História e Governança

Sobre a ANPEI

A Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras, ANPEI, foi fundada em 1984 com a missão de gerar valor aos associados para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, contribuindo com o crescimento econômico e social do país.

A ANPEI é a única associação brasileira multisetorial e independente financeiramente do ecossistema de inovação. Que tem como valores: ética​; espírito de aprendizado​; ousadia e vanguarda​; relações ganha ganha​ e sustentabilidade.

Conheça mais sobre a fundação da ANPEI

Conheça o Estatuto da ANPEI

Acesse abaixo o documento completo:

Acessar Estatuto

Conselho de Administração

Presidente do Conselho de Administração

Image module

Rafael Navarro

Mandato: 2022-2024

Atual líder global de Gestão do Conhecimento na Braskem e Presidente do Conselho de Administração da ANPEI, Navarro é formado em engenharia Químico pela Escola de Engenharia Mauá (EEM), com MBA pelo IMT (Instituto Mauá de Tecnologia) e Especializações em Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e pela EMI (Escola de Marketing Industrial).

Com 23 anos de experiência na Indústria Petroquímica, tem passagem pelas áreas de Marketing e Exportação, Planejamento Estratégico e Inteligência Competitiva e Gestão da Inovação. Rafael também é membro do Conselho do SEBRAE-SP, do Conselho Consultivo do Chemical Abstracts Service no Brasil e do Conselho de Administração do Centro de Projetos para Manufatura Avançada do Fraunhofer@ITA.

Vice-Presidente do Conselho de Administração

Image module

Paulo Gandolfi

Mandato: 2022-2024

Atual diretor de Operações de P&D e Inovação na América Latina pela 3M e Vice-Presidente do Conselho de Administração da ANPEI, é formado em Engenharia de Materiais pela UFSCar, com mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais também pela UFSCar e MBA Executivo, em Marketing, pela ESPM Campinas e em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica pela UNICAMP. Iniciou a carreira profissional na Rhodia S.A. e atua desde 1997 na 3M, passando por diferentes áreas e unidades de negócios da companhia, inclusive 3 anos nos EUA em nossa matriz. Também exerce a função de vice-presidente do pilar de Ciência e Tecnologia do Instituto 3M e é membro do board of trustees da Escola Americana de Campinas, representando a 3M como uma das empresas associadas e fundadora da EAC.

Conselheiros

Image module

André Gasparotti

Mandato: 2022-2024

Atual gerente de Programas de Desenvolvimento Tecnológico da EMBRAER, André Gasparotti possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e especialização em Engenharia Aeronáutica, pelo ITA e EMBRAER. Possui, ainda, MBA Profissional em Gestão Empresarial Avançada pela Faculdade Armando Álvares Penteado – FAAP. Responsável pela definição do Portfólio de Tecnologias pré-competitivas (P&D) na EMBRAER, atua também como mentor de Tecnologia e Inovação para Mobilidade Aérea da SAE Brasil. Possui experiência de 19 anos na indústria Aeronáutica, no desenvolvimento e certificação de produtos e na liderança de projetos de desenvolvimento tecnológico em parceria com Universidades, instituições de pesquisa e empresas dentro e fora do Brasil.

Image module

André Ferrarese

Mandato: 2022-2024

Diretor de P&D, Novos Negócios, Tecnologia e Inovação da Tupy S.A. desde agosto de 2021, André possui 20 anos de experiência em desenvolvimento de novos produtos em ambiente global. Liderou equipes multiculturais e multidisciplinares tanto no Brasil quanto na Alemanha (2017-2019) para o desenvolvimento de inovações radicais. Graduado e mestre em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da USP, com pós-graduação em administração de projetos pela FIA, também atuou como head de Inovação e Novos Negócios da MAHLE Metal Leve S.A. de janeiro de 2001 a julho de 2021. Contribuiu com a ANPEI como diretor em 2016 e de 2012 a 2016, participou do comitê ICT-Empresa da ANPEI, colaborando com o lançamento da 3ª edição do Guia de Interação ICT-Empresa.

