01/11/2016
A aceleradora de empresas Liga Ventures oficializou, em 26/10, a criação da Liga AutoTech, plataforma de inovação aberta que vai acelerar startups em conjunto com grandes empresas dos setores de mobilidade, transporte, logística e automobilístico. A iniciativa contará com cinco parceiros corporativos, e o primeiro a aderir ao programa é a Mercedes-Benz, associada Anpei.
O anúncio foi feito no Corporate Venture in Brasil: Automotivo, realizado pela Apex-Brasil em parceria com a Anpei. O principal objetivo da plataforma é conectar grandes empresas a startups de tecnologia para que explorem oportunidades de negócio em conjunto.
Serão selecionadas de dez a 15 startups por ano, em temas definidos pelos parceiros corporativos, tais como: veículos e frotas conectadas, big data, telemática, V2X, V2I, V2V, transporte multimodal, propriedade compartilhada, logística, experiência do consumidor, segurança, entre outros.
As startups passarão por um programa de aceleração de quatro meses em São Paulo. Durante esse período, vão ter acesso a grandes empresas e executivos do setor, com quem poderão explorar sinergias e oportunidades de negócio, a rede de mentores da Liga Ventures e o amplo networking com potenciais parceiros e investidores.
A Liga AutoTech cria um ecossistema que foca em compreender e antecipar as rápidas mudanças que impactam o setor e aproximar as grandes empresas das startups mais inovadoras do segmento. Além do programa de aceleração, a plataforma promoverá eventos sobre inovação do setor, relacionamento com startups brasileiras e internacionais, e a criação de um processo estruturado para gerar inteligência sobre o segmento.
Para o diretor da Liga Ventures, Rogério Tamassia, o programa é um marco para o ecossistema brasileiro de inovação, em especial para o setor automotivo, por envolver cinco grandes players do mercado e startups, o que poderá gerar negócios e soluções. “Vemos inovação disruptiva o todo tempo no exterior, mas o Brasil inova pouco em tecnologia. Temos um grande capital que é a criatividade e também um mercado enorme, que é o segundo da Mercedes em caminhões, com características singulares que podem fazer as inovações em modelos de negócios desenvolvidas aqui ganharem o mundo”.
A abertura da chamada de startups para o 1° ciclo de aceleração da Liga AutoTech está prevista para janeiro de 2017. Para mais informações, acesse http://liga.ventures/autotech.
(Agência Gestão CT&i, com informações da Apex-Brasil)