Descrição

Anpei e Câmara Brasil–Alemanha promovem a 4ª edição do Ciclo de Capacitação em Inovação e Tecnologia em 2019

Apesar de o 1º Ciclo ter se concretizado em 2016, a parceria entre a Anpei e o departamento de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil – Alemanha existe desde 2013, com cursos independentes sobre inovação tecnológica a partir do Educanpei.

Com o objetivo de potencializar ainda mais esses conteúdos, o Ciclo foi criado em 2016 como um programa completo de capacitação, destinado para os executivos interessados em aplicar inovação e novas tecnologias nas empresas em que atuam.

Os módulos que constituem o Ciclo possuem uma sequência estratégica, mas também podem ser frequentados separadamente.

Os cursos contam com consultores renomados e experientes no mercado e com executivos de grandes empresas que já realizam, com sucesso, inovação no Brasil. Eles apresentam para os participantes como os temas debatidos são tratados no dia a dia das empresas.

1º Módulo – GESTÃO DA INOVAÇÃO

DATA: 22 e 23 de abril

Objetivo do curso:

Este curso busca capacitar os participantes nos principais processos e práticas de Gestão da Inovação. Com o foco na definição do “como fazer”, explora um framework integrado dos principais processos, das práticas e das principais ferramentas para implantação de um modelo de gestão da inovação na empresa.

link do conteúdo programático e inscrição abaixo:

https://www.sympla.com.br/gestao-da-inovacao__439992

2º Módulo – MEGATENDÊNCIAS E DESENVOLVIMENTO DE CENÁRIOS FUTUROS

DATA: 15 e 16 de maio

Objetivo do curso:

1. Conhecimentos concretos das megatendências que estão atualmente moldando o futuro. 2. Exercitar novas formas de pensar. 3. Uma introdução concreta ao método passo-a-passo para criar cenários. 4. Obter habilidades estratégicas avançadas em todos os níveis, desde mini empresários, fundadores de start ups até executivos globais.

link do conteúdo programático e inscrição abaixo:

hthttps://www.sympla.com.br/megatendencia-e-desenvolvimento-de-cenarios-futuros__440005

3º Módulo – GERAÇÃO DE IDÉIAS E MODELAGEM DE NEGÓCIOS

DATA: 04 e 05 de junho

Objetivo do curso:

Este módulo busca capacitar os participantes no processo e nas ferramentas de Design Thinking com o objetivo de torna-los capazes de conceber e implantar ideias fora da caixa para solucionar desafios de negócio complexos e criar novas fontes de crescimento. A modelagem de negócios com foco na agregação de valor a estratégia da empresa.

link do conteúdo programático e inscrição abaixo:

https://www.sympla.com.br/geracao-de-ideias-e-modelagem-de-negocios__242886

4º Módulo – MAPAS DE ROTAS TECNOLÓGICAS PARA PLANEJAR P,D&I – ROADMAP

DATA: 06 de agosto

Objetivo do curso:

1- Capacitar os participantes nas técnicas para elaboração de Mapas Tecnológicos 2- Realizar oficinas para treinamento e aplicação dos conceitos e das boas práticas; 3- Qualificar os Dirigentes, Especialistas e Técnicos para que as metodologias sejam aplicadas respeitando as condições específicas das empresas; 4- Gerar mapas tecnológicos evidenciando claramente o mercado que se deseja alcançar; os produtos que a serem gerados; as tecnologias a serem desenvolvidas; os recursos humanos, equipamentos, materiais, infraestrutura e conteúdo tecnológico para cada novo processo

link do conteúdo programático e inscrição abaixo:

https://www.sympla.com.br/mapas-de-rotas-tecnologicas-para-planejar-pdi—roadmap__440078

5º Módulo – DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DE INOVAÇÃO

DATA: 07 de agosto

Objetivo do curso:

A inovação é um fenômeno organizacional dependente da colaboração entre profissionais internos e externos à empresa. A forma como as pessoas se comportam em relação ao trabalho define a cultura da organização e impacta positiva ou negativamente na inovação.

link do conteúdo programático e inscrição abaixo:

https://www.sympla.com.br/desenvolvimento-da-cultura-de-inovacao__440083

6º Módulo – CORPORATE VENTURE

DATA: 02 de setembro

Objetivo do curso:

Conceber estratégias e planos de ação para desenvolvimento de empresas de grande e médio porte por meio da parceria e investimento em startups inovadoras criadas por empreendedores externos e/ou internos que tragam resultados mensuráveis já no curto prazo.

link do conteúdo programático e inscrição abaixo:

https://www.sympla.com.br/corporate-venture__242894

7º Módulo – ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS

DATA: 12 e 13 de novembro

Objetivo do curso:

Capacitar os participantes de forma dinâmica e prática a elaborar um Plano de Negócio para projetos de inovação e captação de recursos, respeitando os critérios de análise e seleção das principais instituições como a Finep, BNDES, BRDE e SESI/SENAI INOVAÇÃO. O diferencial desta capacitação está na metodologia prática que permite a aplicação imediata dos participantes na elaboração de um Plano de Negócio. Esta se dá através do desenvolvimento de atividades práticas para fixação dos conceitos, análise de planos modelo e elaboração baseado em produto/serviço inovador.

link do conteúdo programático e inscrição abaixo:

https://www.sympla.com.br/elaboracao-de-projetos-para-captacao-de-recursos__242901

INVESTIMENTO P/ O CICLO DE CAPACITAÇÃO:

R$ 4.850,00 para associados ANPEI e AHK

R$ 6.850,00 para não associados

Os cursos também serão comercializado em módulos individuais:

R$ 1.760,00 não associados – 16 horas

R$ 990,00 associados – 16 horas

R$ 960,00 não associados – 8 horas

R$ 720,00 associados – 8 horas.

