18/10/2016
No dia 9 de novembro ocorrerá a 8ª edição do Dia da Engenharia Brasil-Alemanha, uma realização da VDI-Brasil, que conta com apoio da Anpei. O evento acontecerá no SENAC Santo Amaro, em São Paulo, e terá como tema “Engenheiro 4.0 na Transformação Digital”.
O evento aguarda público de 500 pessoas, entre engenheiros, empresários, presidentes e diretores de grandes empresas, representantes de associações e entidades de classe, políticos, acadêmicos, imprensa e demais interessados na engenharia.
O Dia da Engenharia Brasil-Alemanha contará ainda com a entrega do 2º Prêmio VDI Brasil – Engenheiro 2016 e o coquetel de comemoração dos 60 anos da VDI-Brasil.
As inscrições devem ser realizadas através do site http://www.vdibrasil.com/eventos/dia-da-engenharia-2016/. Os associados Anpei têm 10% de desconto nas inscrições, basta selecionar a opção de Associado de Apoiador.
Indústria 4.0 no Brasil
A Digitalização da Indústria é a premissa da 4ª revolução industrial e, na opinião de especialistas, trata-se de uma abordagem estratégica para a integração de sistemas avançados de controle, com tecnologia de internet que permite a comunicação entre pessoas, produtos e sistemas complexos. “A Indústria 4.0 surgiu na Alemanha em 2011 como resposta à competitividade global. O governo federal alemão apoiou a ideia, anunciando que o programa ‘Industrie 4.0’ será uma parte integrante de suas ações de alta tecnologia para a Alemanha 2020, iniciativa que visa à liderança da inovação tecnológica”, conta Celso Placeres, Diretor de Engenharia de Manufatura da Volkswagen.
Ralf Dreckmann, vice-presidente sênior e presidente das Américas da Voith Turbo, analisa que aproximar o Brasil deste cenário de inovação tecnológica é um elemento fundamental para contribuir com a digitalização dos processos industriais no país. “A VDI é uma associação acadêmica técnica alemã centenária, que sempre fez o papel de dar impulsos para novas tecnologias e para soluções técnicas que melhoram a qualidade de vida, o meio ambiente e, especialmente, despertam a prosperidade dos conhecimentos desta nova lógica de produção”, ressalta.
Para Placeres, no Brasil, a incorporação dos conceitos da Indústria 4.0 é essencial para o aumento da competitividade da indústria nacional no médio e longo prazo. “Em alguns países, estes novos conceitos se tornam realidade a partir dos esforços e iniciativas de universidades e grupos empresariais ligados ao desenvolvimento tecnológico, como a VDI-Brasil, além do apoio dos governos locais”, comenta.
Com isso, é notável que o investimento em inovação e em educação é a fonte de mudança no cenário brasileiro, inclusive para promover a compreensão do que é a digitalização da Indústria 4.0. “Sem dúvida, o caminho para o Brasil é desafiador, mas existem significativas oportunidades nesse campo e o que precisa ser garantido são recursos suficientes para participar dessa competição em manufatura avançada”, conclui Ralf Dreckmann.
Confira a programação:
8h: Credenciamento e welcome-coffee
8h30: INTRO I – A digitalização da economia
8h55: INTRO II – A indústria 4.0
9h30: PAINEL I – Processos e instrumentos da indústria 4.0
9h30: PAINEL II – Formação e transformação do Engenheiro 4.0
12h30: Almoço
13h30 PAINEL III – Formação e transformação do Engenheiro 4.0
13h45: PALESTRA I – a indústria do futuro e o futuro da indústria no Brasil
14h10: REFERÊNCIA NACIONAL – A digitalização da agroeconomia
14h20: PALESTRA II – o estado da arte da indústria 4.0
14h45: ROUND-TABLE I – indústria 4.0: o que significa para mim?
15h50: Coffee-break
16h10: PITCH – report do painel “Formação e transformação do Engenheiro 4.0″
16h30: STRESS TEST – Brasil: qual o tamanho do salto para chegarmos a 4.0?
17h20: ROUND-TABLE II – do conceito à realidade
18h25: Encerramento
18h30: Coquetel comemorativo – 60 anos VDI Brasil
(VDI Brasil)