. Visão geral das linhas de apoio
b. Lei do Bem
c. Lei de Informática

8. Editais e chamadas públicas de apoio à Inovação

a. Caracterização das chamadas
b. Checklist e análise de editais
c. Elegibilidade
d. Regras de avaliação

9. Elaboração de Projetos

a. Formatação do Modelo de negócios e Canvas
b. Formulário de Apresentação de Projetos
c. Dicas de preenchimento
d. Erros mais comuns
e. Exercícios práticos

 

CARGA HORÁRIA: 16 horas

INVESTIMENTO

A taxa de participação é de R$ 1.090,00 para sócios ANPEI e AHK e R$ 1.760,00 para não sócios.

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Conceber estratégias e planos de ação para desenvolvimento de empresas de grande e médio porte por meio da parceria e investimento em startups inovadoras criadas por empreendedores externos e/ou internos que tragam resultados mensuráveis já no curto prazo.
 
PÚBLICO ALVO
Gestores de inovação de empresas de médio e grande porte, profissionais das áreas de marketing, tecnologia, planejamento estratégico, recursos humanos, empreendedores, investidores anjos, gestores de fundos de investimentos de seed e venture capital, consultores de inovação.
PROGRAMAÇÃO

• Novos e complexos desafios das organizações

• Velocidade é a nova moeda dos negócios

• Inovação é a criação de novas e melhores fontes de lucros

• Co-inovação é mais do que uma tendência, é uma necessidade

• Inovação aberta só funciona com uma inovação fechada bem gerida

• Os elementos que integram uma iniciativa de corporate venturing que funciona.

• Corporate Venturing já deve trazer resultados no mesmo ano fiscal

• Onde e porque as organizações estão errando feio em suas iniciativas de corporate venturing.

• Aspectos estratégicos, políticos, operacionais, humanos e do ecossistema de inovação em iniciativas de corporate venturing. 

• (Re)planejado a iniciativa de corporate venturing da sua empresa.

Atividades / Exercícios / Case

•  Palestra com gestor de corporate venture: Acertos e os (muitos) erros

• Discussão de caso de fracasso de corporate venturing

• Worshop: (Re)planejando sua iniciativa de corporate venturing

• Banca de avaliação de trabalhos com Cássio Spina (Altivia e Anjos do Brasil) e Rodrigo Menezes (Derraik Menezes) 

 

CARGA HORÁRIA: 8 horas

INVESTIMENTO

A taxa de participação é de R$ 790,00 para sócios ANPEI e AHK e R$ 1.400,00 para não sócios.

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A inovação é um fenômeno organizacional dependente da colaboração entre profissionais internos e externos à empresa. A forma como as pessoas se comportam em relação ao trabalho define a cultura da organização e impacta positiva ou negativamente na inovação.
 
PÚBLICO ALVO
Profissionais de Inovação, Recursos Humanos, Comunicação, PD&I, profissionais de Marketing e profissionais de Desenvolvimento de Produtos.
PROGRAMAÇÃO

Para trabalhar com o desafio de potencializar a cultura de inovação serão tratados os seguintes pontos:

• Identificação da necessidade de inovação e do é papel da inovação na estratégia, quanto de inovação é necessário; o que é inovação para empresa e onde ela quer inovar.

• Diagnóstico de Cultura de Inovação: octógono da Inovação

• Desenvolvimento de competências, comportamentos, habilidades,

• Liderança: engajamento e formação de líderes para inovar

• Estruturas, times de Inovação e governança

• Processos organizacionais e alinhamento de Políticas de Gestão de Pessoas (mecanismos de remuneração, reconhecimento e avaliação de desempenho individual)

• Treinamentos e Workshops

Período da tarde

Para desenvolver a comunicação como estratégia no desenvolvimeto da cultura de inovação, serão abordados os seguintes temas:

• Fundamentos de comunicação ( emissor, receptor e mensagem);

• Identificando públicos da cadeia de inovação;

• Gestão de relacionamentocom base nos distintos potenciais para o desenvolvimento da inovação ( teste IPI);

• Definindo objetivos da comunicação; o que comunicar ; estruturação de key messages;

• Estratégias de engajamento na cultura de inovação ( ferramentas de interação e incentivo/reconhecimento).

