Descrição
A inovação é um fenômeno organizacional dependente da colaboração entre profissionais internos e externos à empresa. A forma como as pessoas se comportam em relação ao trabalho define a cultura da organização e impacta positiva ou negativamente na inovação.
Programação
Período da manhã
Para trabalhar com o desafio de potencializar a cultura de inovação serão tratados os seguintes pontos;
- Identificação da necessidade de inovação e do papel da inovação na estratégia, quanto de inovação é necessário; o que é inovação para empresa e onde ela quer inovar;
- Diagnóstico de Cultura de Inovação: octógono da Inovação;
- Desenvolvimento de competências, comportamentos, habilidades;
- Liderança: engajamento e formação de líderes para inovar;
- Avaliação de Perfil de Inovadores (teste prévio);
- Estruturas, times de Inovação e governança;
- Processos organizacionais e alinhamento de Políticas de Gestão de Pessoas (mecanismos de remuneração, reconhecimento e avaliação de desempenho individual);
- Treinamentos e Workshops;
Período da tarde
Para desenvolver a comunicação como estratégia no desenvolvimento da cultura de inovação, serão abordados os seguintes temas:
- Fundamentos de comunicação (emissor, receptor e mensagem);
- Identificando públicos da cadeia de inovação;
- Gestão de relacionamento com base nos distintos potenciais para o desenvolvimento da inovação (teste IPI);
- Definindo objetivos da comunicação; o que comunicar; estruturação de key messages;
- Estratégias de engajamento na cultura de inovação (ferramentas de interação e incentivo/reconhecimento);
- Case de um plano de comunicação de sucesso.
Atividades/ Cases / Exercícios
Com didática criativa, mesclamos atividades distintas para tornar o programa mais interativo, agradável e eficiente em termos de aprender para fazer:
- Exposições dialogadas e exemplificadas para a troca de experiências entre o professor e os alunos;
- Estudo de caso relacionado ao conteúdo do curso;
- Exercícios para a aplicação dos conceitos apresentados;
- Assessment de competências de inovação individual (IPI) – incluso no curso e deve ser trazido no dia;
- Grupo para discussão e troca de experiências sobre o tema (posterior ao curso).
CARGA HORÁRIA: 08 horas
Docente(s):

Carolina Wosiack
Diretora da Innoscience; 14 anos construindo uma carreira profissional multifuncional e ascendente em Inovação em empresas brasileiras e multinacionais como Ericsson, Johnson & Johnson, Sanofi e Roche. É Graduada em Administração de Empresas (UFRGS) e em International Affairs na Universidade de Bolonha (Itália); possui MBA em Tecnology Industry na Escuela de Negócios (Espanha); realizou cursos de extensão na Singularity School (NASA/Google); Harvard School of Public Heath; tem papel de destaque junto às áreas de negócios e unidades para maximizar a rentabilidade e potencializar soluções inovadoras.
Possui experiência em relacionamento com clientes e outros parceiros no Brasil, Europa, EUA e LATAM, desenvolvendo relacionamentos de longo prazo com os executivos e suas equipes, gerindo projetos na ordem de US$ 120 milhões; tem habilidade de liderança, conduzindo equipes multifuncionais e culturais com diversos profissionais em organizações matriciais.
É professora na ESPM, responsável pelo currículo do curso de Sustentabilidade e da estratégia de Comunicação do Núcleo de Negócios Sustentáveis. Atuou também como mentora da InovAtiva pelo Ministério do Desenvolvimento.
Turma
Não há turmas disponíveis no momento.
Detalhes do Curso
Investimento
Para sócios:R$ 890,00
Para não sócios:R$ 1.500,00
Carga Horária
Carga horária:8 horas
Turma
Não há turmas disponíveis no momento.