O objetivo deste curso é mostrar aos participantes a importância de gerenciar um conjunto de empreendimentos tecnológicos de forma sistemática e com metodologia. Serão apresentadas as interfaces organizacionais para que o gerenciamento de projetos possa ser efetivo, contribuindo assim para que as empresas atinjam resultados esperados e programados.

O curso será ministrado de forma remota por conta da pandemia mundial.

PÚBLICO-ALVO 

Líderes, Gerentes e Coordenadores de Projetos Tecnológicos, Gerentes de Escritórios de Projetos.

Conteúdo Programático

CONCEITOS

Introdução ao gerenciamento de portfólio de projetos e seu contexto no cenário mundial atual.

  • Quais motivos levam os executivos a optarem por Portfolio Management?
  • O que é portfólio?
  • Qual o conceito central de Portfolio Management?

ARRANJOS E INTERFACES ORGANIZACIONAIS

Apresentação das diversas formas de organizar um projeto em uma empresa. Serão discutidas as estruturas organizacionais e sua importância na condução de um empreendimento de sucesso.

  • Conceito de mecanicismo
  • Conceito de organicismo
  • Formas organizacionais
  • Formas organizacionais inovadoras

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO

Apresentação de um sistema de gerenciamento de portfólio de projetos inovadores.

  • De onde surgem os projetos?
  • Caminho a percorrer até se tornar de fato um projeto na organização
  • As cestas de projetos tecnológicos
  • Proposição de um sistema de gestão de portfólio de projetos

TÉCNICAS E FERRAMENTAS DE GESTÃO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS

Apresentação das técnicas e ferramentas inerentes ao sistema de gestão de portfólio.

  • Técnicas de estímulo à geração de projetos tecnológicos
  • Avaliação de projetos tecnológicos
  • Scoring model
  • Metodologia AHP – Analytic Hierarchy Process

Formas de Pagamento

Boleto bancário, Transferência, Empenho ou Cartão de crédito + (taxa adm).

Política de desconto para não associados

A partir de 2 pessoas – entrar em contato através do e-mail – educacao@anpei.org.br

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

1/1/2023 – 12/5/2023

 

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Capacitar os participantes de forma dinâmica e prática a elaborar projetos de inovação para o setor, respeitando os critérios de análise e seleção das instituições como a Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, com ênfase na Subvenção Econômica e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, sendo que ambos possuem programas de fomento à inovação tecnológica com verbas específicas. O diferencial desta capacitação está na metodologia prática quer permite a aplicação imediata dos participantes na descrição de projetos. Esta se dá através do desenvolvimento de atividades práticas para fixação dos conceitos; bem como, na análise crítica dos resultados da capacitação – projetos descritos e a utilização de ‘produto/serviço inovador lúdico’ para descrição do projeto.

PÚBLICO ALVO

Empresários de micro, pequenas e médias empresas. Colaboradores e gestores dos departamentos de P&D&I de empresas de médio e grande porte.


PROGRAMAÇÃO

1ª etapa
1. Inovação para as agências de Fomento
2. Principais Instituições de Fomentos e respectivos Programas de incentivo à inovação
3. Dicas para preenchimento dos formulários de projetos de inovação
4. Análise de edital público e atividade prática de Checklist

2ª etapa*
1. Orientações quanto ao preenchimento dos formulários de propostas
2. Descrição de um projeto utilizando ‘produto lúdico inovador’
3. Análise crítica dos projetos descritos pelas equipes.
(*) Trabalho desenvolvido com um tipo de formulário (FINEP, BNDES, CNPQ) a ser definido.

PROGRAMA

1. O que é inovação para as Instituições de Fomento?

  1. Definições
    b. Tipos e intensidades da inovação
    c. Invenção e inovação
  2. A gestão da inovação nas empresas
  3. A empresa inovadora e os caminhos para a inovação
    b. Obstáculos para a inovação nas empresas
  4. A legislação da inovação no Brasil
  5. Situação atual da inovação no Brasil
    b. Renúncias fiscais, subvenção e linhas de financiamento
    c. As leis 10.973, 11.077 e 11.196
  6. Instrumentos de apoio à inovação: a FINEP
  7. Financiamento reembolsável padrão
    b. Os Programas FINEP
    c. Os editais de subvenção econômica
  8. Instrumentos de apoio à inovação: o BNDES
  9. Visão geral das linhas de apoio
    b. Linhas de Apoio à Inovação – Linha Inovação Tecnológica
    c. BNDES Funtec
  10. Instrumentos de apoio à inovação: CNPQ, Inova Talentos, EMBRAPII e SESI/SENAI Inovação
  11. Visão geral das linhas de apoio
    b. Linhas de Apoio à Inovação
  12. Incentivos Fiscais: Lei do Bem e Lei de Informática
  13. Visão geral das linhas de apoio
    b. Lei do Bem
    c. Lei de Informática
  14. Editais e chamadas públicas de apoio à Inovação
  15. Caracterização das chamadas
    b. Checklist e análise de editais
    c. Elegibilidade
    d. Regras de avaliação
  16. Elaboração de Projetos
  17. Formatação do Modelo de negócios e Canvas
    b. Formulário de Apresentação de Projetos
    c. Dicas de preenchimento
    d. Erros mais comuns
    e. Exercícios práticos

    Formas de Pagamento

    Boleto bancário, Transferência, Empenho ou Cartão de crédito + (taxa adm).

