Estruturação de Centros e Áreas de P,D&I

1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA ESTRATÉGIA DAS ESTRUTURAS DE P&D
Compreender quais as estruturas são possíveis de P&D e seus principais impactos

 

2. QUESTÕES CHAVES
Compreender quais elementos impactam na definição da estrutura de P&D.

 

3. ESTRUTURAS JURÍDICAS
Apresentar as estruturas jurídicas possíveis (vantagens e desvantagens) para o desenvolvimento de P&D.

 

4. CONTEXTO LEGAL

Compreender a legislação que impacta na estruturas de P&D.

 

5. OPORTUNIDADES DE RECURSOS FINANCEIROS
Oportunidades de recursos financeiros para possíveis modelos jurídicos

 

CARGA HORÁRIA: 8 horas

 

 

read more

Apresentar o regime especial de proteção dos desenhos industriais e a importância desse ativo de propriedade industrial como ferramenta estratégia para proteção de criações estéticas e objetos com apelo estético e/ou visual.

PÚBLICO ALVO

Corpo técnico de Empresas, gestores, assessores, pesquisadores de Instituições Governamentais, Universidades, Centros de Pesquisa e Desenvolvimento e Agências de Fomento; profissionais de propriedade industrial, designers, desenvolvedores de produtos, peritos judiciais. Corpo discente e docente de Instituições de Ensino; Empresários; Profissionais Liberais.

PROGRAMAÇÃO

Conhecimentos básicos sobre desenho industrial: Apresentar essa forma de proteção e seu papel como ferramenta estratégica. Apresentar os requisitos básicos de proteção e comparar seu escopo de proteção com o da patente de invenção, da patente de modelo de utilidade e da marca tridimensional. Expor o que não pode ser protegido como desenho industrial (o que não se considera desenho industrial e os desenhos não registráveis).

Processamento do pedido de registro de desenho industrial e gestão do ativo: Apresentar as etapas de processamento do depósito até a manutenção do registro e discutir possíveis estratégias para maximizar o valor do ativo. Discutir a importância de coordenar o processamento de DI com o lançamento de produtos e os pedidos para outras formas de proteção.

Aspectos relevantes da proteção no exterior: Expor o prazo para proteção no exterior e as particularidades de depósitos em jurisdições internacionais, com foco nos EUA, Europa e China

Litígios envolvendo desenhos industriais: Discussão sobre nulidade do registro de desenho industrial, sobre infração, e discussão de exemplos de ações judiciais envolvendo registros de DI.

Os tópicos serão acompanhados de exemplos práticos, quando couber.

 

 

read more

Ciclos de Negócios: Apresentar as características / particularidades da modelagem jurídica, “cristalização do Direito” – perspectivas internacionais, visualização jurídica na modelagem dos negócios, a múltipla estrutura contratual dos negócios.

PÚBLICO ALVO

Modeladores de negócios, Gerentes de P&D, profissionais que trabalham com inovação e querem ter uma visão jurídica do processo. Preferencialmente aqueles que já foram introduzidos à ferramenta de modelo de negócio “Canvas”.

PROGRAMAÇÃO

• Como podemos ver o direito
• Perspectiva internacional (provocações)
• Princípios internacionais de competitividade
• Teoria dos Sistemas
• Ferramenta de visualização dos negócios (Canvas)
• O negócio como sistema
• Diferença entre modelos de negócio e plano de negócio
• O que um modelo de negócio permite
• O que um negócio relaciona
• Como o direito se cristaliza nesta estrutura
• O que é uma proposta de valor do ponto de vista legal
• O que é o segmento de clientes do ponto de vista legal
• O que são canais do ponto de vista legal
• O que é relacionamento com o cliente do ponto de vista legal
• Forma e valor a ser recebido do ponto de vista legal
• Recursos do ponto de vista legal
• Atividades do ponto de vista legal
• Estrutura do Custo do ponto de vista legal
• O Canvas como contrato
• Ementas de contratos

