Capacitar gerentes e técnicos de empresas nos conceitos, métodos e ferramentas de gestão da inovação visando estruturar a empresa para aumentar seu potencial inovador. Ao final do curso, os participantes deverão ser capazes de entender e aplicar os conceitos de inovação, da criação de ambientes inovadores na empresa, do perfil dos gestores de inovação, entender a função e realizar o planejamento da inovação e como inseri-lo na gestão estratégica da empresa.
PÚBLICO ALVO
Empresários, dirigentes, engenheiros, pesquisadores e técnicos de empresas de grande, médio e pequeno porte, de todos os setores industriais.
PROGRAMAÇÃO
ORGANIZAÇÃO PARA A INOVAÇÃO – CONCEITOS
- Conceitos, tipos de inovação
- Características de empresas inovadoras
- Ambiente para inovação
ORGANIZAÇÃO PARA A INOVAÇÃO – ESTRUTURAÇÃO
- Mapeamento estratégico da inovação
- Criação de núcleos de inovação
- Perfil e papel de gestores da inovação
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA INOVAÇÃO
- Planejamento estratégico da inovação
- Informação para inovação – identificação de oportunidades
- Árvore de competências
- Registro, classificação e priorização de ideias, projetos e processos
- Carteira de projetos
- Matriz SWOT de inovação
- Indicadores de inovação