• Case de um plano de comunicação de sucesso

Atividades/ Cases / Exercícios

Com didática criativa, mesclamos atividades distintas para tornar o programa mais interativo, agradável e eficiente em termos de aprender para fazer:

• Exposiçoes dialogadas e exemplificadas para a troca de experiências entre o professor e os alunos;

• Estudo de caso relacionado ao conteúdo do curso;

• Exercícios para a aplicação dos conceitos apresentados;

OBJETIVO DO CURSO

A – Conhecimentos

Levar o aluno a:

• apresentar como a comunicação colaborativa pode atender a este universo relacional complexo dos públicos de interesse e vencer os desafios apresentados pela dinâmica do desenvolvimento e disseminação da cultura de inovação organizacional.

• compreender os conceitos, ferramentas, processos da cultura de inovação e comunicação para elaboração de estratégia, potencialização de cultura inovadora no ambiente organizacional e desenvolvimento lideranças.

• entender como diagnóstico de inovação e planejamento de comunicação se relacionam e se aplicam em cultura de inovação de acordo com a identificação da necessidade empresarial.

• Discutir competências, habilidades e atitudes para inovar tais como: associação, questionamento, tolerância ao risco, observação, trabalho em rede e experimentação.

• saber onde buscar mais informações para se aprofundar nos conceitos e práticas discutidos.

B – Habilidades

• habilitar o aluno para a análise de diferentes métodos de diagnóstico e processos de cultura de inovação em diferentes segmentos e industrias alinhados com a estratégia de inovação e tendo a comunicação como propulsora de seu desenvolvimento.

• Desenvolver conhecimentos para definir um plano de comunicação eficaz e potencializar a cultura de inovação no ambiente organizacional

C – Atitudes

• sensibilizar o aluno para o diálogo aberto, crítico e propositivo sobre o tema

• buscar a coerência entre prática e discurso

• fortalecer a resiliência e redes de contato

CARGA HORÁRIA: 8 horas

INVESTIMENTO

A taxa de participação é de R$ 790,00 para sócios ANPEI e AHK e R$ 1.400,00 para não sócios.

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1- Capacitar os participantes nas técnicas para elaboração de Mapas Tecnológicos 2- Realizar oficinas para treinamento e aplicação dos conceitos e das boas práticas; 3- Qualificar os Dirigentes, Especialistas e Técnicos para que as metodologias sejam aplicadas respeitando as condições específicas das empresas; 4- Gerar mapas tecnológicos evidenciando claramente o mercado que se deseja alcançar; os produtos que a serem gerados; as tecnologias a serem desenvolvidas; os recursos humanos, equipamentos, materiais, infraestrutura e conteúdo tecnológico para cada novo processo
PÚBLICO ALVODiretores, Gerentes e Coordenadores de Projetos Tecnológicos e Inovação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Introdução: Apresentação, expectativas e motivações.

Conceitos e teoria para Mapeamento de Tecnologia: Estratégia Tecnológica; Plano Tecnológico: O que é / Como / Quando / Por que; Processos e Metodologias para elaboração de Mapas Tecnológicos Importância, barreiras e fatores de sucesso; Tipos e exemplos de aplicação; Benefícios e resultados; Aplicações e exemplos.

Coffee Break

Demonstração e três estudos de caso para as metodologias desenvolvidas:

• Mapa Analítico para Produto/Tecnologia – Caso Amortecedor;
• Mapa de Rotas Tecnológicas para Mercado / Produto / Tecnologia / Recursos – Case Célula a Combustível- IPEN/USP
• Mapa Prospectivo de Tecnologia – Case EMBRAER

Almoço

Oficina: Exercício prático – Construção do Mapa de rotas Tecnológicas aplicando a metodologia T-Plan Map.

O Coffee Break será servido junto com o exercício.

