Voltar

Empresa pública federal. Para a realização do apoio à inovação, o BNDES busca atuar em consonância com as políticas públicas vigentes e de maneira complementar às demais instituições do Sistema Nacional de Inovação, atuando em todos os setores da economia, inclusive naqueles de baixa e média tecnologia, considerados mais tradicionais.
Conheça os principais mecanismos de apoio do Banco à inovação.

BNDES – Finem
Podem ser financiados investimentos para implantação, ampliação, recuperação e modernização de ativos fixos nos setores de indústria, comércio, prestação de serviços e agropecuária, observando os itens financiáveis em cada linha. Saiba mais.


BNDES – Inovação
Financiamento ao Plano de Investimento em Inovação (PII), que deverá ser apresentado segundo a ótica da estratégia de negócios da empresa, abrangendo tanto a sua capacitação para inovar quanto as inovações potencialmente disruptivas ou incrementais de produto, processo e marketing. Saiba mais.


BNDES – Automático
Financiamento de até R$ 20 milhões a projetos de implantação, expansão e modernização de empreendimentos, incluindo investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Saiba mais.


Cartão BNDES
Micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) que pretendam investir em inovação podem solicitar o Cartão BNDES para financiar a contratação de serviços de P,D&I voltados ao desenvolvimento de produtos e processos. Saiba mais.


BNDES Limite de Crédito
Crédito rotativo com limite definido pelo BNDES para apoio financeiro a empresas ou grupos econômicos que representem baixo risco de crédito. Destinado à execução de investimentos correntes em seus setores de atuação e a investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Saiba mais.


BNDES Soluções Tecnológicas
Produto financeiro que tem o objetivo de apoiar o mercado de comercialização de soluções tecnológicas no país, concedendo financiamento à aquisição de soluções e auxiliando na consolidação de um canal de comunicação entre compradores e fornecedores.
Saiba mais.


BNDES ProBK – Inovação
Financiamento a Planos de Investimentos em Inovação e atividades de engenharia de desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos e processos para empresas de bens de capital e de sua cadeia de fornecedores. Saiba mais.


BNDES Proengenharia
Financiamento à engenharia nos setores de bens de capital, defesa, automotivo, aeronáutico, aeroespacial, nuclear e na cadeia de fornecedores das indústrias de petróleo e gás e naval. Saiba mais.


BNDES Profarma
Financiamento a investimentos de empresas sediadas no Brasil inseridas no complexo industrial da saúde. Saiba mais.


BNDES Proplástico
Apoio a empresas da cadeia produtiva do plástico. Voltado a projetos inovadores com base em desenvolvimento tecnológico de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação no país. Saiba mais.


BNDES Prosoft
Apoio ao desenvolvimento da indústria nacional de software e serviços de Tecnologia da Informação (TI). Saiba mais.


PROTVD
Apoio à implementação do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre. Saiba mais.


Plano Inova Empresa – BNDES e Finep
Desde 2011, o BNDES, a Finep e outros órgãos públicos participam do Plano Inova Empresa, que tem o objetivo de fomentar projetos de apoio à inovação em diversos setores da economia.
Por meio do Inova Empresa, são realizados Planos Conjuntos, que consistem em chamadas públicas para a seleção dos projetos que serão contemplados pelos mecanismos de apoio disponíveis pelo BNDES, pela Finep e pelos demais órgãos públicos participantes. Saiba mais.


BNDES Funtec
O Fundo Tecnológico destina-se a apoiar financeiramente projetos que estimulem o desenvolvimento tecnológico e a inovação de interesse estratégico para o país. Saiba mais.


BNDES Fundos Mútuos Fechados
Permite a participação do BNDES com investimentos em empresas emergentes. Saiba mais


BNDES Funttel
Com o objetivo de ampliar a competitividade da indústria brasileira de telecomunicações, estimula o processo de inovação tecnológica, incentiva a capacitação de recursos humanos, fomenta a geração de empregos e promove o acesso de pequenas e médias empresas a recursos de capital. Saiba mais.


Programa Criatec
Nascido a partir de iniciativa do BNDES e mantido por um consórcio de prestadores de serviços, é um fundo de investimentos de capital semente destinado à aplicação em empresas emergentes inovadoras.
Saiba mais.