No último dia 4 de novembro, a Anpei reuniu cerca de 50 pessoas no Terracota Coworking, em Campinas SP, para apresentar o seu novo plano de comunicação, que terá início no ano que vem e foi elaborado a partir do planejamento estratégico realizado pela Associação. Antes da apresentação do programa, denominado Comunicação 4.0, o evento contou com a palestra exclusiva de Bobby Amiri, diretor da aceleradora americana GSVlabs, que pertence ao Global Silicon Valley Group (GSVG/GSVLabs), sediado nos Estados Unidos. Na ocasião, Amiri, que também contou um pouco sobre a história do Vale do Silício, apresentou o GSVLabs aos participantes, deu dicas para as startups brasileiras sobre o mercado norte-americano e abordou temas como grandes ideias de investimentos, capital de risco dinâmico e modelos de inovação. Já estive algumas vezes no Brasil. Quando cheguei, não falava nada em português, mas logo percebi que precisava aprender, porque sabia que o mercado brasileiro, assim como o de toda América Latina, era muito importante. O Brasil tem muitas empresas boas e vários talentos, ressaltou Amiri sobre o país. Em momentos de crise, a inovação, com foco na ação e na comunicação efetiva, pode ser um diferencial. Então, o Bobby veio para desmistificar o Silicon Valley e orientar as startups brasileiras a captar empresas e aceleradoras corporativas e a montar seus fundos. Cidades como Campinas, por exemplo, têm um ecossistema dinâmico, composto por associações de startups, espaços de coworking, aceleradoras, fundos de investimento, grandes empresas e importantes centros de pesquisa, disse Taíla Lemos, diretora da Anpei e mediadora do evento. Em seguida, Gerson Pinto, presidente da Anpei, deu início a apresentação do plano de comunicação da Associação. Após a exposição dos valores e da missão da instituição – única associação brasileira multisetorial e independente que reúne os principais profissionais que praticam inovação ancorada em tecnologia e geração de negócios de alto valor agregado – Gerson apresentou o novo logo da Anpei aos presentes. Valores como buscar temas na fronteira do conhecimento, disseminar inteligência, ter alta capacidade prática, acelerar a curva de aprendizado e influenciar o Sistema Nacional de Inovação foram ilustrados em um vídeo institucional produzido pela equipe de comunicação da Associação.
Legenda: Nova marca da Anpei entrará em vigor a partir de 2016, junto com a reformulação de seu site. Na foto, Gerson apresenta um preview da marca e suas submarcas para os programas estratégicos da Associação Pensamos em ampliar a nossa comunicação tanto dentro das empresas quanto com o governo e a sociedade. Então, trabalhamos nessa nova marca da Anpei, com a qual buscamos carregar um aspecto global, arrojado, ousado, integrado, de confiança e identidade, para posicionarmos o Brasil como protagonista global, disse Gerson Pinto ao apresentar a nova marca da Associação. Em seguida, os participantes puderam conversar e se conhecer melhor durante o momento de networking. A organização do evento foi realizada pelo Corporate Garage, grupo da Anpei que trabalha com temas de inovação aberta e relação entre grandes corporações e startups. Dentre os apoiadores estavam a Prefeitura de Campinas, Baita, GSVLabs, Campinas.com.br, Inova Unicamp, Terracota Coworking, Associação Campinas Startups, Inventta, Unicamp Ventures e Softex.
PrevMCTI explica novo processo de análise sobre uso da Lei do Bem03 outubro 2015NextRiscos de suspenção a Lei do Bem em plena crise13 outubro 2015