Sua empresa conhece e sabe utilizar os incentivos à inovação?
Para um número expressivo de empresas, a resposta é “não” – mesmo dentre aquelas que se dedicam habitualmente a atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Em uma pesquisa que aplicou durante sua VII Conferência, realizada de 4 a 6 de junho, em Salvador, Bahia, a Anpei constatou que 47% das empresas presentes ao evento desconhecem e/ou não sabem utilizar os incentivos previstos na Lei de Inovação e na Lei do Bem. Todavia, 73% delas se disseram interessadas em receber informações sobre essa legislação e 83% revelaram que querem utilizar seus benefícios.
Diante desse quadro – desconhecimento, de um lado; interesse de outro -, a Anpei vem mantendo uma iniciativa que possibilita às empresas alterar sua posição em relação ao tema. Desde o ano passado, cerca de 900 pessoas, entre profissionais, executivos e empresários, de vários Estados, assistiram ao workshop Como utilizar a legislação de incentivo à inovação tecnológica, organizado pela Anpei e ministrado em parceria com a Rocha Marques Assessoria Empresarial.
É mais um serviço da Associação, que tem como objetivo mostrar as oportunidades e os benefícios da nova legislação de incentivos à inovação e dos novos programas de apoio à P&D&I das agências de fomento Finep e BNDES. O serviço é gratuito para as associadas da Anpei. Para as empresas não associadas há uma política diferenciada para a realização do workshop, sendo feita uma análise caso a caso. Já foram realizados seminários in company em empresas como Companhia Vale do Rio Doce, Datasul, Dedini, Ericsson, Fiat, Johnson Diversey, Klabin, Magnoflux, Mahle Metal Leve, Vallée e V&M.
Sob demanda, a Anpei pode também organizar seminários para um número amplo de participantes, oriundos de várias empresas, como os que foram realizados em São Paulo, São José dos Campos, Florianópolis, Rio de Janeiro, Curitiba, Vitória, Goiânia e Porto Alegre.
Anderson Rossi, assistente da diretoria da Anpei, informa que, na avaliação dos participantes, os seminários têm superado as expectativas. “Tanto que a demanda continua e o trabalho terá prosseguimento no segundo semestre”, diz. Entre as empresas que já receberam os consultores, a iniciativa foi aprovada. “Foi muito bom para a nossa empresa”, diz Osvaldo Vieira, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Klabin, onde o workshop foi realizado no dia 13 de março. “Serviu para que tomássemos conhecimento de muitos benefícios que podemos vir a usar. Por isso, pretendemos dar continuidade e agendar novas reuniões”.
O supervisor de Planejamento da Fiat, Marcos Faria, classificou de muito proveitoso o evento realizado na sede da empresa, em Betim (MG), no dia 3 de maio. “Serviu para esclarecer muitas dúvidas do nosso pessoal das áreas financeira, jurídica e de planejamento, principalmente sobre a Lei do Bem”, diz. “As informações passadas poderão servir para que a Fiat venha usufruir de alguns benefícios dessa e de outras leis”. De acordo com Faria, a empresa vai continuar em contato com Anpei e eventualmente poderá realizar novos seminários.
As empresas – associadas ou não à Anpei – interessadas no workshop Como utilizar a legislação de incentivo à inovação tecnológica devem entrar em contato com a Associação pelo telefone (11) 3842-3533 ou pelo e-mail silvia@anpei.org.br.