 

read more

Com a crescente popularização de “plataformas” de inovação aberta, as empresas se sentem cada vez mais atraídas a lançar suas desafios para comunidades externas. A inovação aberta orientada a desafios tem sido utilizada por diversas organizações para a ativação de uma rede, no intuito de coletar ideias e propostas de projetos em massa, na busca de demandas ou soluções, sejam tecnológicas, de produto ou de novos modelos de negócio. No entanto, após pouco mais de uma década de adoção dessas práticas observou-se que muitas empresas que aplicaram de forma fragmentada e centralizada os conceitos de inovação aberta obtiveram resultados pouco impactantes e muito pontuais. Ao mesmo tempo, empresas que investiram no fomento a redes de inovação apresentaram resultados muito mais sustentáveis e de longo prazo. O curso visa demonstrar quais são as melhores práticas da inovação aberta orientada a desafios e visa auxiliar executivos envolvidos com o processo de abertura das empresas a fazer melhor uso da colaboração para a inovação.

PÚBLICO ALVO

Executivos de grandes empresas envolvidos com gestão da inovação com interesse em fazer melhor uso da colaboração com participantes internos e agentes externos.

PROGRAMAÇÃO

A metodologia adota recursos de inteligência múltipla que combinam o aprendizado conceitual de fundamentos e modelos consagrados com a aquisição prática de competências e técnicas usadas no dia-a-dia da gestão da inovação.O curso estimula os participantes a adotarem uma postura ativa e mão na massa onde conversão do conteúdo em ações práticas é estimulada. Este curso apresenta as dimensões chave de estruturação de um programa de inovação aberta orientada a desafios, e as lições aprendidas identificadas na prática empresarial:

1. Topologia de rede: identificação de público de interesse, análise dos motivadores para engajamento, estudo de modelos de compensação, e padrões de interação;
2. Processos de interação: elaboração das etapas divergentes e convergentes do processo, auto-regulação do processo, envolvimento de participantes internos e externos e critérios para tomada de decisão;
3. Ativação e animação da rede: a importância de engajar devidamente as pessoas interessadas e alternativas para ativação e animação das interações;
5. Métodos e ferramentas: métodos de criatividade e ferramentas que podem ser utilizadas para sistematizar o processo estruturado e aspectos críticos na seleção de uma plataforma de inovação aberta.
6. Métricas: indicadores de interesse para redes de inovação;
7. Etapas de um projeto de implantação de inovação aberta orientada a desafios

 

read more

As transformações dos ambientes de competição, progressivamente mais velozes, enfrentadas pelas organizações e profissionais de mercado, desafiam os modelos tradicionais de gestão dos negócios para gestão de negócios digitais. A demanda por padrões crescentes de competitividade e inovação é uma condição global de sobrevivência para as empresas.

PÚBLICO ALVO

Empresários, Executivos, Empreendedores, Consultores e Estudantes de marketing/comunicação e administração, que pretendam se diferenciar neste mercado competitivo, e desejam se atualizar com as mais impactantes formas criativas e inovadoras de mercado eletrônico, que precisam utilizar ações de Marketing Digital, para obter um diferencial competitivo, como ferramenta de vendas, divulgação com o novo E-Consumidor

PROGRAMAÇÃO

ENTENDER O MERCADO:
• Fundamentos do E- Marketing
• Ambiente/Tendências/Mudanças
• Criatividade e Inovação para os negócios digitais;

SELECIONAR O MERCADO:
• Tamanho/Segmentação
• Comportamento do Consumidor no Ambiente Digital

IR AO MERCADO ELETRÔNICO:
• Posicionamento do Produto/Serviço
• Diferenciação
• E-Commerce / Mobile Marketing
• Comunicação integrada

SISTEMA DE MEDIDAS
• Monitoramento Social e Web Métricas

ATIVIDADES / CASES / EXERCÍCIOS
• Criação de uma empresa virtual / Criar um modelo de negócio

read more

Objeto do Curso:
Realizar a capacitação de gestores e advogados de empresas, ICTS e agencias de fomentos para os assuntos de parcerias tecnológicas e exploração dos direitos da propriedade intelectual, por meio de exame dos contratos de desenvolvimento tecnológicos, transferência de tecnologia e licenciamento de direitos da propriedade industrial, principalmente aqueles previstos na Lei de Inovação e legislações complementares. Elaborar uma Agenda de Negociação com a finalidade de pontuar os elementos que devem ser observados nas negociações e na elaboração dos contratos.