Encerramento das atividades do dia, feed back e entrega dos certificados

CARGA HORÁRIA: 8 horas

INVESTIMENTO

A taxa de participação é de R$ 790,00 para sócios ANPEI e AHK e R$ 1.400,00 para não sócios

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Este módulo busca capacitar os participantes no processo e nas ferramentas de Design Thinking com o objetivo de torna-los capazes de conceber e implantar ideias fora da caixa para solucionar desafios de negócio complexos e criar novas fontes de crescimento. A modelagem de megócios com foco na agregação de valor a estratégia da empresa.
PÚBLICO ALVOExecutivos e profissionais envolvidos ou interessados no desenvolvimento e implantação de ideias de negócio inovadoras.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1- Como combinar a intuição e análise para gerar ideias incríveis.

2- Princípios para uma nova forma de abordar problemas complexos:

a. Criar Empatia
b. Processo Integrador
c. Viés para Ação
d. Conforto com Ambiguidade
e. Criar por Iteração
f. Pensar Visualmente

3- Entender, Explorar e Esclar: o caminho para transformar desafios complexos em modelos de negócio inovadores

a. Entendendo o Contexto e Intenção

i. Breifing do desafio
ii. Mapeamento de informações

b. Imersão no problema

i. Pesquisa e análise de dados quantitativos
ii. Aprendizado com as pessoas: Entrevistas, observação direta e vivência da experiência do cliente;
iii. Ferramentas para síntese de insights: Personas e Jornada do Cliente

c. Reframe do desafio

i. Uso de mapas conceituais para sintetizar o aprendizado
ii. Job to be done – Entendendo a tarefa que o cliente quer realizar
iii. Descrição do novo desafio em um Tweet

d. Ideação

i. Técnicas de brainstorming
ii. Modelagem de Negócio com o Business Model Canvas
iii. Construção de propostas de valor com o Value Proposition Canvas

e. Testar e aprender

i. Identificação de premissas a serem validadas
ii. Validação de premissas por meio de experimentos (MVPs)

f. Mostre que é real

i. Planejamento e execução de um case de sucesso
ii. Dicas para apresentar ideias

g. Escalar

i. Construção da mensagem a ser comunicada
ii. Padronização da operação para larga escala

CARGA HORÁRIA: 16 horas

INVESTIMENTO

A taxa de participação é de R$ 1.090,00 para sócios ANPEI e AHK e R$ 1.760,00 para não sócios.

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1. Conhecimentos concretos das megatendências que estão atualmente moldando o futuro.
2. Exercitar novas formas de pensar.
3. Uma introdução concreta ao método passo-a-passo para criar cenários.
4. Obter habilidades estratégicas avançadas em todos os níveis, desde mini empresários, fundadores de start ups até executivos globais.
PÚBLICO ALVODesenvolvedores de negócios, diretores de inovação, diretores de marketing, gerentes de marketing, estrategistas, gerentes de conta e gestores de inovação.
PROGRAMAÇÃO

1º dia – Introdução e Mega Trends
(08 HORAS)
Metodologia de estudos para o future
Megatendências
Implicações estratégicas dos megatendências

2º dia – Desenvolvimento de cenários 
(08 HORAS)
Guia passo-a-passo do desenvolvimento de cenários
Concepções de testes de estresse
Identificar as principais re-percepções
Implicações estratégicas

 ATIVIDADES E EXERCÍCIOS QUE SERÃO PROPOSTOS
• Apresentações misturadas com diálogo exploratório
• Sessões externas: “Futurista por um dia”
• Trabalho prático em grupo
• Exercícios Estratégicos
• Apresentações em grupo sobre megatendências chave e cenários desenvolvidos
• Feedback e métodos de teste de estresse
• Resumo das principais lições aprendidas e resultados
• Caça ao tesouro para re-percepções
• Identificar o que é mais relevante / urgente
• Explorar as implicações estratégicas
• Plano de ação e implementação

DESCRIÇÃO DO WORKSHOP: 
Você está trabalhando em uma organização orientada para o futuro? Ou você deseja que sua organização se torne uma melhor diretriz no que diz respeito às mudanças, em vez de apenas reagir a elas?
A elaboração de cenários é uma ferramenta para o pensamento estratégico. A capacidade de pensar estrategicamente é a chave para se tornar um tomador de decisão eficaz. É o processo pelo qual você supera as atividades operacionais do dia-a-dia para obter diferentes perspectivas sobre a dinâmica do mundo exterior que muda continuamente e assim ser capaz de posicionar-se melhor para alcançar seus objetivos.
Muitas empresas e organizações têm reconhecido que os cenários de fato são uma ferramenta muito útil ao traçar estratégias em médio e longo prazo. Operar diferentes cenários permitirá que você pense fora da caixa e explore as consequências de diferentes futuros possíveis de nos quais sua empresa pode encontrar-se daqui a 10 anos.

