Associadas da ANPEI se destacam no Prêmio Finep
Duas empresas e duas instituições de pesquisa associadas à ANPEI tiveram sua atuação reconhecida na oitava edição do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2005. A Braskem, do Rio Grande do Sul, venceu a etapa nacional do Prêmio na categoria “Processo”. A Pele Nova Biotecnologia, do Mato Grosso do Sul, a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), de Santa Catarina, e o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), do Rio de Janeiro, receberam menção honrosa nas categorias “Produto” e “Instituição de Ciência e Tecnologia” e “Inovação Social”, respectivamente. A cerimônia de entrega do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2005 ocorreu no dia 6 de dezembro, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
A Braskem conquistou o prêmio pelo desenvolvimento de um modelo de negócio, processo e equipamento de alta produtividade para a fabricação de copos descartáveis em polipropileno. A substituição do poliestireno por polipropileno apresenta uma série de vantagens para os transformadores, como maior resistência e transparência. Além disso, o custo do equipamento é cerca de um terço em relação ao similar importado. Esta é a segunda vez que a Braskem, que tem 13 plantas industriais espalhadas pelo Brasil, conquista o prêmio Finep, desde que foi criada há três anos. Em 2002, a empresa venceu na categoria Processo – região Sul, e em 2003, na categoria Produto – região Nordeste.
No caso da Pele Nova Biotecnologia, a empresa recebeu a menção honrosa por ter desenvolvido um curativo natural, chamado tecnicamente de “Biomembrana Natural para Regeneração Tecidual – BIOCURE”, que acelera a cicatrização de feridas crônicas e agudas. A Fundação Certi, por sua vez, criada há 21 anos para apoiar o setor produtivo no desenvolvimento de processos de inovação tecnológica, levou sua menção honrosa por sua atuação na área de metrologia, na qual é referência nacional. Anualmente, a Fundação atende mais de 500 empresas grandes, médias e pequenas de todo o País. Sua incubadora – Celta – já viabilizou mais de 900 planos de negócio. Por fim, o CETEM ganhou a honraria por ajudar o APL de pedras ornamentais do Estado do Rio de Janeiro a diminuir o impacto ambiental de suas atividades, além de dar condições para que as empresas sejam mais competitivas.