Capacitar os participantes de forma dinâmica e prática, a compreenderem como utilizar a inovação como elemento fundamental para o aumento da competitividade empresarial, ampliando os conceitos através de aplicações reais e casos de sucesso de Pequenas e Médias empresas.

PÚBLICO ALVO

Empresários de micro, pequenas e médias empresas. Colaboradores e gestores dos departamentos de processos de P&D de empresas de médio e grande porte.

PROGRAMAÇÃO

1. A competitividade e suas características para as Pequenas e Médias empresas
2. Ecossistema de inovação no País
3. Inovação de modelos de negócio
4. Os 10 TI
5. Os possíveis caminhos para a inovação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. O que é inovação?
a. Definindo e compreendendo a abrangência da inovação
b. Tipos e intensidades da inovação
c. A empresa inovadora e os caminhos para a inovação (SLOAN)
d. Os dez tipos de inovação (10TI)

2. Preparação da empresa para a inovação
a. Ambiente interno
b. Ecossistema da inovação
c. Prospecção de recursos e fomento para inovação
d. Gestão da inovação como uma ferramenta prática com foco na Pequena e Média empresa

3. Como a inovação afeta a competitividade das PME´s?
a. Ferramentas para inovação
b. Inovação em Produtos e Serviços
c. Inovação no Modelo de negócios
d. Inovação em processos
e. Inovação nos canais de distribuição, no marketing e nas vendas
f. Inovação inovar na marca, na experiência do consumidor e na agregação de valor
g. Inovação na experiência do consumidor e na agregação de valor
h. Inovação através das redes de relacionamento e do networking
i. Inovação aberta
j. Casos reais em Pequenas e Médias empresas
k. Atividades práticas

 

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Aumentar abrangência, profundidade e efetividade dos participantes nas atividades do conteúdo programático

PÚBLICO ALVO

Profissionais que já tenham experiencias com busca e análise de informações tecnológicas ( Patentes, Artigos , Notícias , Informações de Negócios ). Particularmente membros do comitê de PI da Anpei ou indicados por eles que tenham experiência com base busca e análise de informações.

PROGRAMAÇÃO

Workshop avançado com 8 horas presenciais, mais 1 hora de tutoria individual, remotamente. Tem como público alvo profissionais que já realizam atividades de busca e análise estratégica de informações contidas em patentes, artigos científicos, notícias e outras fontes de informações. O programa será iniciado por uma breve revisão sobre fontes, ferramentas e técnicas.

Em seguida serão realizadas atividades práticas em que os participantes trabalharão “com a mão na massa” em casos concretos de seu interesse, com acesso online a sistemas de informação. Serão abordadas questões como criação de estratégias de busca, exportação de dados, análise e comunicação de resultados.

As atividades serão conduzidas em um ambiente colaborativo de troca de dúvidas, práticas e dicas entre os participantes. Como complemento às atividades presenciais, será disponibilizada ainda 1 hora de tutoria individual “online” para cada participante, por um prazo de até 10 dias após o encontro.

Objetivando um melhor aproveitamento didático, a turma será limitada a apenas 12 participantes. Com esse mesmo objetivo, a confirmação das inscrições será precedida de análise curricular e de entrevista com os candidatos para seleção, aferição de expectativas e identificação de casos a serem trabalhados.

 

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Apresentar uma visão sobre a classificação de um documento de patente de acordo com a Classificação Internacional de Patentes e aprofundar os conhecimentos relativos ao tema Patentes.

PÚBLICO ALVO

I- Corpo técnico de Empresas, Instituições Governamentais, Universidades, Centros de Pesquisa e Desenvolvimento e Agências de Fomento; II – Corpo discente e docente de Instituições de Ensino; III – Empresários; e IV – Profissionais Liberais.