CONTEUDO DO CURSO:

AMBIENTE PARA PARCERIA: OPEN INNOVATION E LEI DE INOVAÇÃO

  • Conceito de Inovação Aberta;
  • Fundamentos da Lei de inovação: Quem são os Beneficiários?
  • Princípios Regentes da Lei de Inovação;
  • Filosofia Win-Win: O que é Isso e Como Aplicá-lo em Contratos?
  • Mecanismos e Gestão da Inovação e de Intangíveis;
  • Gestão das Alianças Estratégicas;

PARCERIAS TECNOLÓGICAS PARA DESENVOLVER E COMERCIALIZAR

  • Estudos dos Diferentes Níveis de Envolvimento dos Parceiros nos Desenvolvimentos Tecnológicos e Identificação dos Contratos para Cada Situação;
  • Acordo ou Termo de Confidencialidade (NDA Agreement): Quais são os termos essenciais? O que proteger?
  • Contrato de Encomenda de Resultado Tecnológico: Definição, Requisitos e Elementos Contratuais;
  • Discussões sobre os contratos de Serviços Técnicos Profissionais;
  • Contratos de Serviços Técnicos Profissionais X Contrato de Encomenda de Resultado Tecnológico: Diferenças e Semelhanças;
  • Contratos de Encomenda de Resultado Tecnológico X Contrato de Encomenda Tecnológica. Diferenças e Semelhanças;
  • Contrato de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação Tecnológica (Contrato de PD&I): Definição, Requisitos e elementos Contratuais;
  • Contrato de PD&I e Propriedade dos Resultados Econômicos:
  • Copropriedade. Principais Cláusulas: Problema e Soluções;
  • Termo de Outorga: Peculiaridades e Características. Artigo 9-A Lei de Inovação;

ENCOMENDA TECNOLÓGICA

  • A Lei de Inovação e a Encomenda Tecnológica: Definições, Elementos e Características;
  • As Diversas Formas de Contribuição e Investimento. Peculiaridades desse tipo contratual;
  • Fase Pré-Contratual: Relevância e Institutos Análogos, como a Circular de Oferta de Franquia;
  • Qualificação das Partes: Relevância;
  • Interesse Público: Como evidenciar esse Interesse? – Administração ou da Coletividade;
  • Propriedade dos Resultados e Termino Contratual;

PARCERIAS PARA EXPLORAÇÃO TECNOLÓGICA

  •  Licenciamento de Direitos da Propriedade Intelectual: ICT proprietária e
  • Empresa licenciada;
  • Contrato de Licenciamento de Patente: Peculiaridades e Características.
  • Necessidade de Publicação da Licença Exclusiva. Opções do Sole Agreement e Priority to License. Aperfeiçoamento e Grant-Back Provisions;
  • Contrato de Licenciamento de Know-How: Definição, Requisitos e Peculiaridades. O Tratamento do Know-How na Legislação Brasileira e pelo INPI Cláusulas Necessárias e Cláusulas Proibidas;
  • Contrato de Licenciamento de Software na Inovação: Definição, Peculiaridades e Características;
  • Contrato de Prestação de Assistência Técnica Face à Lei de Inovação.
  • Definição, Requisitos e Características;

COMO ELABORAR UMA AGENDA DE NEGOCIAÇÃO

  • Identificação dos Pontos Relevantes
  • Discussão dos Itens Relevantes
  • Detalhamento dos Royalties e Compartilhamento de Rendimentos
*Formas de Pagamento

Boleto bancário, Transferência, Empenho ou Cartão de crédito + (taxa adm).

CARGA HORÁRIA

16 Horas – 4 Sessões de 4 Horas

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

01/01/2023 – 20/03/2023

read more

Capacitar os participantes na busca pela inovação de significado e aplicar ferramentas para este fim.