Image module

Andrea Soares

Mandato: 2022-2024

Diretora de Marketing e Inovação da Oxiteno. Graduada em Engenharia Química pela UNICAMP, mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e MBA Executivo na Kellogg School of Management, Andrea Soares iniciou a sua carreira como trainee na Oxiteno em 1994. Onde ocupa a posição de Chief Marketing and Innovation Office na Oxiteno desde 2016. É responsável pela estratégia global de longo prazo para os principais mercados, produtos e inovação por meio de P&D, matérias-primas essenciais, assuntos regulatórios e comunicação institucional em nível global. A executiva trabalhou como Gerente de Mercado, sendo responsável por diversos mercados, como Cuidados Pessoais, Cuidados Domésticos, Tintas e Revestimentos e Produtos Químicos para Construção. Durante três anos, trabalhou como Gerente de Marketing Global. Em 2010, ingressou no Diretoria da Oxiteno como Comercial Chief responsável por toda a Operação Comercial da Companhia, em nível global. Responsável por Supply Chain, Marketing, Vendas, Exportações e todos os escritórios de vendas (Argentina, Colômbia, Europa, EUA e China). Em 2016, viveu nos EUA, sendo Gerente Geral do novo empreendimento da Oxiteno naquele país.

Image module

Bruno Domenico Bragazza

Mandato: 2022-2024

Gerente de Inovação da Bosch. Graduado em Análise de Sistemas pela PUC-Campinas e pós-graduado em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica pela UNICAMP. Atuou durante 23 anos na área de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da Robert Bosch América Latina. Entre 1991 e 1996 atuou na área de P&D na Alemanha, com o objetivo de transferir ao Brasil o desenvolvimento de software das centrais eletrônicas de gerenciamento de motor. Em 2008 passou a assumir a gerência corporativa do Departamento de Inovação e Propriedade Intelectual da Robert Bosch América Latina e mais recentemente também o departamento de Novos Negócios, Fusões & Aquisições.

Image module

Fabrício Lopes

Mandato: 2022-2024

Gerente Executivo de Inovação e Responsabilidade Social da FIEP. Atual responsável pelos Institutos Senai de Inovação no Paraná, que têm como objetivo explorar e induzir novas tendências tecnológicas, encorajando a inovação nas indústrias por meio da pesquisa aplicada. Fabrício Lopes possui especialização em Gestão da Inovação pela PUC-PR e pela Universidade de Tecnologia de Compiègne – UTC, na França. Trabalha com inovação há mais de 10 anos e já participou da implantação de projetos de inovação em empresas, como Renault, Siemens e Bosch.

Image module

Gabriel Gorescu

Mandato: 2022-2024

Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Saint-Gobain. É graduado em Eng. Química pela Escola Politécnica (USP) e tem pós-graduação em administração de empresas e marketing pelo CEAG (FGV). Possui longa experiência nacional e internacional na área de pesquisa e gestão da inovação, tendo atuado principalmente nas áreas de química, polímeros, adesivos, fibras e materiais cimentícios, desenvolvendo novos processos, tecnologias e produtos para vários setores, entre eles, o automotivo, vestuário e construção civil.

Image module

Jayme Alexandre Dias de Lima

Mandato: 2022-2024

Diretor da Unidade de Negócios – Companion Animals da MSD. Atua em Estratégia & Inovação há mais de 20 anos, tendo experiência em diversas indústrias como Farmacêutica, Hospitais, Consumer Health, Telecom, Agropecuária e Serviços Financeiros, tanto como consultor, quanto como executivo.
Atualmente lidera a área de Estratégia & Inovação da MSD Saúde Animal Brasil, apoiando a companhia a maximizar o modelo de negócios atual e a criar novos motores de crescimento. A tecnologia tem um papel fundamental nesta jornada, principalmente após a criação da unidade MSD Animal Health Intelligence, que desenvolve soluções de inovadoras para melhorar a saúde dos animais, a transparência, a sustentabilidade e os níveis de produtividade ao longo da cadeia de produção animal, além de viabilizar experiências ainda mais conectadas entre pets e seus tutores.
Jayme possui o Certificado Avançado em Gestão, Inovação e Tecnologia pelo MIT Sloan School of Management, especialização em Estratégia & Inovação pela Harvard Business School, é speaker em eventos nacionais e internacionais e tem artigos publicados em mídias como Harvard Business Review e HSM Management.

