Por Mario Eduardo Barra* A quinta edição da Inovatec (Feira de Inovação Tecnológica), realizada em Belo Horizonte, entre 6 e 9 de outubro, reuniu um público estimado em 11 mil visitantes interagindo com empresas associadas da Anpei e instituições parceiras, assim como com pesquisadores, inventores, órgãos púbicos, instituições de ensino e pesquisa e empresários em geral para troca de experiências, transferência de tecnologia e fomento à inovação e empreendedorismo. No estande Anpei foram realizadas apresentações diárias, bastante concorridas, sobre os mecanismos disponíveis de fomento à inovação, como parte do projeto Pró-Inova (Programa Nacional de Sensibilização e Mobilização para a Inovação). Compareceram técnicos do BNDES e da Finep, que apresentaram as linhas de financiamento à inovação dessas instituições; os incentivos fiscais da Lei do Bem; o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec); o programa de Recursos Humanos para Atividades Estratégicas (RHAE), bolsas de estudo oferecidas pelo CNPq; e o uso potencial de informações tecnológicas contidas nos documentos de patentes apresentado pelo INPI. No evento, foi lançado o “Guia Prático de Apoio à Inovação”, concebido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pela ANPEI, cujo objetivo é difundir informações sobre inovação e sensibilizar o empresariado para a importância da adoção de inovações. Como parte do evento, dia 8 de outubro foi celebrado como o Dia Anpei, com apresentação de casos concretos de sucesso dos investimentos em inovação, obtidos através de cooperações e foco em sustentabilidade. Com essa iniciativa, a Associação realizou o proposto em sua ultima Conferência anual, realizada em Porto Alegre, quando decidiu dar divulgação a esses conceitos de inovação e sustentabilidade, atendendo aos pedidos de replicação dos estudos de caso em outras cidades brasileiras… Vários associados apresentaram seus depoimentos, como o detalhamento do novo modelo Usiminas de gestão de pesquisa e desenvolvimento e os resultados concretos obtidos. Num viés parecido, a Natura mostrou sua evolução nos relacionamentos em open innovation e a concretização dos resultados de pesquisa que sinalizaram as melhores formas de cooperação academia-empresa. Braskem, Bosch, Ciser, Embraco, Whirlpool, Fiat, Fosfértil, Pirelli e Rhodia demonstraram o elevado grau de maturidade atingido pelos gestores da função P&D na visão global do binômio inovação-sustentabilidade com respeito ao meio ambiente, através de processos não poluidores da Fosfértil e as novas rotas de obtenção de plásticos a partir de insumo renovável, o plástico verde da Braskem. Pneus Pirelli mais leves e de baixa resistência à rolagem, o sistema FlexStart para partida à frio nos veículos que usam o álcool como combustível, ganhador do premio de melhor invenção dentro de toda corporação Bosch, o uso de energia elétrica nos carros Fiat, representando o viés voltado para conservação e uso racional de energia. Ficou claro também o novo horizonte garimpado nas interfaces das áreas do conhecimento, como a combinação de fio de nylon com nanocompositos com poderes terapêuticos do fio Emana-Rhodia e os elementos de fixação inteligentes Ciser que mudam a cor do recobrimento do aço conforme a temperatura ou a pressão. A Embraco apresentou mini-compressores que podem ser usados em roupas especiais e, também, condicionadores de ar para caminhão e compressores que usam o próprio dióxido de carbono como fluido refrigerante, produtos especialmente concebidos para cada aplicação. A Whirlpool mostrou uma nova visão da interação entre inovações e design e a aposta que a empresa vem fazendo para atender de forma efetiva desejos além das necessidades dos consumidores, num enfoque semelhante ao da Embraco. Como comentado durante as apresentações, foi registrada uma nova dimensão na prática de abertura do leque das participações em redes e interação junto aos fornecedores e clientes além de universidades e institutos pelas empresas. Na maioria das apresentações, como da Bosch, Pirelli e Ciser, e em especial da Whirlpool, os gestores de P&D demonstraram como as empresas vêm sondando os desejos e necessidades para o melhor atendimento dos consumidores no tripé imagem/marca/produto. Essa tendência ficou consubstanciada na apresentação da nova pesquisa para concepção do novo Carro Elétrico Conceito Fiat, através da sondagem dos desejos dos usuários. Essa tendência já prenuncia os temas da próxima X Conferencia Anpei, que ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de abril de 2010, em Curitiba, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná anote em sua agenda. A Inovatec é uma promoção da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) de Minas Gerais. A Anpei teve a honra de iniciar e concluir seu dia de trabalho com a presença do secretário Alberto Portugal, juntamente com a presidente da Anpei Maria Ângela Barros. (*Membro da diretoria da ANPEI e coordenador da participação da Anpei na Inovatec.)

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