Aprendendo a fazer P&D
Bionnovation é exemplo de pequena empresa que busca parcerias, inova e mostra resultados na industrialização de seus produtos
A Bionnovation, empresa desenvolvedora de produtos biomédicos foi o destaque de pequena empresa na V Conferência, realizada entre 11 e 13 de maio último, em Florianópolis . Aguedo Aragone, diretor Geral da empresa contou um pouco da trajetória na industrialização do resultado de P&D e a materialização da inovação para o mercado. Quando foi fundada, 1993, a empresa tinha outro nome: Künzel Brasil Ltda.
Um projeto acadêmico de três profissionais na área de Odontologia fez com que expressões como inovação, pesquisa e desenvolvimento, até então desconhecidas da equipe, fossem descobertas para dar seguimento com o projeto. A primeira mudança foi a mudança da razão social. Nascia a Bionnovation e com ela o desafio de promover a inovação e adequação da empresa. Uma das principais necessidades era a expansão do espaço físico e o aumento da competitividade.
Para tanto participou do Programa de mobilização tecnológica, da ANPEI, do Venture Fórum de capital de Risco da Finep. Aprendeu na prática como fazer P&D. Firmou parcerias com ANPEI; BNDES; CCDM/UFSCar; Fapesp; Finep; Ibap; Sebrae e Unicamp. A medida imediata sugerida para adequação do produto às normas de qualidade e segurança foi substituição da embalagem de vidro, que se quebravam no transporte tornando o manuseio perigoso.
Hoje a empresa realiza P&D, Inovação tecnológica e incentiva a formação de gestores para enfrentar o constante desafio na gestão de PD&I.