Para apoiar e fomentar a cultura da inovação nas empresas de micro e pequeno porte, o Sebrae em Goiás lança, nesta quarta-feira (19), a segunda etapa do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI). A expectativa para essa nova fase é atingir mais de mil empreendimentos dos segmentos de construção civil, indústria de móveis, cosméticos, supermercados e confecções com formação multidisciplinar. Durante a primeira etapa, que durou dois anos, o ALI atendeu, por meio de 20 agentes, aproximadamente 700 empresas nesses quatro segmentos. As empresas dos segmentos de alimentação, saúde, beleza e confecções de todo estado poderão se inscrever para a nova fase do programa a partir do dia 20 de outubro, na sede em Goiânia ou em qualquer escritório regional do Sebrae em Goiás. De acordo com o diretor Técnico do Sebrae-Goiás, Wanderson Portugal, a ação, que integra o Mês da Micro e Pequena Empresa (MPE), tem o objetivo de fortalecer as MPE, tornando-as cada vez mais competitivas. Os ALI realizam visitas periódicas às micro e pequenas empresas cadastradas para interagir com os empresários e orientá-los com dicas sobre inovação. Esse acompanhamento é feito durante pelo menos um ano e pode se estender por mais outro. Os agentes são profissionais recém-formados (com até três anos de graduação) de diversas áreas, como Administração, Ciências Contáveis, Economia, Gestão de Negócios, entre outras. O serviço prestado pelo agente é totalmente gratuito. Ele levanta as necessidades, orienta e sugere soluções que o empresário pode adotar. O empresário arca apenas com os custos de aquisição e implantação dessas inovações. Durante todo o período de atendimento, do primeiro contato à superação do problema do cliente, o agente acompanha a eficácia da solução proposta. Além disso, ele verifica quais instituições no mercado podem aproximar o empresário das empresas de consultoria ou instituições de ciência e tecnologia. Segundo a Agente Local de Inovação, Camila da Costa Machado, a Casa Chique Móveis e Decorações, em Aparecida de Goiânia, é um exemplo de sucesso. Entre as ações propostas pela ALI, o proprietário Salvador Soares da Rocha implantou um software de gestão, adquiriu ponto eletrônico, personalizou os veículos da empresa e participou da feira internacional Brasil Móveis. Ele também investiu em cursos para seus colaboradores, realizou publicidade na internet entre outras ações internas. (Com informações da Agência Sebrae de Notícias)

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