Associadas à Anpei ganham prêmio Finep na região Sudeste
Com um jato de pequeno porte que abriga uma série de virtudes, e um secador de cabelos que combate a caspa e a seborréia, a Embraer e a Nanox, respectivamente, conquistaram o Prêmio Finep de Inovação Tecnológica da região Sudeste. Ambas empresas são associadas à Anpei; a Embraer foi premiada na categoria Produto e a Nanox, na categoria Pequena Empresa.
As outras empresas que receberam o Prêmio no âmbito da região Sudeste foram a Orbital Engenharia, na categoria Processo, e o laboratório Cristália, como Média/Grande Empresa. O prêmio de melhor Instituição de C&T ficou com o Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural), enquanto o primeiro lugar na categoria Inovação Social coube à Embrapa Gado de Leite, de Minas Gerais.
A cerimônia de entrega dos troféus ocorreu na cidade de São Paulo, na sede do British Council, um dos patrocinadores do Prêmio FINEP. Agora, os seis vencedores do Sudeste vão disputar com as demais regiões do Brasil a etapa Nacional do Prêmio, que está prevista para o fim do ano, em Brasília. Do total de 732 propostas inscritas em todo o país, a Região Sudeste concorreu com 214.
Embraer – O avião de pequeno desenvolvido pela Embraer pode durar mais de 30 anos, economiza combustível, tem excelente desempenho em pistas molhadas, é fácil de pilotar e, ainda, possui características de design e conforto que o diferenciam dos concorrentes. Aliando a experiência em aviação comercial para a aviação executiva, a Embraer lançou, em maio de 2005, o Phenom 100, primeiro jato de porte pequeno da empresa.
O avião tem ciclo de vida de 35 mil pousos, independentemente da duração do vôo ou da distância percorrida. Estimando três pousos diários por ano, este período corresponderia a 32 anos de vida útil. Similares da categoria têm duração estimada em 15 mil pousos, aproximadamente 14 anos de vida. Esse diferencial do produto permite o uso extensivo em operações de táxi-aéreo, que têm intenso fluxo de vôos diários.
A utilização da fibra de carbono em 20% de sua estrutura deixa a aeronave mais leve e garante um consumo menor de combustível. O Phenom 100 é equipado com o freio anti-skid, similar ao ABS utilizado em automóveis, que possui sistema antitravamento das rodas, evitando o estouro dos pneus e a derrapagem, tornando a aeronave uma excelente opção para pouso em pistas molhadas.
Pode voar até 41 mil pés, mesma altitude utilizada em vôos de aviões comerciais. Percorre 2.146 quilômetros. Os concorrentes têm alcance de 1.850 quilômetros.
O jato da Embraer tem capacidade para oito ocupantes, incluindo dois pilotos. Como a cabine de controle permite o acesso às informações de maneira mais fácil, ele pode ser operado por apenas um piloto, liberando espaço para mais um passageiro.
Nanox – O secador de cabelos desenvolvido pela Nanox, empresa sediada em São Carlos (SP), protege os cabelos, diminuindo chances de caspa e seborréia. O Taiff Titanium é o primeiro secador que conta recursos da nanotecnologia. O Nanox Clean é um revestimento bactericida que, aplicado no secador, reduz a quantidade de bactérias e fungos, proporcionando um jato de ar mais puro. A tecnologia proporciona uma secagem mais eficiente e cabelos mais limpos.
A nanotecnologia é a ferramenta utilizada pela Nanox no desenvolvimento de seus produtos, como também é o diferencial das inovações geradas pela empresa, que investiu cerca de 90% do faturamento em P&D no ano passado. A Nanox desenvolve soluções por meio da síntese de óxidos e metais nanoestruturados. A nanotecnologia permite que superfícies de diversos tipos de materiais sejam beneficiadas pelos revestimentos desenvolvidos pela empresa, visando a melhoria de suas propriedades.
Outros produtos desenvolvidos pela empresa são o Nanox Barrier, que protege superfícies contra processos de corrosão e abrasão, especialmente em altas temperaturas, e o Nanox Hidrocell, um equipamento que possibilita sínteses especiais de nanopartículas com formas complexas.