Descrição
A inovação é um fenômeno organizacional dependente da colaboração entre profissionais internos e externos à empresa. A forma como as pessoas se comportam em relação ao trabalho define a cultura da organização e impacta positiva ou negativamente na inovação.
PÚBLICO ALVO
Profissionais de Inovação, Recursos Humanos, Comunicação, PD&I, profissionais de Marketing e profissionais de Desenvolvimento de Produtos.
PROGRAMAÇÃO
Para trabalhar com o desafio de potencializar a cultura de inovação serão tratados os seguintes pontos:
• Identificação da necessidade de inovação e do é papel da inovação na estratégia, quanto de inovação é necessário; o que é inovação para empresa e onde ela quer inovar.
• Diagnóstico de Cultura de Inovação: octógono da Inovação
• Desenvolvimento de competências, comportamentos, habilidades,
• Liderança: engajamento e formação de líderes para inovar
• Avaliação de Perfil de Inovadores ( teste prévio)
• Estruturas, times de Inovação e governança
• Processos organizacionais e alinhamento de Políticas de Gestão de Pessoas (mecanismos de remuneração, reconhecimento e avaliação de desempenho individual)
• Treinamentos e Workshops
Período da tarde
Para desenvolver a comunicação como estratégia no desenvolvimeto da cultura de inovação, serão abordados os seguintes temas:
• Fundamentos de comunicação ( emissor, receptor e mensagem);
• Identificando públicos da cadeia de inovação;
• Gestão de relacionamentocom base nos distintos potenciais para o desenvolvimento da inovação ( teste IPI);
• Definindo objetivos da comunicação; o que comunicar ; estruturação de key messages;
• Estratégias de engajamento na cultura de inovação ( ferramentas de interação e incentivo/reconhecimento).
• Case de um plano de comunicação de sucesso
Atividades/ Cases / Exercícios
Com didática criativa, mesclamos atividades distintas para tornar o programa mais interativo, agradável e eficiente em termos de aprender para fazer:
• Exposiçoes dialogadas e exemplificadas para a troca de experiências entre o professor e os alunos;
• Estudo de caso relacionado ao conteúdo do curso;
• Exercícios para a aplicação dos conceitos apresentados;
• Assessment de competências de inovação individual (IPI) – incluso no curso e deve ser trazido no dia;
• Grupo para discussão e troca de experiências sobre o tema (posterior ao curso).
OBJETIVO DO CURSO
A – Conhecimentos
Levar o aluno a:
• apresentar como a comunicação colaborativa pode atender a este universo relacional complexo dos públicos de interesse e vencer os desafios apresentados pela dinâmica do desenvolvimento e disseminação da cultura de inovação organizacional.
• compreender os conceitos, ferramentas, processos da cultura de inovação e comunicação para elaboração de estratégia, potencialização de cultura inovadora no ambiente organizacional e desenvolvimento lideranças.
• entender como diagnóstico de inovação e planejamento de comunicação se relacionam e se aplicam em cultura de inovação de acordo com a identificação da necessidade empresarial.
• Discutir competências, habilidades e atitudes para inovar tais como: associação, questionamento, tolerância ao risco, observação, trabalho em rede e experimentação.
• saber onde buscar mais informações para se aprofundar nos conceitos e práticas discutidos.
B – Habilidades
• habilitar o aluno para a análise de diferentes métodos de diagnóstico e processos de cultura de inovação em diferentes segmentos e industrias alinhados com a estratégia de inovação e tendo a comunicação como propulsora de seu desenvolvimento.
• Desenvolver conhecimentos para definir um plano de comunicação eficaz e potencializar a cultura de inovação no ambiente organizacional
C – Atitudes
• sensibilizar o aluno para o diálogo aberto, crítico e propositivo sobre o tema
• buscar a coerência entre prática e discurso
• fortalecer a resiliência e redes de contato
INVESTIMENTO
A taxa de participação é de R$ 990,00 para sócios ANPEI e R$ 1.760,00 para não sócios.
Para todos os eventos realizados em Sistema de Parceria, a taxa de participação é de R$ 720,00 à todas empresas situadas no Estado ou Associada aos Parceiros.
PARCEIROS:
Docente(s):
Turma
Não há turmas disponíveis no momento.
Detalhes do Curso
Investimento
Para sócios:R$ 720,00
Para não sócios:R$ 960,00
Carga Horária
Carga horária:8 horas
Turma
Não há turmas disponíveis no momento.