PROGRAMAÇÃO

PATENTES

INOVAÇÃO E APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO
    • Lei de Inovação
• Definição de inovação
• O processo de inovação
• Descoberta versus invenção

O SISTEMA DE PATENTES
    • Naturezas de proteção
• Dos requisitos de patenteabilidade
• Novidade, atividade inventiva e aplicação industrial
• Prioridade unionista e prioridade interna
• Período de graça

DAS CONDIÇÕES DO PEDIDO
    • Suficiência descritiva
• Unidade de Invenção (PI) e Unidade técnico-funcional (MU)
• Divisão do pedido
• Lei 9.279/96 e Matéria não patenteável
• Da Titularidade
• Das criações de empregado ou prestador de serviço
• Dos direitos e da exclusão de direito
• Das obrigações do titular
• Da patente de defesa nacional
• Da extinção da patente
• Anuidades e restauração
• Fluxo do processamento e do exame do pedido
• Publicidade dos atos, despachos e decisões
• Dos recursos
• Da nulidade da patente
• Custos básicos

INVESTIMENTO

A taxa de participação é de R$ 1.400,00 para sócios ANPEI e R$ 1.760,00 para não sócios.

 

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Apresentar aos participantes os princípios, processos, ferramentas e aplicações da TOC –Teoria das Restrições no gerenciamento de projetos e de portfólio de projetos para:
• Aumentar expressivamente a confiabilidade dos prazos de entrega.
• Reduzir os prazos de execução.
• Aumentar a produtividade dos recursos empregados.

PÚBLICO ALVO

Gestores corporativos, PMOs, líderes, coordenadores e outros responsáveis pelo gerenciamento de projetos e de portfólio de projetos em inovação, incluindo ambientes multiprojetos.

PROGRAMAÇÃO

• Foco e Atenção Gerencial
• Lidando com Incerteza, Complexidade e Conflitos
• Vantagem Competitiva e Valor
• Projetos de Inovação utilizando TOC
• Aplicações de TOC na Gestão de Projetos
• Gestão de Mudanças
• Realidade atual em Projetos
• O Fluxo em Projetos
• Multitarefa Danosa e Full Kit
• CCPM: Planejamento e Execução
• Gestão de Portfólio de Projetos em Ambientes Multiprojetos.
• Plataformas de TI para Gestão de Projetos por CCPM
• Indicadores de desempenho em um ambiente acelerado de projetos
• Motivação e alinhamento político de stakeholders
• Gestão de Contingência
• Planejamento Holístico e interfaces departamentais
• Relação com fornecedores externos e alinhamento de contratos
• Gestão de Projetos como Vantagem Competitiva

Atividades / Cases / Exercícios:  Dinâmicas em grupo: Multitarefa, Variabilidade.

Cases: Mazda, Embraer, USAF Galaxy.
Exercícios aplicados: Planejamento em CCPM.

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Iniciar os participantes no desenho de estratégias de inovação tecnológica em linha com a estratégia corporativa e com as oportunidades oferecidas pelo sistema de C,T&I brasileiro. Tomar conhecimento de conceitos, métodos e ferramentas para gerenciar o processo de inovação.

PÚBLICO ALVO

Profissionais que atuam em posições de gerenciamento chave para o processo de inovação tecnológica na empresa, em especial nas áreas de P&D, Desenvolvimento de Produtos e Processos, Desenvolvimento de Aplicações, Engenharia, Desenvolvimento de Novos Negócios, Marketing, Manufatura, Logística, Serviços e Qualidade; Gestores de instituições de pesquisa voltadas para a inovação tecnológica.

PROGRAMAÇÃO

Inovação, estratégia competitiva e criação de valor
• Modelo Integrado de Gestão da Inovação
• Prospecção de oportunidades: roadmap de tecnologia
• Seleção de oportunidades de inovação: gerenciamento do portfolio de projetos
• Gerenciamento do portfolio de P&D: discussão de caso
• Gerenciamento e avaliação de projetos de inovação no pipe-line
• Gerenciamento de redes de inovação
• Mapeamento de competências para parecerias e outsourcing de P&D
• Organização inovadora: fundamentos e exemplos

 

 

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Capacitar profissionais para a gestão do processo de inovação através do diagnóstico, escolha e implementação de indicadores/métricas de inovação.