Política de Desconto:

2 inscrições da mesma empresa – 5 % de desconto
3 inscrições da mesma empresa – 10 % de desconto
4 inscrições da mesma empresa – 15 % de desconto
Acima de 5 inscrições – 20 % de desconto

obs: podendo ser divido em até 4 vezes

Para mais informações, entre em contato com Fernando Gonçalves (11) 38461334 fernando@anpei.org.br

Docente(s):

Vinicius Chagas Brasil

Mini CV: Consultor em Gestão Estratégica da Inovação e Processos de Inovação. Doutorado em andamento em Engenharia de Produção na Escola Politécnica da USP em Gestão de Portfólio de Inovação Radical. Visiting scholar no Department of Management and Organizations da Stern School of Business, New York University. Bacharel em Engenharia de Produção pela PUC-Minas, com período sanduíche na Hochschule Furtwangen University (Alemanha). Técnico em Administração de Empresas pela ETFG-SEBRAE-BH. Pesquisador do Laboratório de Gestão da Inovação (LGI-Poli-USP) e colaborador do Observatório de Inovação e Competitividade (OIC-NAP-USP), do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP). Tem experiência em empresas nacionais e multinacionais, consultorias e centros de pesquisa nas áreas de Logística, Supply Chain Management, Lean Manufacturing, Six Sigma, Engenharia Financeira, Desenvolvimento de Novos Produtos, Gestão de Projetos, Gestão de Portfólio, Gestão da Inovação, Inovação Radical.

Peter Krostrom

Peter is Danish born, founder of Future Lounge™ and holds an international MBA. He is a communications professional with broad experience in transition management, organizational culture, consumer behavior and business development, applied futures studies and has working experience in Europe, the United States, South America and Australia.

Peter is a skilled facilitator and delivers engaging, transforming and inspirational speeches and workshops on all levels, to both larger and smaller groups. Peter handles a broad range of topics within the realm of futures studies, organizational culture, innovation and future paradigms in several sectors and industries.

Over the last five years Peter has been based in Latin America. Peter is currently based in Brazil as the Head of CIFS LATAM (Copenhagen Institute for Futures Studies, Latin America).

Fabiano Leoni

Especialista em Experience Design, com foco na tradução de objetivos organizacionais em experiências memoráveis, Fabiano Leoni é sócio-fundador da Camaleoni – Fábrica de Encantamento da EloGroup.

Criou, ainda no início da Faculdade de Engenharia de Produção na UFRJ, sua primeira empresa, chamada YOLO Experience, que atuava no desenvolvimento de ações de entretenimento corporativo. Se especializou em Endomarketing e na construção de Companhias direcionadas para os rankings de melhores empresas para se trabalhar, tendo como clientes de sucesso Coca-Cola, SEBRAE, Statoil, BR Distribuidora e Fibria.

Estruturou o Departamento de Felicidade da Reserva – inovadora marca de moda masculina, única brasileira premiada em 2015 como uma das marcas mais inovadoras do Mundo pela Fast Company -, atuando no alinhamento entre Cultura, Estratégia e Encantamento do grupo.

Professor convidado em Pós-Graduações de Marketing e de Gestão Estratégica de Pessoas, é palestrante nos temas ligados ao desenvolvimento de equipe, com peso em Liderança, Empreendedorismo e Intraempreendedorismo. Em sua bagagem, acumulam-se eventos nas principais Universidades do Brasil, como USP, UFRJ, UERJ, UFRN, UFPE, ESPM, PUC, UNB, além de empresas como FIRJAN, Red Bull e FIESP.

Luiz Bloem

Luiz: LUIZ BLOEM JR PhD.:

Engenheiro Metalurgista pela Escola Politécnica da USP.
Mestre e Doutor em Administração (ênfase em Gestão da Tecnologia e Inovação) pela Faculdade de Economia, Administração de Contabilidade da USP.
Especialista em Mapas de Rotas Tecnológicas por sua dedicação ao tema de dissertação “ Aplicação de Técnicas de Previsão Tecnológica visando reduzir o Peso de Amortecedores” e por sua atuação como Gerente de Engenharia de Inovação em multinacional do ramo automotivo.
MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela FIA (Fundação Instituto de Administração).
Especialização em Administração Industrial com ênfase em qualidade e produtividade (Fundação Carlos Alberto Vanzolini/EPUSP).

