Descrição

O curso tem como objetivo preparar os participantes para prestação de contas aos principais órgãos de fomentos a inovação, abrangendo incentivos fiscais à inovação tecnológica (Lei do Bem) e instrumentos de apoio direto à inovação do BNDES e FINEP. A partir dos requisitos essenciais do processo de prestação de contas de cada instituição, serão abordados os principais pontos para assegurar segurança, transparência, aderência à legislação e rastreabilidade das informações prestadas aos órgãos de fomento.

PÚBLICO ALVO

Empresários, Executivos, Gestores e Especialistas ligados às áreas de P,D&I e outras que atuem com instrumentos financeiros de apoio à inovação. O conteúdo é voltado para empresas de todos os portes, bem como seus parceiros na realização de projetos e programas de P,D&I.

PROGRAMAÇÃO

1. INTRODUÇÃO
• Instrumentos financeiros de apoio à inovação
• Origem e objetivo da prestação de contas para projetos de inovação
• Evolução da prestação de contas para projetos de inovação

2. ESTRUTURAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS PARA OS INCENTIVOS FISCAIS À INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (LEI DO BEM)
• Processo de Prestação de Contas
• Formulário de Prestação de Contas
• Pedido de Reconsideração e Recurso Administrativo
• Boas práticas

3. ESTRUTURAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS PARA INSTRUMENTOS DIRETOS DE APOIO À INOVAÇÃO (FINEP E BNDES)
• Processo de Prestação de Contas
• Formulário de Prestação de Contas
• Gestão do projeto (atividades e recursos)
• Boas práticas

 

PARCEIROS:

Docente(s):

Flavia Paixão

Formação Acadêmica: Graduada em Administração de Empresas pela PUC-MG, com cursos em Gestão de Projetos pelo Ietec, e “Avaliação de Resultados e Impactos de P&D e Inovação” pela Unicamp.
Possui mais de 10 anos de experiência em Gestão da Inovação Tecnológica, atuando há 8 anos na Inventta+bgi na área de Gestão Estratégica de Recursos para Inovação. Neste período, atuou coordenando equipes na análise técnica e caracterização de projetos de inovação tecnológica, avaliação fiscal dos benefícios da Lei do Bem, captação de recursos junto a órgãos de fomento, elaboração de novos processos, construção de ferramentas e templates de avaliação de projetos de inovação tecnológica, e mapeamento de tecnologias em grandes empresas de diferentes setores, tais como automotivo, alimentício, cosméticos, mineração, siderurgia, papel e celulose, cimento, telecomunicação, têxtil, automação e TICs.. É responsável pelo desenvolvimento e aprimoramento das metodologias de incentivos fiscais, captação de recursos e gestão da inovação tecnológica da Inventta+bgi, com foco em qualidade e eficiência operacional. É co-autora dos livros “Lei do Bem: Como alavancar a inovação com a utilização dos incentivos fiscais” e “Fomento à Inovação: da ideia ao recurso”. Representa a Inventta+bgi no Comitê de Estudo Especial Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Turma

Turma SP

Início: 23/05/2019 Término: 23/05/2019 Horário: 09h-13h

Endereço:

ANPEI - Avenida Torres de Oliveira 76, 76, Centro Treinamento, Jaguaré São Paulo, SP

Detalhes do Curso

Investimento

Para sócios:R$ 395,00

Para não sócios:R$ 699,00

Carga Horária

Carga horária:4 horas

Turma

Turma SP

Início: 23/05/2019

Término: 23/05/2019

Horário: 09h-13h