PÚBLICO ALVO

Gestores de portfólio/carteiras de projetos de P&D/Inovação, gestores de departamentos de P&D/Inovação e gestores de projetos de P&D / inovação

PROGRAMAÇÃO

Importância e relevância dos indicadores de Inovação
• Tipos de indicadores (intensidade, processo e resultado)
• Principais vantagens, desvantagens e armadilhas de gestão associados à adoção de cada classe de indicadores
• Indicadores de sustentação de funil de inovação
• Indicadores de eficácia e eficiência do processo de inovação
• Indicadores de inovação para a dimensão tangível e intangível da organização
• Adoção de indicadores vs. tipologia da inovação
• Roadmap para estabelecimento de uma gestão baseada em indicadores/métricas de inovação

Atividades / Cases / Exercícios:

• Estudo de caso com diagnóstico, reposicionamento estratégico e implementação de ações tendo como base indicadores de inovação

 

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Capacitar os profissionais na interpretação do processo ABNT NBR 16.501 para orientação a um sistema de Gestão da P,D&I

PÚBLICO ALVO

Profissionais envolvidos em projetos de inovação; Gestores de portfólios e projetos; Líderes de times de P,D&I

PROGRAMAÇÃO

A estrutura e atores da P,D&I
• ABNT NBR 16.501 : 2011 – o que é e de onde veio
• Aspectos comportamentais na implementação do sistema
• Traduzindo e entendendo os itens das norma ABNT NBR 16.501 : 2011 (em forma de exercícios e dinâmicas)
• Gerenciamento por processo
• A implementação do sistema
• O processo de avaliação de conformidade
• Benefícios

Atividades / Cases / Exercícios

• Exercícios práticos e aplicação em cases

 

 

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Mostrar e discutir como de forma, desenvolve e avalia-se times de inovação.

PÚBLICO ALVO

Voltada para profissionais da área de marketing, engenharia de produto, de centros de tecnologia, de inovação e de produção que buscam, dentro de um ambiente global, suportar, implantar e coordenar as estratégias de desenvolvimento de produtos e processos inovadores.

PROGRAMAÇÃO

Fundamentos de Equipes e Gestão de Equipes
Apresentação da disciplina
    • Apresentação de conceitos sobre Equipes e Gestão de Equipes
    • Como são organizadas as equipes de inovação na organização

O Papel do Líder
    • Competências: papel e perfil do líder
    • Tipologia de equipes de inovação
    • Maturidade de Equipes de inovação

Desenvolvimento de Times de Inovação
    • Autonomia de times de inovação
    • Estímulos
    • Barreiras

Avaliação de Times de Inovação
    • Modelo conceitual de Competências de Times de Inovação
    • Sistema de medição para avaliação de Times de Inovação

Alocação e Nivelamento de Recursos
    • Distribuição dos recursos nos projetos
    • Distribuição dos recursos no tempo
    • Decisão de alterar a carteira de projetos

Atividades e Exercícios que Serão Propostos
A metodologia de desenvolvimento do curso envolvem as seguintes atividades pedagógicas:
    • Exposição – apresentação dos conceitos pelo instrutor
    • Apresentação de projetos – o participante será exposto a uma dramatização de apresentação de projetos. Serão abordados as questões políticas envolvidas nestes casos.
    • Casos de Ensino – apresentação de casos que simulam a realidade dos Times de Inovação
    • Filmes – analogia das situações reais x situações tratadas em filmes selecionados
    • Dinâmicas – construção de produto inovador

 

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Conceber estratégias e planos de ação para desenvolvimento de empresas de grande e médio porte por meio da parceria e investimento em startups inovadoras criadas por empreendedores externos e/ou internos que tragam resultados mensuráveis já no curto prazo.

PÚBLICO ALVO

Gestores de inovação de empresas de médio e grande porte, profissionais das áreas de marketing, tecnologia, planejamento estratégico, recursos humanos, empreendedores, investidores anjos, gestores de fundos de investimentos de seed e venture capital, consultores de inovação.