Acumulou ao longo de 30 anos de carreira atuando em empresas como COSIPA (atualmente USIMINAS Unidade Cubatão), GENERAL MOTORS DO BRASIL e MAGNETI MARELLI uma vasta experiência nas áreas de Qualidade, Engenharia do Produto e Pesquisa e Desenvolvimento. Trabalhou por 20 anos na área de P&D da MAGNETI MARELLI COFAP tendo sido responsável pela definição e operacionalização de Planos Estratégicos de Tecnologia, Análise de Cenários Estratégicos, Definição de Mapas Tecnológicos e pelo desenvolvimento e lançamento de tecnologias inovadoras no mercado brasileiro e no exterior.

Atualmente é Professor e palestrante em cursos de graduação e pós graduação e Consultor na área de Inovação e Tecnologia.

Lilian Laraia

LILIAN LARAIA MSc.:
Engenheira Química, Mestre em Ciências na Área de Tecnologia Nuclear – Aplicações pelo IPEN/USP, é especialista em Mapas de Rotas Tecnológicas por sua dedicação ao tema de dissertação “Fatores Alavancadores e Restritores no uso de Mapas de Rotas Tecnológicas” e por toda experiência adquirida na aplicação de metodologias no gerenciamento dos processo de inovação tecnológica. Possui pós-graduação em Administração da Produção e Operações Competitivas pela FGV/EASP e em Capacitação Gerencial pela FEA/FIA-USP, também possui MBA em Gestão de Negócios e Tecnologia (IPT/USP) e MBA em Gestão Empresarial (FEA/FIA-USP). É Innovation Master Black Belt, sendo educadora do programa de certificação em Inovação Tecnológica “Innovation White Belt”.

Durante os 20 anos de atuação na multinacional de autopeças brasileira Sabó, desenvolveu renomada experiência na realização de projetos e coordenação de equipes para desenvolvimento de novas tecnologias, otimização de processos e assistência à produção na solução de problemas técnicos.

Nos últimos 5 anos, como Diretora da Pieracciani Consultoria, desenvolveu atividades ligadas às metodologias para pesquisa, desenvolvimento, engenharia e inovação, atuando no desenvolvimento e implantação junto a clientes dos mais variados segmentos. É membro atuante do Comitê ICT-Empresas da ANPEI, além de participar também no desenvolvimento e elaboração de novas metodologias de gestão para processos de Inovação Tecnológica.

Rosana Ienne

Com mais de 18 anos de experiência corporativa liderando as áreas de Comunicação e Marketing em grandes corporações, a publicitária Rosana Ienne é graduada em Comunicação Social pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP e mestre em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing -ESPM.
Atuou em projetos no Brasil e na América Latina e, atualmente, presta consultoria de comunicação para os mais distintos fins com muitos cases de sucesso em empresas de diferentes segmentos como Senac, TIVIT, Sanofi Farmacêutica e Ecovias.
Professora universitária de Comunicação Social pela UNISAL; nos últimos anos, vem aliando sua expertise de comunicação estratégica a projetos corporativos para desenvolvimento da cultura e de programas colaborativos de inovação

Cicero Caiçara Junior

Bacharel em Ciência da Computação (PUC-PR), Especialista em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (PUC-PR) e Mestre em Engenharia da Produção (UFSC). Possui mais de 20 anos de experiência no mercado de Tecnologia e Sistemas de Informação; atuou também no gerenciamento e elaboração de projetos incentivados e gestão da inovação na Siemens Telecomunicações.
Coordena projetos de implementação de metodologia de gestão em empresas de diversos portes, atuando ainda como instrutor de treinamentos em capacitação gerencial, inovação e comércio eletrônico. É avaliador de diversos Prêmios de Qualidade e profundo conhecedor do Modelo de Excelência em Gestão da FNQ. Atua como professor de cursos de pós-graduação e graduação desde 1998 em cursos por todo o Brasil. É autor de três livros, com destaque para a obra Sistemas Integrados de Gestão – ERP– uma abordagem gerencial, já em sua 6ª edição.

Turma

Turma SP

Início: 22/04/2019 Término: 13/11/2019 Horário: 9h às 18h

Endereço:

Câmara Brasil-Alemanha R. Verbo Divino , 1488, 3 andar , Chacara Santo Antonio SAO PAULO, SP

Detalhes do Curso

Investimento

Para sócios:R$ 4.900,00

Para não sócios:R$ 7.900,00

Carga Horária

Carga horária:88 horas

Turma

Turma SP

Início: 22/04/2019

Término: 13/11/2019

Horário: 9h às 18h

Formulário de Inscrição

Investimento

Para sócios: R$ 4.900,00

Para não sócios: R$ 7.900,00

Dados Pessoais

Turma*

Nome de contato*

Email*

DDD Telefone*

DDD Celular*

Associado ANPEI?*
SimNão


Pessoa Física

Nome Completo*

CPF*


Pessoa Jurídica

Qual empresa?*

Razão Social*

CNPJ*


Faturamento

Forma de pagamento*

Dados para Faturamento?*
Pessoa FísicaPessoa Jurídica

Termo de Responsabilidade*
Para visualizar o termo de responsabilidade: Clique Aqui
Eu aceito os termos no link acima