O QUE ESPERAR:
Nós estamos oferecendo-lhe um seminário de formação de um dia, onde você vai aprender a traçar cenários. O workshop é baseado em um modelo simples de passo-a-passo, onde o nosso ponto de partida é mapear os direcionadores de mudança, megatendências, e vamos acabar com quatro cenários diferentes para quatro futuros igualmente possíveis e prováveis.

A PARTICIPAÇÃO NESTE WORKSHOP PREVÊ:
• Sólidos conhecimentos das megatendências que estão atualmente moldando o futuro
• Exercícios para pensar de novas maneiras e fora da caixa
• Uma introdução concreta ao método passo-a-passo para criar cenários.
• Um case model de treinamento, onde você terá a oportunidade de praticar o uso de cenários
• Já no primeiro dia após a sessão de treinamento, você será capaz de usar a ferramenta de planejamento de cenários dentro de sua própria organização
• Foco não só em desafios, mas também em oportunidades.

PORQUE VOCÊ DEVE FAZER ESTE WORKSHOP?
Você deve participar se já sentiu que o futuro virá mais rápido do que o esperado, se deseja obter uma compreensão mais profunda dos futuros desafios que sua empresa pode encontrar, e se você quer ser capaz de integrar seus cenários aos seus planos de negócios e / ou suas estratégias de longo prazo. Se você quiser pensar fora da caixa por um dia, e se você quiser fazer contatos com pessoas de outras empresas, indústrias e setores, então este workshop é algo que você deve considerar.

OBSERVAÇÃO
Este workshop também pode ser customizado para as necessidades da sua empresa, no formato de curso in company.

CARGA HORÁRIA: 16 horas

INVESTIMENTO

A taxa de participação é de R$ 1.900,00 para sócios ANPEI e AHK e R$ 3.800,00 para não sócios.

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Este curso busca capacitar os participantes nos principais processos e práticas de Gestão da Inovação. Com o foco na definição do “como fazer”, explora um framework integrado dos principais processos, das práticas e das principais ferramentas para implantação de um modelo de gestão da inovação na empresa.

PÚBLICO ALVO

Executivos e profissionais envolvidos ou interessados na Implantação de Práticas Sistemáticas de Gestão da Inovação nas Organizações.

PROGRAMAÇÃO

1- O que é inovação?

a. Definições de inovação

b. Tipologia de inovação:

 

  1. Intensidade: Radical Vs Incremental;
  2. Escopo: Processo, produto, serviço, experiência e Modelo de Negócio;

iii. Grau de Novidade: Novo para o mundo, novo para o país, novo para empresa;

  1. Outras classificações (inovação de arquitetura, inovações fortalecedoras ou destruidoras de competência, etc.);

 

2- Inovação Disruptiva – Como empresas estabelecidas perdem a liderança do mercado para novos concorrentes e o que fazer para lidar com esse tipo de ameaça.

 

3- Inovação Aberta – A importância de colaborar e conectar ideias para inovar.

 

4- O desafio da organização ambidestra: Como ampliar a competitividade no negócio atual e, ao mesmo tempo, inovar para desenvolver os negócios do futuro.

