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Anpei elege nova diretoria em assembleia

3 de junho de 2013in ANPEInews 0 Comments 0 Likes

A Anpei realizou hoje, 3 de junho, a assembleia dos associados, na manhã do primeiro dia de realização da XIII Conferência Anpei, em Vitória, Espírito Santo. Foram eleitos sete diretores, que compõem metade do quadro da diretoria da associação: Luciana Hashiba, da Natura; Marli Elizabeth Ritter, da PUC-RS; Bruno Bragazza, da Robert Bosch; Franscico Pais, da Petrobras; Ronald Dauscha, da Siemens; Jaylton Ferreira, do Instituto Eldorado; Rafael Barbosa, da Top Automação. Além da eleição, o presidente da Anpei, Carlos Calmanovici, fez um balanço das atividades realizadas pela diretoria durante o ano de 2012. “Estou aqui como um porta voz, pois, na verdade, o balanço que estou apresentando é um trabalho de toda a diretoria e dos associados que se mobilizaram para termos os resultados apresentados hoje”, disse Calmanovici, ao abrir a assembleia. O Plano de Ações foi dividido em três eixos: Ações para o associado, institucionais e de comunicação interna e externa. Ações para associados – Como ações orientadas aos associados, Calmanovici destacou as atividades dos três Comitês Temáticos ativos da Anpei: Alta Performance na Gestão de Centros de P&D; Comitê de Gestão da Propriedade Intelectual; e Comitê Promovendo a Interação ICT-Empresas. Em 2012, os comitês fizeram um total de 24 reuniões, com 409 participações e mais de 1.200 horas de discussão e compartilhamento de práticas e experiências. Entre alguns dos desdobramentos do trabalho dos comitês, ele destacou a discussão sobre o Projeto de Lei (PL) 2177, que cria o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O debate inicial sobre o PL foi travado no âmbito do comitê Promovendo a Interação ICT-Empresas. As ponderações do grupo foram levadas a fóruns mais amplos de discussão, com a constituição de um grupo de trabalho envolvendo várias entidades do sistema de inovação, como Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fortec, Abipit, Consecti e Confap. O comitê que trata da gestão de propriedade intelectual também deu suporte à construção de uma agenda da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) sobre esse tema. Houve ainda o primeiro Encontro Especial dos Comitês Temáticos, na Finep, no Rio de Janeiro, que reuniu 60 integrantes dos três comitês. No balanço da última Conferência Anpei, realizada em Joinville, Calmonovici destacou o fato de o evento ter alcançado um novo patamar de participação, uma vez que foram 1.900 inscritos. Outra ação destacada no balanço foi a elaboração do EducAnpei, plataforma de formação continuada da Associação. “Evoluímos, montamos uma abordagem diferente, na qual, além da grade de cursos, trabalhamos em um modelo mais integrado, definindo rotas de formação de acordo com necessidade das empresas e dos profissionais”, explicou. Ele destacou ainda a parceria entre a Anpei e o Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) no processo de seleção para os cursos do Japan Patente Office (JPO). O escritório de propriedade intelectual japonês oferece cursos no Japão para a área de PI e tem parceria com o INPI, que pode indicar profissionais brasileiros para o processo seletivo. A Anpei participaria desta indicação. Ações institucionais – No eixo institucional, Calmanovici destacou que a Anpei fechou 2012 com 243 associados. Falou sobre a reunião do Conselho Superior da Anpei, que contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp. A Anpei apresentou ao ministro uma proposta de desoneração da folha de pesquisadores, uma forma de fomentar as atividades de inovação nas empresas. Além dos debates sobre o novo Código, que também são parte da atuação institucional da Anpei, ele citou o manifesto encabeçado pela Anpei e por outras entidades contra o corte orçamentário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a moção sobre os royalties do petróleo, no qual a entidade defendia um percentual fixo dos recursos para a área de inovação, e a participação da Anpei no processo de consulta pública sobre a anuência prévia para os pedidos de patentes em fármacos e medicamentos, que hoje deve ser concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As parcerias também foram apresentadas no balanço. Com o INPI, a Anpei estabeleceu uma colaboração para trabalhar nos conteúdos dos cursos de PI do EducAnpei e para fortalecer a cultura de proteção intelectual nas empresas. Na parceria com o Sebrae, foram realizadas oficinas piloto no Paraná, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Pernambuco sobre inovação, com foco nas micro e pequenas empresas. No âmbito internacional, foi formatada a World Federation of Innovation and Industrial Research Associations (W-Fira), que envolve seis associações regionais de apoio à inovação, do Brasil, Austrália, Europa, Japão, Coreia e EUA. A criação da entidade foi uma ideia da Anpei. A realização da Mesa Redonda Anpei-UK foi outra ação, que se desdobrou na preparação para uma missão de negócios que levou associados ao Reino Unido em 2013. Algumas representações institucionais também foram citadas, como a participação da Anpei no Conselho Consultivo da Finep, em fóruns do Sibratec, e do Plano Brasil Maior. “São representações importantes para garantir alinhamento e complementaridade das ações”, ressaltou. A Anpei também participou das discussões sobre a constituição da Empresa Brasileira de Inovação Industrial (Embrapii), disseminando o conceito para os associados. As três unidades participantes do projeto piloto – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e Senai Cimatec, da Bahia, são associados da Anpei, e várias das empresas que utilizam o sistema também – caso da BRF, Elekeiroz e Oxiteno, por exemplo. A Anpei participou ainda da Agenda MEI, ampliando a aproximação com a CNI. Levou as recomendações da Carta de Joinville, documento final da XII Conferência Anpei, ao ministro Raupp. Em governança, a Anpei trabalhou em 2012 na nova plataforma de tecnologia da informação integrada, que abrange o novo portal Anpei, a rede social, e os mecanismos digitais de gestão de projetos/processos. Por fim, Calmanovici destacou o lançamento do “Guia de Boas Práticas para a Interação ICT-Empresas”, um produto do comitê temático que trata da interação ICT empresa, lançado na XII Conferência. Ações de comunicação – No eixo Comunicação, o balanço mostra que o NotiAnpei, boletim eletrônico semanal de notícias sobre inovação, atingiu a casa de mais de 12 mil assinantes. O jornal Engenhar teve seis edições, cada uma com tiragem de 3.500 exemplares. Também foi feita a parceria com o jornal Valor Econômico, que publicou um encarte especial sobre inovação na ocasião da XII Conferência Anpei. Por fim, coube ao secretário executivo da entidade, Naldo Dantas, apresentar o balanço do exercício de 2012 e as conclusões do trabalho de auditoria. O balanço de atividades foi aprovado. As contas do exercício de 2012 da Anpei foram apresentadas e aprovadas pela assembleia. A auditoria concentrou seus esforços de análise na área trabalhista, elogiou a governança e relatou ao Conselho Fiscal o amadurecimento da administração da Anpei. Também identificou aperfeiçoamentos, como converter os contratos com pessoas jurídicas para o regime CLT, controles adequados, seguindo regras contáveis. As contas foram aprovadas pela assembleia. Ao final da assembleia, foi dada a palavra para os associados. Martin Izarra, diretor da Anpei, fez uma interferência, chamando atenção para a necessidade de a Anpei fazer uma reflexão sobre sua atuação e estratégia, e também para a ampliação da participação do associado na definição de sua agenda. Ele também falou sobre os problemas relacionados às cadeias produtivas, em que as grandes empresas estão avançando com velocidade diferente das médias e pequenas. Para ele, é fundamental a Anpei atuar fortemente no sentido de apoiar as companhias de menor porte.

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