Martelada à exaustão como uma grande prioridade, a inovação vem se tornando cada vez mais importante para as companhias que desejam crescer em um ambiente econômico desafiador. Para mapear essas empresas, o The Boston Consulting Group (BCG) consultou mais de 1,5 mil executivos sêniores no mundo, além de levantar dados sobre receita, margens de lucro e retorno dado aos acionistas ao longo do ano. O resultado não chegou a causar surpresas: no topo do ranking, a Apple abocanha a primeira posição desde 2005. O Google aparece logo em seguida desde 2006. Mas apesar do destaque conferido às empresas de tecnologia, indústrias de setores tradicionais responderam pela primeira vez por mais de 40% das indicações. O percentual é semelhante ao apresentado pela categoria tecnologia e telecomunicações em 2010, na última edição da pesquisa do BCG. As montadoras também não fizeram feio. Audi, General Motors, Kia, Nissan e Renault estão entre as dez empresas automotivas que integraram o time das 50 mais inovadoras. Onze nomes são de conglomeradores com atividades diversificadas, como Basf, DuPont e General Electric. Entre as companhias que mais subiram posições, destaque para o Facebook, que escalou 48 posições rumo ao 5º lugar geral. Na outra ponta da cadeia, as maiores quedas ficaram com Volkswagen (45ª mais inovadora) e o grupo indiano Tata (47ª posição). Ambos caíram 30 posições em relação à lista de 2010. (Com informações da Revista Exame)

Av. Prof. Almeida Prado, 532
Prédio 53 – Butantã – 05508-901
Comunicação: comunicacao@anpei.org.br
Gabriela – +55 11 98886-6581
relacionamento@anpei.org.br
© 2024 ANPEI - Todos os direitos reservados.