 

5- Inovação na prática – Como tornar a inovação uma prática sistemática dentro de uma organização:

 

  1. Como abordar, de forma sistemática, a maneira como uma organização inova
  2. O Framework Integrado de boas práticas para a Gestão da Inovação:

 

  1. Direcionamento Estratégico;
  2. Gestão de Recursos;

iii. Exploração e Ideação;

  1. Priorização e Seleção;
  2. Desenvolvimento;
  3. Implementação e Perenização;

vii. Rede de Parcerias;

viii. Cultura e Organização;

 

  1. Como selecionar e integrar boas práticas em um modelo de inovação que adequado às especificidades de cada organização;

 

6- O lado humano – Engajando as pessoas para inovação

 

  1. Características de uma cultura organizacional favorável à inovação
  2. O papel da liderança na integração do discurso e das práticas de gestão para acelerar a inovação na organização
  3. Como identificar e superar as barreiras à inovação em uma organização.

 

Durante o curso os alunos utilizarão o conteúdo do ANPEI Exchange para:

 

(i) discutir, de forma crítica, a forma como a sua organização inova;

(ii) identificar gaps a serem superados;

(iii) Definir um plano de ação para superar esses gaps, acelerando a capacidade de inovação das suas organizações.

 

CARGA HORÁRIA: 16 horas

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Gestão do Conhecimento em Processos de Inovação

 
Capacitar os participantes a entender e implementar estratégias, processos e práticas de gestão do conhecimento capazes de contribuir e aprimorar a gestão da inovação e seus resultados – com base na discussão de conceitos e metodologias e em atividades práticas e interativas – de forma alinhada à estratégia do negócio e da organização
PÚBLICO ALVO
Executivos e profissionais envolvidos ou responsáveis por processos e práticas de gestão da inovação, monitoramento tecnológico, pesquisa e desenvolvimento, gestão de projetos inovadores, propriedade intelectual, inovação aberta e gestão do conhecimento.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• Capital intelectual nos negócios e organizações

• Gestão do conhecimento e inovação na geração de valor – conceitos-chave

• Métodos de conversão do conhecimento: aprendizagem, conhecimento e inovação

• Cadeia de valor do conhecimento em processos de inovação

• Práticas e ferramentas de gestão do conhecimento aplicadas a processos, projetos e gestão da inovação

• Níveis de contribuição da gestão do conhecimento: inovação incremental, inovação radical, inovação disruptiva

• Contribuições e indicadores de gestão do conhecimento 

• Integração da gestão do conhecimento à estrutura organizacional e aos processos de gestão da inovação

• Visão de curto e longo prazo: sustentação e evolução da gestão do conhecimento em inovação

Atividades/ Cases / Exercícios

Diagnóstico simplificado de gestão do conhecimento em inovação

Discussão de casos reais

Discussão de experiências dos participantes

Atividades práticas interativas

CARGA HORÁRIA: 8 horas

 

PARCEIROS:

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Gestão do Conhecimento em Processos de Inovação

Capacitar os participantes a entender e implementar estratégias, processos e práticas de gestão do conhecimento e processos de inteligência – com base na discussão de conceitos e metodologias e em atividades práticas e interativas – de forma alinhada à estratégia do negócio e da organização.
PÚBLICO ALVO
Executivos e profissionais envolvidos ou responsáveis por processos e práticas de gestão da inovação, monitoramento tecnológico, pesquisa e desenvolvimento, Inteligência de mercado, inteligência competitiva, inteligência estratégica, inteligência tecnológica, inovação aberta e gestão do conhecimento.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• Capital intelectual nos negócios e organizações

• Tomada de decisão e desempenho nos níveis estratégico, tático e operacional

• Tomada de decisão e resultados de curto e longo prazo

• Informação, conhecimento e inteligência no processo de tomada de decisão

• Gestão do conhecimento e gestão de inteligência – visão integrada

• Métodos de conversão do conhecimento: aprendizagem, conhecimento e inovação

• Inteligência de mercado, inteligência competitiva, inteligência estratégica e inteligência tecnológica: convergências e diferenças

• A cadeia de valor do conhecimento e da inteligência na geração de valor

• Práticas e ferramentas de gestão do conhecimento e inteligência

• Gestão integrada de processos de conhecimento, inteligência e inovação

Atividades/ Cases / Exercícios

Diagnóstico simplificado de gestão do conhecimento

Diagnóstico simplificado de processos de inteligência

Discussão de casos reais

Discussão de experiências dos participantes

Atividades práticas interativas

Parceiros:

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