14/12/2016
Nos dias cinco e seis de dezembro, Lygia Magacho, representante da Anpei no Rio de Janeiro, participou do evento “Impactos da Inovação nos Pequenos Negócios”, realizado pelo Sebrae no Instituto Dannemann Siemsen.
Na terça-feira, 6/12, Lygia esteve presente no painel “O que é necessário para os pequenos negócios conseguirem inovar?”, falando sobre as plataformas que auxiliam a inovação nas empresas.
Anpei
Dentre seus programas estratégicos, a Anpei – única associação brasileira multisetorial e independente que reúne os principais profissionais que praticam inovação ancorada em tecnologia e geração de negócios de alto valor agregado – conta com a Plataforma iTec, que incentiva a inovação aberta nas organizações, e com o Anpei Exchange, que acelera o know how de gestão da inovação das empresas, utilizando casos de sucesso das organizações mais inovadoras do Brasil.
Com mais de 250 empresas inovadoras associadas e com o objetivo de transformar o ecossistema de inovação para posicionar o Brasil como protagonista global, a Anpei está sempre em busca de temas de fronteira da inovação, dissemina inteligência e capacidade prática em sua rede, acelera a curva de aprendizado de organizações e influencia o Sistema Nacional de Inovação (SNI).
Anpei Exchange
Após uma breve apresentação sobre a Associação, Lygia navegou pela plataforma digital do Anpei Exchange – novo programa de compartilhamento de conhecimento em gestão da inovação que já conta com cerca de 140 práticas cadastradas, das quais mais de 60 já estão detalhadas.
O conteúdo gerado pode ser conferido pelo portal http://www.anpeiexchange.com.br.
Trata-se de uma base de conhecimento colaborativa, na qual são inseridas as melhores práticas de gestão da inovação realizadas pelas empresas associadas à Anpei.
A Associação convidou empresas reconhecidas como referência nacional em inovação para participar deste projeto. A primeira onda de empresas âncoras é composta pela Weg, pelo Grupo Fleury, pela Braskem, pela Natura e pela Gomes da Costa. Elas estão compartilhando suas experiências na forma de boas práticas de gestão da inovação.
O Anpei Exchange também utiliza o conhecimento gerado nas reuniões dos Comitês temáticos da Anpei. Alguns participantes desses grupos atuam voluntariamente como curadores, trabalhando na descrição e na revisão das boas práticas que envolvem sua especialidade.
O conselho técnico do Anpei Exchange reúne um time de profissionais com notório conhecimento técnico e grande experiência prática em gestão da inovação. Seus representantes são Carlos Arruda, professor de inovação e competitividade na Fundação Dom Cabral; Jaene Tsutsui, diretora executiva médica e técnica do Grupo Fleury; Luiz Mello, gerente executivo de tecnologia da Vale e diretor presidente do Instituto Tecnológico Vale e Thomas Canova, diretor de P&D da Rhodia América Latina.
Plataforma iTec
No mesmo painel, Shirley Coutinho, da PUC Rio, executora do Programa iTec juntamente com a Anpei, apresentou a Plataforma para os participantes.
Trata-se de um ambiente de negócios virtual, gratuito, onde desafios e demandas tecnológicas empresariais encontram soluções ofertadas por outras empresas, startups, universidades e institutos de pesquisa. A Plataforma iTec tem o objetivo de promover o primeiro encontro virtual entre os potenciais parceiros, para o possível estabelecimento de parcerias e negócios tecnológicos para aumentar a competitividade das empresas e do país.
Desde o lançamento do Programa, em março de 2015, até outubro de 2016, foram registrados:
- Mais de 130 desafios postados na Plataforma;
- Mais de 700 soluções postadas;
- Mais de 800 notificações ou “encontros virtuais entre soluções e desafios;
- Mais de 2.000 usuários cadastrados;
- Mais de 50 empresas envolvidas;
- Mais de 30 empresas atendidas;
- Mais de 250.000 visualizações da página.
O Programa iTec é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comonicações (MCTIC) e tem a Anpei e a PUC-Rio como parceiras de execução. A iniciativa conta com um Comitê Técnico, composto pelas seguintes organizações: MCTIC, Anpei, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Senai, Sebrae, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), BNDES e Finep. São parceiros da iniciativa: Unesco Brasil, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Embrapa, Embrapii, INPI e CNPq.
Visite o site da Plataforma iTec: www.plataformaitec.com.br, conheça os desafios postados, proponha soluções tecnológicas a eles e utilize a ferramenta de inovação aberta para fomentar a inovação na sua empresa ou instituição.