A qualidade do serviço de atendimento às empresas das agências de fomento à ciência, tecnologia e inovação está sendo avaliada por um conjunto de firmas que costumam recorrer a essas instituições para obterem crédito para o desenvolvimento de novos produtos e processos. A Anpei está realizando uma enquete entre seus associados sobre como avaliam os processos de aprovação e liberação de recursos de instituições como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A pesquisa foi iniciada no final de dezembro com o envio de um comunicado a todos os associados sobre os objetivos da enquete e a disponibilização na internet de um formulário eletrônico. As respostas das questões objetivas contidas no formulário, como em que aspecto o atendimento da agência precisa ser melhorado, indicará se os programas governamentais de apoio à inovação estão atendendo às expectativas e necessidades das empresas e quais pontos precisam ser ajustados. A ideia é que a enquete seja apenas uma simples pesquisa de opinião, sem validade estatística, diz o secretário executivo da Anpei, Olívio Ávila. De acordo com ele, os resultados do trabalho serão apresentados à Finep e ao BNDES para dar subsídios para a melhoria da qualidade de seus serviços de atendimento às empresas e estimular mais firmas a utilizarem os recursos que disponibilizam. A própria direção do BNDES solicitou a colaboração da Anpei para ajudar a melhorar o relacionamento da instituição com os nossos associados. E isso será feito com os resultados da enquete, conta Ávila. A expectativa da Anpei é que os resultados da pesquisa sejam conhecidos até o início de fevereiro.

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