Capacitar os participantes de forma dinâmica e prática, a compreenderem como utilizar a inovação como elemento fundamental para o aumento da competitividade empresarial, ampliando os conceitos através de aplicações reais e casos de sucesso de Pequenas e Médias empresas.
PÚBLICO ALVO
Empresários de micro, pequenas e médias empresas. Colaboradores e gestores dos departamentos de processos de P&D de empresas de médio e grande porte.
PROGRAMAÇÃO
1. A competitividade e suas características para as Pequenas e Médias empresas
2. Ecossistema de inovação no País
3. Inovação de modelos de negócio
4. Os 10 TI
5. Os possíveis caminhos para a inovação
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. O que é inovação?
a. Definindo e compreendendo a abrangência da inovação
b. Tipos e intensidades da inovação
c. A empresa inovadora e os caminhos para a inovação (SLOAN)
d. Os dez tipos de inovação (10TI)
2. Preparação da empresa para a inovação
a. Ambiente interno
b. Ecossistema da inovação
c. Prospecção de recursos e fomento para inovação
d. Gestão da inovação como uma ferramenta prática com foco na Pequena e Média empresa
3. Como a inovação afeta a competitividade das PME´s?
a. Ferramentas para inovação
b. Inovação em Produtos e Serviços
c. Inovação no Modelo de negócios
d. Inovação em processos
e. Inovação nos canais de distribuição, no marketing e nas vendas
f. Inovação inovar na marca, na experiência do consumidor e na agregação de valor
g. Inovação na experiência do consumidor e na agregação de valor
h. Inovação através das redes de relacionamento e do networking
i. Inovação aberta
j. Casos reais em Pequenas e Médias empresas
k. Atividades práticas