    Política de desconto para não associados

    A partir de 2 pessoas – entrar em contato através do e-mail – educacao@anpei.org.br

    Carga Horária

    16 Horas – 4 Sessões de 4 Horas

    PERÍODO DE INSCRIÇÃO

01/01 – 3/3/2023

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OBJETIVO DO CURSO

Capacitar os participantes nas técnicas para elaboração de mapas tecnológicos e realizar oficinas para treinamento e aplicação dos conceitos e boas práticas.
Qualificar os dirigentes, especialistas e técnicos para que as metodologias sejam aplicadas respeitando as condições específicas das empresas.
Gerar mapas tecnológicos evidenciando claramente o mercado que se deseja alcançar, assim como os produtos a serem gerados, as tecnologias a serem desenvolvidas, os recursos humanos, equipamentos, materiais, infraestrutura e conteúdo tecnológico para cada novo processo.
PÚBLICO ALVO
Diretores, gerentes e coordenadores de projetos tecnológicos e inovação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  • Introdução: apresentação, expectativas e motivações.
  • Conceitos e teoria para mapeamento de tecnologia.
  • Estratégia tecnológica; plano tecnológico: o que é, como, quando, porquê.
  • Processos e metodologias para elaboração de mapas tecnológicos.
  • Importância, barreiras e fatores de sucesso.
  • Tipos e exemplos de aplicação; benefícios e resultados; aplicações e exemplos.

Oficina: exercício prático – construção do mapa de rotas tecnológicas aplicando a metodologia T-Plan Map.

CARGA HORÁRIA: 8 horas

  • *Formas de Pagamento
    • Boleto bancário
    • Transferência
    • Empenho
    • Cartão de crédito – Via picpay (tx adm de 1,99%)

    Política de desconto para não associados

    A partir de 2 pessoas – entrar em contato através do e-mail – educacao@anpei.org.br

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

01/04/2022 – 13/05/2022

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Capacitar o público alvo para conhecer o programa e identificar oportunidades e otimizar seus ganhos


Público-alvo: Montadoras/autopeças e demais fornecedores do setor automotivo


Conteúdo Programático:

Rota 2030: Oportunidades, desafios e boas práticas (8 hs)

– O que é o programa: objetivos e condições para habilitação,
– Os incentivos fiscais do programa,
– As atividades de P&D elegíveis,
– Boas práticas para identificação dos projetos elegíveis, – Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento,
– Boas práticas para identificação, classificação e contabilização dos dispêndios,
– Boas práticas para atendimento a auditoria do Programa,
– Obrigações: os relatórios para comprovar os dispêndios e o atendimento aos requisitos
– Sanções administrativas: multa, cancelamento e suspensão da habilitação.

  • *Formas de Pagamento
    • Boleto bancário
    • Transferência
    • Empenho
    • Cartão de crédito – Via picpay (tx adm de 1,99%)

    Política de desconto para não associados

    A partir de 2 pessoas – entrar em contato através do e-mail – educacao@anpei.org.br

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

01/01/2022 – 08/03/2022

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Objetivo

O Workshop tem como objetivo capacitar profissionais na aplicação dos incentivos fiscais à inovação (Lei do Bem) em suas empresas com maior eficiência e segurança, proporcionando maior conhecimento sobre os requisitos deste benefício, assegurando maior assertividade na classificação dos projetos de inovação tecnológica e dos dispêndios beneficiáveis, bem como disseminando melhores práticas acerca da utilização deste benefício.  O Workshop visa ainda trazer uma reflexão sobre a importância dos incentivos fiscais como alavanca de inovação na empresa.

Público-Alvo

Empresários, executivos, gestores e especialistas ligados às áreas de PD&I e outras que atuem com instrumentos financeiros de apoio à inovação. O conteúdo é voltado para empresas de todos os portes, bem como seus parceiros na realização de projetos e programas de PD&I.

Conteúdo Programático

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO E ESTÍMULOS À INOVAÇÃO

Entender o ambiente de inovação tecnológica no Brasil

  1. CONCEITO DE INOVAÇÃO

Conhecer os diferentes conceitos de Inovação existentes.