Image module

Liedi Légi Bariani Bernucci

Mandato: 2022-2024

Diretora – Presidente do IPT. Possui graduação em Engenharia Civil e mestrado em Engenharia Geotécnica, ambos pela Universidade de São Paulo. Fez parte da  pesquisa de mestrado no Institut Fuer Grundbau und Bodenmechanik – Eidgenoessische Technische Hochschule Zürich, ETHZ, na Suíça, ao qual retornou para o doutorado sanduíche, que finalizou em Engenharia de Transportes também pela USP. Professora Titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo desde 1986, atuou como chefe do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP, vice-diretora e diretora da Escola Politécnica da USP. É atual diretora-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo. Com experiência na área de Infraestrutura de Transportes: Vias Urbanas, Rodovias, Aeroportos e Ferrovias, é autora do Livro Pavimentação Asfáltica: Formação Básica para Engenheiros, juntamente com Laura M.G. Motta, Jorge A P Ceratti e Jorge B. Soares. Ainda, publicou mais de 200 trabalhos; foi editora da Transportes; coordenadora da Comissão de Asfalto do IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustível em 2007. É Diretora no Brasil da Cátedra Fundação Abertis, fundação espanhola para a Gestão de Transportes. Diretora da Cátedra Underrail da Vale para a área de infraestrutura de via permanente. Participa de diversas associações de engenharia e grupos de trabalhos de normalização nacionais (ABNT) e estudos internacionais (RILEM). Além de atuar em conselhos superiores e consultivos de entidades renomadas como a FAPESP e a FUVEST, por exemplo.

Image module

Luciano Felipe de Carvalho Rodrigues

Mandato: 2022-2024

Gerente Senior de Inovação da Petrobras. Com mais de 10 anos de liderança em grandes projetos e inovação, Luciano Felipe é engenheiro mecânico e de produção, pós-graduado em engenharia de petróleo pela Puc-rio. No tema Estratégia & Inovação, é mestre e doutorando pela Puc-Rio, tendo obtido os certificados de high performance leadership e Strategy challenge pelo IMD-Suiça. Conselheiro de organizações, associações, centros de tecnologia e fundos setoriais em inovação, Luciano ocupa atualmente a função de gerente sênior de inovação na Petrobras.

Image module

Maria Carolina Rocha

Mandato: 2022-2024

CEO da ABGI Brasil desde 2018, Maria Carolina possui experiência na gestão de projetos de recursos financeiros para inovação, coordenando equipes na análise de projetos, enquadramento legal, avaliação fiscal de benefícios fiscais da Lei do Bem, captação de recursos, gestão e priorização de portfólio para inovação, e na avaliação de modelos jurídicos para estruturação áreas dedicadas a P&D, nos mais diversos. Possui experiência também na elaboração de pareceres na área fiscal e tributária acerca da utilização dos incentivos à inovação e também de outros temas da área tributária e empresarial. Participou da coordenação e elaboração do livro “Lei do Bem: Como alavancar a inovação com a utilização dos incentivos fiscais”. Também é coautora do livro “Fomento à Inovação: da ideia ao recurso”.  Atuou como professora do MBA em Business Innovation da FIAP e da pós-graduação de Gestão Fiscal e Tributária da PUC-MG. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos, possui especialização em Direito Tributário pela Faculdade de Direito Milton Campos.