PROGRAMAÇÃO

  • Novos e complexos desafios das organizações
  • Velocidade é a nova moeda dos negócios
  • Inovação é a criação de novas e melhores fontes de lucros
  • Co-inovação é mais do que uma tendência, é uma necessidade
  • Inovação aberta só funciona com uma inovação fechada bem gerida
  • Os elementos que integram uma iniciativa de corporate venturing que funciona.
  • Corporate Venturing já deve trazer resultados no mesmo ano fiscal
  • Onde e porque as organizações estão errando feio em suas iniciativas de corporate venturing.
  • Aspectos estratégicos, políticos, operacionais, humanos e do ecossistema de inovação em iniciativas de corporate venturing.
  • (Re)planejado a iniciativa de corporate venturing da sua empresa.

Atividades / Exercícios / Case

  • Palestra com gestor de corporate venture: Acertos e os (muitos) erros
  • Discussão de caso de fracasso de corporate venturing
  • Worshop: (Re)planejando sua iniciativa de corporate venturing
  • Banca de avaliação de trabalhos com Cássio Spina (Altivia e Anjos do Brasil) e Rodrigo Menezes (Derraik Menezes)

INVESTIMENTO

A taxa de participação é de R$ 720,00 para sócios ANPEI e AHK, e R$ 960,00 para não sócios.

Para todos os eventos realizados em Sistema de Parceria, a taxa de participação é de R$ 720,00 à todas empresas situadas no Estado ou Associada aos Parceiros.

PARCEIROS:

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Facilitar o processo de aprendizagem dos participantes no passo-a-passo dos Mapas Mentais tanto manualmente, isto é, com papel e canetas coloridas como eletronicamente através de softwares livres, utilizando os dois lados do cérebro para gerar ideias e organizá-las aprimorando o gerenciamento de pendências e seu planejamento e condução de reuniões e apresentações.

Importante:  O Curso poderá  ser ministrados de forma remota e ou virtual sem nenhum custo adicional aos inscritos.

PÚBLICO ALVO

Executivos e profissionais envolvidos ou interessados em aprender uma ferramenta inovadora que utiliza os dois lados do cérebro para gerar ideias e organizá-las rapidamente.

PROGRAMAÇÃO

  1. Paradigmas e Quebra de Paradigmas
  2. Teste de eficácia da técnica dos Mapas Mentais
  3. Mapas Mentais – definição
  4. Fundamentação teórica: o funcionamento cerebral (hemisférios direito e esquerdo)
  5. Casos de Sucesso (nacionais e internacionais)
  6. Materias necessários para fazer Mapas Mentais manualmente e eletronicamente
  7. Exercícios de associação (Bloom e Flow) – a importância da palavra-chave
  8. Modelos: Leis dos Mapas Mentais e O que Fazer e não Fazer num Mapa Mental
  9. Gerenciando pendências
  10. Software – demonstração
  11. Processo de aprendizagem TEAVAS (Tentativa, Evento, Avaliação, Verificação e Sucesso)
  12. Exemplos de Mapas Mentais aplicado em telefonemas, contratos, perfil de cliente, brainstorming, reunião, entrevista de emprego, plano de negócios e resumo de livro
  13. Planejando uma reunião e realizando uma apresentação em Mapa Mental
  14. Revisão do curso em Mapa Mental

Atividades/ Cases / Exercícios

  1. Exercício de quebra de paradigmas com quebra-cabeças e charadas
  2. Exercício comparativo entre texto tradicional linear e mapa mental
  3. Caso de sucesso da Boeing (Mapa Mental de 25 pés gerou economia de mais de 10milhões de dólares em 1 ano)
  4. Caso de sucesso ITIL (curso de final de semana resumido em uma única página e recapitulado em pouco mais de 10 minutos)
  5. Exercício de associação nos formatos “bloom” e “flow”
  6. As principais regras para se fazer um mapa mental de acordo com o criador da técnica Tony Buzan
  7. Mapas mentais na prática para gerenciar pendências, planejar uma reunião e realizar apresentação
  8. O poder de síntese: resumindo o curso de 8 hora em 4 minutos

Política de Desconto:

2 inscrições da mesma empresa – 5 % de desconto
3 inscrições da mesma empresa – 10 % de desconto
4 inscrições da mesma empresa – 15 % de desconto
Acima de 5 inscrições – 20 % de desconto

 

Importante:  O Curso poderá  ser ministrados de forma remota e ou virtual sem nenhum custo adicional aos inscritos.

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