Descrição

A inovação é um fenômeno organizacional dependente da colaboração entre profissionais internos e externos à empresa. A forma como as pessoas se comportam em relação ao trabalho define a cultura da organização e impacta positiva ou negativamente na inovação.

PÚBLICO ALVO

Profissionais de Inovação, Recursos Humanos, Comunicação, PD&I, profissionais de Marketing e profissionais de Desenvolvimento de Produtos.

PROGRAMAÇÃO

Para trabalhar com o desafio de potencializar a cultura de inovação serão tratados os seguintes pontos:

• Identificação da necessidade de inovação e do é papel da inovação na estratégia, quanto de inovação é necessário; o que é inovação para empresa e onde ela quer inovar.

• Diagnóstico de Cultura de Inovação: octógono da Inovação

• Desenvolvimento de competências, comportamentos, habilidades,

• Liderança: engajamento e formação de líderes para inovar

• Avaliação de Perfil de Inovadores ( teste prévio)

• Estruturas, times de Inovação e governança

• Processos organizacionais e alinhamento de Políticas de Gestão de Pessoas (mecanismos de remuneração, reconhecimento e avaliação de desempenho individual)

• Treinamentos e Workshops

Período da tarde

Para desenvolver a comunicação como estratégia no desenvolvimeto da cultura de inovação, serão abordados os seguintes temas:

• Fundamentos de comunicação ( emissor, receptor e mensagem);

• Identificando públicos da cadeia de inovação;

• Gestão de relacionamentocom base nos distintos potenciais para o desenvolvimento da inovação ( teste IPI);

• Definindo objetivos da comunicação; o que comunicar ; estruturação de key messages;

• Estratégias de engajamento na cultura de inovação ( ferramentas de interação e incentivo/reconhecimento).

• Case de um plano de comunicação de sucesso

Atividades/ Cases / Exercícios

Com didática criativa, mesclamos atividades distintas para tornar o programa mais interativo, agradável e eficiente em termos de aprender para fazer:

• Exposiçoes dialogadas e exemplificadas para a troca de experiências entre o professor e os alunos;

• Estudo de caso relacionado ao conteúdo do curso;

• Exercícios para a aplicação dos conceitos apresentados;

• Assessment de competências de inovação individual (IPI) – incluso no curso e deve ser trazido no dia;

• Grupo para discussão e troca de experiências sobre o tema (posterior ao curso).

OBJETIVO DO CURSO

A – Conhecimentos

Levar o aluno a:

• apresentar como a comunicação colaborativa pode atender a este universo relacional complexo dos públicos de interesse e vencer os desafios apresentados pela dinâmica do desenvolvimento e disseminação da cultura de inovação organizacional.
• compreender os conceitos, ferramentas, processos da cultura de inovação e comunicação para elaboração de estratégia, potencialização de cultura inovadora no ambiente organizacional e desenvolvimento lideranças.
• entender como diagnóstico de inovação e planejamento de comunicação se relacionam e se aplicam em cultura de inovação de acordo com a identificação da necessidade empresarial.
• Discutir competências, habilidades e atitudes para inovar tais como: associação, questionamento, tolerância ao risco, observação, trabalho em rede e experimentação.
• saber onde buscar mais informações para se aprofundar nos conceitos e práticas discutidos.

B – Habilidades

• habilitar o aluno para a análise de diferentes métodos de diagnóstico e processos de cultura de inovação em diferentes segmentos e industrias alinhados com a estratégia de inovação e tendo a comunicação como propulsora de seu desenvolvimento.
• Desenvolver conhecimentos para definir um plano de comunicação eficaz e potencializar a cultura de inovação no ambiente organizacional

C – Atitudes

• sensibilizar o aluno para o diálogo aberto, crítico e propositivo sobre o tema
• buscar a coerência entre prática e discurso
• fortalecer a resiliência e redes de contato

INVESTIMENTO

A taxa de participação é de R$ 990,00 para sócios ANPEI e R$ 1.760,00 para não sócios.

Para todos os eventos realizados em Sistema de Parceria, a taxa de participação é de R$ 720,00 à todas empresas situadas no Estado ou Associada aos Parceiros.

PARCEIROS:

Docente(s):

Turma

Não há turmas disponíveis no momento.

Detalhes do Curso

Investimento

Para sócios:R$ 720,00

Para não sócios:R$ 960,00

Carga Horária

Carga horária:8 horas

Turma

Não há turmas disponíveis no momento.

Formulário de Inscrição

Investimento

Para sócios: R$ 720,00

Para não sócios: R$ 960,00

    Dados Pessoais

    Turma*

    Nome de contato*

    Email*

    DDD Telefone*

    DDD Celular*

    Associado ANPEI?*
    SimNão


    Pessoa Física

    Nome Completo*

    CPF*


    Pessoa Jurídica

    Qual empresa?*

    Razão Social*

    CNPJ*


    Faturamento

    Forma de pagamento*

    Dados para Faturamento?*
    Pessoa FísicaPessoa Jurídica

    Termo de Responsabilidade*
    Para visualizar o termo de responsabilidade: Clique Aqui
    Eu aceito os termos no link acima