Image module

Maria Márcia Caldas

Mandato: 2022-2024

Diretora R&E LAO da Kimberly-Clark. Atual Head de Pesquisa e Desenvolvimento para a América Latina na Kimberly-Clark, Maria Márcia Caldas é graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, com 18 anos de experiência em Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos de bens de consumo. A executiva é direcionada para o desenho da estratégia futura de desenvolvimento de produto com foco em inovação, na base sólida do entendimento do consumidor e nas tendências de mercado, com passagem em empresas como a Johnson & Johnson.

Image module

Ricardo Cardoso Costa Boclin

Mandato: 2022-2024

Diretor Técnico e Jurídico da Clarke Modet. Propriedade Intelectual, engenheiro mecânico e advogado atuando há mais de 20 anos na área de propriedade intelectual, em especial no processamento administrativo de patentes e desenhos industriais bem como no desenvolvimento de estratégias para a melhor proteção de ativos de propriedade intelectual de brasileiros e estrangeiros no Brasil e no exterior. Líder do Comitê de Propriedade Intelectual da ANPEI – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras, Diretor Conselheiro da ABPI – Associação Brasileira da Propriedade Intelectual e também Diretor da ABAPI – Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial.

Image module

Rony Sato

Mandato: 2022-2024

Gerente de Tecnologia e Inovação da BASF S.A. .É Engenheiro Químico, com Mestrado em Biotecnologia e MBA em Administração Industrial e Gestão de Tecnologias de Inovação. Sua posição atual é Gerente de Tecnologia e Inovação da BASF S.A. tendo 18 anos de experiência em gestão da inovação, consultoria de gestão, desenvolvimento de novos negócios, engenharia de projetos, síntese de produção, transferência tecnológica e laboratório de desenvolvimento de processos em diversas áreas como soluções agrícolas, corantes têxteis e refino de açúcar. Ele passou 5 anos pesquisando adjuvantes de vacinas no Centro de Desenvolvimento de Biotecnologia do Instituto Butantã.

Conselho Fiscal

Image module

Cristiane de Almeida

Membro Suplente

Especialista de normas e práticas contábeis na Braskem. Formanda em Ciências Contábeis, tem especialização na área de finanças pelo Insper e mestrado em contabilidade pela FEA-USP.
Atua como especialista em normas e práticas contábeis na Braskem e professora assistente de Contabilidade nos cursos de graduação e MBA no Insper. Nos últimos anos atuou em empresas do setor de comercialização de energia, auditoria contábil e automotivo.

Image module

Douglas Benitez Ramos

Membro Efetivo

Controlador Regional da América do Sul na 3M. Formado em Ciências Econômicas pela Unicamp (2000), com Especialização em Gestão e Estratégia de Empresas pela Unicamp (2002), Especialização em Diplomacia Econômica também pela Unicamp (2005) e com MBA Executivo Internacional pelo FIA (2011).

Ingressou na 3M em 1999 como estagiário e como funcionário no 2000. Ao longo destes 20 anos exerceu diferentes funções dentro de Finanças, incluindo três expatriações, sendo a primeira nos EUA (2007 – 2009) como Especialista em Planejamento Financeiro, a segunda no México (2012 – 2014) como Gerente Regional de Auditoria Interna e terceira no Peru (2015 – 2019) como Diretor Financeiro para Região Andina. Atualmente é  Controlador para América do Sul com sede no Brasil. Foi Presidente do Comitê de Finanças da Amcham Peru (2017-2018) e desde 2020 é membro do Conselho Fiscal da ANPEI.

Image module

Luis Cláudio Silva Frade

Membro Efetivo

Presidente do Comite de Auditoria no Enrich in Lac. Experiência Profissional: Mais de 33 anos de experiência na área de P&D e Inovação trabalhando em diversas unidades da Eletronorte e da Eletrobras. Foi Diretor da Anpei e participou vários Conselhos de Administração, Consultivo e Fiscal (Previnorte, CIGRÉ-Brasil e CEEAC). Atualmente está presidente do Conselho Fiscal do Enrich in LAC, Presidente do Conselho Administrativo do CTSMART, Membro do Conselho da Katerva. Também foi jurado da I e II Olimpíada de Inovação da Eletrobras e é investidor anjo pela Anjos do Brasil.