  1. CONCEITOS DE INOVAÇÃO PARA A LEI DO BEM E CLASSIFICAÇÃO DE PROJETOS

Compreender o conceito de inovação tecnológica no contexto da Lei do Bem e os elementos para a identificação de projetos a serem beneficiados.

  1. TIPOS DE BENEFÍCIOS FISCAIS E DISPÊNDIOS BENEFICIÁVEIS PARA A LEI DO BEM

Conhecer os tipos de benefícios fiscais contemplados na Lei do Bem, as exigências legais para utilização deste benefício, seu funcionamento e os tipos de dispêndios beneficiáveis.

  1. OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS 

Compreender o processo de prestação de contas referente à utilização dos benefícios fiscais à inovação tecnológica (Lei do Bem) e melhores práticas adotada nesse processo.

 CONCLUSÃO

Refletir sobre a importância dos incentivos fiscais como alavanca de inovação na empresa.

*Formas de Pagamento
  • Boleto bancário, Transferência, Empenho ou Cartão de crédito + (taxa adm).

Política de desconto para não associados

A partir de 2 pessoas – entrar em contato através do e-mail – educacao@anpei.org.br

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

1/1/2023 – 28/2/2023

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Conhecer os mecanismos para gerenciar a patente de forma a torná-la um forte ativo de propriedade industrial, através de estratégias de proteção, monitoramento tecnológico e redação de patentes. Conhecimentos gerais sobre redação de patentes.

PÚBLICO ALVO

Corpo técnico de Empresas, gestores, assessores, pesquisadores de Instituições Governamentais, Universidades, Centros de Pesquisa e Desenvolvimento e Agências de Fomento; profissionais de propriedade industrial, peritos judiciais. Corpo discente e docente de Instituições de Ensino; Empresários; Profissionais Liberais.

PROGRAMAÇÃO

  • Gerenciamento do Ativo Intangível: inovação e proteção por propriedade intelectual; estratégias para definir a melhor forma de proteção (patente de invenção, modelo de utilidade, certificado de adição, uso da prioridade interna, desenho industrial, segredo de negócio);
  • Uso Estratégico da Patente em Negócios: gestão do portfólio de patentes, envolvendo: valor da patente, estratégias para proteção internacional mais adequada, due dilligence, transferência de tecnologia, licenciamento, cross-license, patentes essenciais.
  • Estratégias de Gerenciamento do Pedido de Patente: divulgação da invenção antes do deposito do pedido no INPI (período de graça), aceleração do exame do processamento do pedido de patente (exames prioritários, PPH); proteção do portfólio através de subsídios ao exame técnico de concorrentes; tópicos relevantes no processamento administrativo do pedido de patente e identificação de domínio público; aspectos relevantes na elaboração do pedido de patente: matéria excluída de proteção, emendas no quadro reivindicatório, suficiência descritiva, clareza, precisão, unidade de invenção, requisitos de patenteabilidade.
  • Estratégias para Enforcement de Patentes: análise de infração, monitoramento do portfólio dos concorrentes.
  • Estratégias para Mitigação de Riscos de Infração em Patentes de Concorrentes: análise de liberdade de exploração (FTO); análise de validade de patentes (nulidade).

Os tópicos serão acompanhados de exemplos práticos, quando couber.

*Formas de Pagamento

Boleto bancário, Transferência, Empenho ou Cartão de crédito + (taxa adm).

Política de desconto para não associados

A partir de 2 pessoas – entrar em contato através do e-mail – educacao@anpei.org.br

Carga Horária

16 Horas – 4 Sessões de 4 Horas

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

1/1/2023 – 18/4/2023

 

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Objetivo do Curso

Conhecer os aspectos que caracterizam uma cultura de inovação, mapear o estágio atual de maturidade e definir um plano para implementação de uma cultura de inovação madura em uma organização.

Público-alvo

Gerentes de Inovação, Gerentes de RH, Líderes de projetos/times de inovação, Gestores e Líderes de equipes inovadoras.

Conteúdo Programático

  • Cultura organizacional como premissa para inovação;
  • Papel da liderança na cultura da inovação;
  • Estrutura dos estágios de evolução da cultura da inovação organizacional;
  • Mapeamento do estágio atual de maturidade;
  • Plano de ação para desenvolvimento da cultura da inovação em uma organização.

Atividades/ Cases / Exercícios

  • Painel da cultura da inovação
  • Mapa da Maturidade da Cultura de uma organização
  • Elaboração do plano de ação
  • *Formas de Pagamento

    Boleto bancário, Transferência, Empenho ou Cartão de crédito + (taxa adm).