PÚBLICO ALVO

Profissionais envolvidos em projetos de inovação; Gestores de portfólios e projetos; Líderes de times de P,D&I

PROGRAMAÇÃO

Conceituação do Design-Driven Innovation:
• O valor e os desafios da Inovação de Significado
• Design como motor para a Inovação

Aplicação da metodologia na prática:
• Discussão de casos de Inovação Radical de Significado
• Gestão de Design-Driven Innovation
• Construção de conexões com Intérpretes

Atividades / Cases / Exercícios

• Exercícios práticos e aplicação em cases

Bibliografia

• Design Driven Innovation – a Inovação guiada pelo significado

 

read more

Apresentar caminhos para que as empresas continuem inovando em tempos de crise e mantenham a sua competitividade.

PÚBLICO ALVO

Profissionais envolvidos em projetos de inovação; Gestores de portfólios e projetos; Líderes de times de P,D&I

PROGRAMAÇÃO

• A inovação como ferramenta para conquista de mercado
• Como inovar em tempos de crise?
• Inovação de custo
• Inovação “good enough”
• Inovação frugal
• Inovação reversa
• Principais etapas que a empresa deve seguir para inovar na recessão

Atividades / Cases / Exercícios

• Exercícios práticos e aplicação em cases

 

read more

Esse curso tem como objetivo, apresentar a Gestão e o Design de Serviços como uma especialidade técnica emergente e interdisciplinar que combina diferentes métodos e ferramentas. Preparar o participante para inovar (criar novos serviços) ou aperfeiçoar ( serviços já existentes), para torná-los ainda mais úteis, práticos e eficientes para os clientes e para as empresas de serviços. O curso objetiva ainda, assegurar excelência nas interfaces de comunicação, com mais qualidade do ponto de vista dos clientes e com maior produtividade e eficácia operacional para os prestadores de serviço.

PÚBLICO ALVO

Profissionais da área de gestão de serviços e produtos, tanto no varejo, como no atacado. Profissionais de todas as áreas afins.

PROGRAMAÇÃO

• Quem compra serviço, compra o que?
• O serviço como ponte para a estabilidade de gestão.
• A era dos serviços: motivações e conceito.
• Da dualidade à coexistência: produto e serviço.
• Qualidade do serviço.
• Características do serviço contemporâneo.
• Simultaneidade, grau e intensidade de contato.
• Volumes de atendimento.
• Ciclo do serviço: processos e procedimentos.
• Gestão criativa do conhecimento.
• Construção de valor.
• Serviços e pessoas.
• Diagrama de serviços.
• Design de serviços.

Atividades / Cases / Exercícios

• Diagrama de serviços
• Árvore de competências
• Ferramenta de categorização de conteúdo
• Cadeia e lastro macro econômico para a proposição de serviço.

 

read more

Proporcionar aos participantes o entendimento teórico e a capacidade pragmática de implementação das transformações organizacionais, capazes de levar à criação de uma organização que aprende (learning organization) através do uso alinhado da estratégia organizacional e das metodologias e tecnologias de Gestão do Conhecimento.

PÚBLICO ALVO

Profissionais e executivos das áreas de TI, Planejamento Estratégico, Desenvolvimento Organizacional, Gestão de Pessoas e Gestão da Inovação, bem como outros profissionais envolvidos com projetos ou sistemas de Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva.


PROGRAMAÇÃO

GESTÃO DO CONHECIMENTO

  • Globalização e estratégia das empresas inovadoras
  • Desafios da Sociedade da Informação e do Conhecimento
  • Conceitos sobre Gestão do Conhecimento e temas correlatos
  • Integrando Gestão da Informação (GI) + Gestão do Conhecimento (GC) + Gestão da Inovação (GIn)
  • Relação entre GI, GC e Inteligência Competitiva (IC)
  • Organizações do Conhecimento: perfil e avaliação do estágio
  • Gestão do Conhecimento como processo organizacional
  • Principais práticas de GC
  • Autodiagnostico de GC
  • Etapas para a implantação
  • Exemplos de práticas de GC em empresas nacionais e internacionais

INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

• A estreita relação entre GC e IC
• Benefícios e variáveis dos produtos da Inteligência
• Definições, tipos e características da IC
• O processo, o ciclo e as atividades no ciclo de IC
• Aplicativos de apoio à IC.
• Exemplo e prática de um ciclo de IC
• Alternativas de estruturas organizacionais
• Perfil do profissional de IC
• Recomendações, ações básicas e passos para implantação
• Tendências em IC
• Auto avaliação para IC na organização

 

read more