O conhecimento produzido nas universidades e instituições de pesquisa do mundo todo costuma ser explícito em artigos ou papers, no jargão acadêmico que descrevem, em um exemplo simplista, como andar de bicicleta. Já o conhecimento gerado nas empresas como, seguindo a analogia, pegar a bicicleta e sair andando, geralmente não é registrado e expresso e, por isso mesmo, é classificado como conhecimento tácito. Para possibilitar que esse conhecimento seja revelado e compartilhado, a Anpei incentiva as empresas inovadoras a apresentarem suas experiências no desenvolvimento de novos produtos ou processos durante suas Conferências anuais sob a forma de estudos de casos ou cases, no jargão empresarial. Único foro existente no calendário de eventos voltados para a inovação tecnológica, a mostra de cases nas Conferências da Anpei permite o compartilhamento e a troca de experiências entre gestores de P, D&I por meio dos estudos apresentados. Distribuídos em sessões plenárias ou simultâneas da Conferência, a mostra desperta o interesse por parte tanto de quem os apresenta como do público, ávido por saber como as empresas conseguem transformar seus desenvolvimentos em inovações. Na Conferência de 2009 esperávamos receber 20 estudos de casos e recebemos 92, que foram enviados por 55 empresas e ICTs, conta o diretor da Anpei e coordenador-geral da Conferência, Mario Eduardo Barra. Foram aprovados 64 cases, mas pelas limitações de tempo e de espaço, conseguimos viabilizar a apresentação de 46 deles. Todos os aprovados foram incluídos nos anais do evento, informa. Call for cases Os casos são selecionados para apresentação nas Conferências da Anpei de acordo com procedimentos semelhantes aos adotados pela academia. Tal como a call for papers ou chamada para artigos feita pelas instituições universitárias para a escolha de trabalhos a serem apresentados em congressos ou para publicação em revistas científicas, a Anpei promove uma call for cases chamada para casos para convidar os interessados a apresentarem estudos de caso em sua Conferência anual. A chamada de casos para X Conferência, que será realizada de 26 a 28 de abril de 2010 na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba, foi lançada no início de novembro e estará disponível no site do evento. No comunicado, que já foi enviado para as empresas e instituições de C,T&I associadas à Anpei e será remetido por e-mail aos não associados, estão detalhados todos os procedimentos para orientar os interessados a submeterem suas propostas de casos para apresentação. Eles deverão focalizar os temas escolhidos para a X Conferência Cooperação para Inovação Sustentável , que, na avaliação de Barra, são os três pilares sobre os quais as empresas inovadoras vêm construindo o seu futuro. Sem inovação não há sustentabilidade e para haver sustentabilidade é preciso ter inovação, diz o coordenador do evento. Por outro lado, cabe às empresas compartilharem seus conhecimentos seja internamente, com seus colaboradores, por meio da construção de redes internas ou estimulando a construção de um ambiente inovador, ou externamente, com o mercado, por meio de redes abertas e da prática da open innovation. O título da Conferência reflete o imbricamento desses três conceitos, explica. Entre os critérios que serão usados para avaliação das propostas para a apresentação dos casos estão o enquadramento em um dos três temas inovação, cooperação ou sustentabilidade , e sua abrangência, que deverá refletir a visão externa ou interna dos autores. Os trabalhos serão enquadrados em um dos sextantes criados pelo comitê técnico para auxiliar os autores a contextualizarem suas apresentações. Os resumos deverão ser encaminhados até 15 de fevereiro ao comitê técnico da X Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, que garante sigilo absoluto durante o processo de avaliação. O objetivo dos organizadores é que a apresentação dos cases não fiquem limitados à Conferência. Vamos tentar fazer com que eles sejam compartilhados de alguma forma, como por meio de redes, após a sua apresentação, antecipa Barra.

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