Formação Acadêmica: Engenheiro Eletricista e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará, Especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica no Setor de Energia Elétrica pela UNICAMP, em Gestão da Regulação para o Setor Elétrico pela FGV e MBA Executivo Empresarial pela Fundação Dom Cabral e pela AMANA-KEY.

Image module

Paulo Sérgio do Amaral

Membro Suplente

Superintendente Executivo Empresarial de São Paulo da Caixa Econômica Federal. Paulo é formado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Goiás, com MBA em Finanças Empresariais pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Gestão Empresarial pela INPG.

Image module

Walter M. Machado de Barros

Membro Efetivo

Formado em economia e contabilidade, Walter possui formação financeira pelo Business Training Course (BTC), programa internacional da General Electric, e é especialista em Mediação e Arbitragem com registro no Conselho Regional de Economia. Ainda, possui certificação no programa de Desenvolvimento de Conselheiros pela Fundação Dom Cabral. Sócio da WMB Consultoria de Gestão, atua como membro presidente do Conselho Fiscal do Centro de Imagem Diagnóstico S.A. (ALLIAR); membro Efetivo dos Comitês de Auditoria e de Remuneração da Desenvolve SP Agência de Fomento do Estado de São Paulo S.A; membro Efetivo do Comitê de Auditoria do China Construction Bank (Brasil) Banco Múltiplo S.A. – CCB Bank; membro Efetivo do Conselho Fiscal do SEBRAE NACIONAL (Brasília); membro do Conselho Consultivo do IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças; membro do Conselho Consultivo do IBREI – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais e membro Convidado do ACI – Audit Committe Institute, da KMPG Auditores Independentes.

Image module

Wellington Yogi

Membro Suplente

CFO Executivo de Finanças no Instituto Eldorado. Executivo Administrativo Financeiro com atuação na gestão das áreas decontroladoria, fiscal, custos e preços, tesouraria, departamento pessoal, contabilidadenacional e internacional, tecnologia da informação, segurança da informação, logística,suprimentos, infraestrutura, excelência operacional, compliance e jurídico, além deprojetos de start up no Brasil.Formado em Ciências Contábeis, Especialista em Gestão de Empresas e MBA em GetãoFinanceira, Controladoria e Auditoria atuou como head de finanças em grandesempresas como MBCC Group (Basf), Atech, Embraer e Lear Corporation.Atualmente é oCFO do Instituto de Pesquisas Eldorado(ICT Privado – Instituto de Ciência e Tecnologia) que atua nasáreas de software, hardware, microeletrônica, ensaios e testes, educação e consultoria, criando e executando projetos esoluções com foco em tecnologia e inovação. Com a sede em Campinas, conta também com os sites em Manaus, Brasília ePorto Alegre),responsável por todas atividades financeiras (FP&A, Contabilidade, Tesouraria, Cobranças, Segurose M&A) assim como a estratégia financeira de curto e longo prazo. Forte negociação com bancos e órgãos defomentos (Finep, Fapesp, Embrapii, Lei do Bem, Lei de Informática, ANP e Aneel).Estatutário e possui o curso deConselho Fiscal na Prática pelo IBGC.

Diretora-Presidente da diretoria executiva

Image module

Marcela Flores

marcela@anpei.org.br

Atual Diretora-Presidente da diretoria executiva da ANPEI, Marcela acumula amplo conhecimento em inovação, desde gestão a articulação de políticas públicas, passando por inovação aberta, fomento e propriedade intelectual. Formada em Administração de Empresas, Marcela também tem experiência em relações internacionais bilaterais e controladoria, com passagem em empresas como a Neogrid. Também representa a ANPEI como membro suplente no Conselho de Administração da Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos e Conselho superior da FAPESC.