    Política de desconto para não associados

    A partir de 2 pessoas – entrar em contato através do e-mail – educacao@anpei.org.br

    CARGA HORÁRIA

    8 Horas – 2 Sessões de 4 Horas

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

1/1/2023 – 3/5/2023

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O curso, ministrado em dois dias, apresenta os mecanismos jurídicos de gestão de inovação e a aplicação dos instrumentos disponíveis pertinentes ao escopo de negociações estabelecidas pela empresa com seus clientes.

AMBIENTES DE INOVAÇÃO
E PARCERIAS

Apresenta o Sistema Nacional de Inovação: breve histórico, formação institucional, legislação, atores públicos e privados, mapa das entidades e suas funções. Introdução à Lei de Inovação e seus mecanismos

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
Conceito, legislação aplicável, formação de contratos comerciais, negociação de contratos (gestão e acompanhamento pós-contratual), análise dos tipos de contrato

ENCOMENDA TECNOLÓGICA
Conceito, atores, legislação aplicável, fundamentos, formação dos contratos, contratação, discussão de modelos de precificação, estudo de casos

PARCERIAS PARA DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
Conceituação, atores, legislação aplicável, formatação e formação de parcerias, instrumentos jurídicos disponíveis, discussão de modelos aplicáveis

 

Importante:  O Curso poderá  ser ministrados de forma remota e ou virtual sem nenhum custo adicional aos inscritos.

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O objetivo deste curso é prover aos participantes o conhecimento sobre prospecção tecnológica, valoração de projetos e riscos de tecnologias inovadoras. Serão apresentados estudos de casos, conceitos e ferramentas básicas para prospecção tecnológica e cálculo de valor em projetos de inovação.

Público-alvo

Desenvolvedores de negócios, gerentes de inovação, desenvolvedores de novos produtos, gestores, empresários e analistas que desejam implementar técnicas modernas e práticas de valoração de tecnologias inovadoras e prospecção.

Conteúdo Programático

PROSPECÇÃO

  • Introdução à prospecção
  • A visão prospectiva e sua importância estratégica nas organizações
  • Métodos qualitativos e quantitativos de prospecção
  • Aplicação de exercícios de prospecção
  • Cenários e roadmaps: prospecção de curto e longo prazo
  • Técnicas de elaboração de cenários
  • Escolas de cenarização e estudos de caso
  • Tipos de roadmaps, escolas e técnicas construtivas para empresas

VALORAÇÃO DE TECNOLOGIAS

  • Valoração e risco
  • Gerenciamento financeiro de projetos de inovação: estimativa de valor de tecnologias e projetos tecnológicos
  • Análise financeira de projetos inovadores
  • Análise de mercados, competidores e similares
  • Análise do risco tecnológico e estudos de caso
  • Avaliação de grau de inovação para projetos que pleiteiam financiamento governamental, incentivos ou subvenção

Formas de Pagamento

Boleto bancário, Transferência, Empenho ou Cartão de crédito + (taxa adm).

Política de desconto para não associados

A partir de 2 pessoas – entrar em contato através do e-mail – educacao@anpei.org.br

Carga Horária

16 Horas – 4 Sessões de 4 Horas

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

1/1/2023 – 24/5/2023

 

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O objetivo do treinamento é fornecer aos participantes uma visão conceitual e abordagem prática dos diversos aspectos relacionados à interação entre empresas e ICTs em projetos de parceria e licenciamento de tecnologias, contribuindo para o seu entendimento e operacionalização. Assim como incentivar a cultura para parcerias tecnológicas das partes como forma de agregar conhecimentos complementares, compartilhar recurso, minimizar riscos e gerar novos produtos e processos que possam ampliar a capacidade de inovação das empresas.

PÚBLICO ALVO

Gestores e colaboradores da área de P&D&I, Novos Negócios e de áreas de suporte (ex: jurídica) de empresas e de Núcleo de Inovação Tecnológica de ICTs.

Conteúdo Programático

INTRODUÇÃO
  • Cenário atual da inovação tecnológica;
  • Lei de Inovação.
INOVANDO EM PARCERIA
  • Conceitos básicos;
  • Tipos de parcerias, parceiros e projetos;
  • Entendimento das partes e das premissas básicas;
  • Avaliação de quais projetos fazer em parceria.
PROCESSO DE PARCERIA
  • Tipos de contratos mais utilizados;
  • Etapas da parceria;
PROPRIEDADE INTELECTUAL
  • PI como ativo estratégico;
  • Avaliação da possibilidade de proteção;
  • Linha do tempo da PI;
  • Riscos, desafios, aprendizados e dicas.

Formas de Pagamento

Boleto bancário, Transferência, Empenho ou Cartão de crédito + (taxa adm).

Política de desconto para não associados

A partir de 2 pessoas – entrar em contato através do e-mail – educacao@anpei.org.br

Carga Horária

8 Horas – 2 Sessões de 4 Horas

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

1/1/2023 – 14/6/2023

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