Talvez você já tenha visto a atriz Jessica Alba falando sobre sua nova empresa de comércio eletrônico, que vende artigos para bebês, ou Kim Kardashian anunciando sua loja de sapatos on-line. O homem por trás dessas empresas é Brian Lee, um advogado que se transformou em empresário com uma fórmula simples: o sucesso vem da associação de celebridades a um produto, sejam saltos agulha ou fraldas. Contratar um rosto famoso para representar uma marca é prática comum no marketing. Mas Lee usa a mídia social das celebridades e recentes inovações no e-commerce para vender coisas de novas maneiras. The Honest Company, a start-up de Alba que vende artigos ecologicamente corretos para bebês, levantou US$ 27 milhões com investidores. A ShoeDazzle, empresa de calçados de Kardashian, conseguiu US$ 66 milhões. O comércio eletrônico está mudando, pois os varejistas estão indo além da publicação de catálogos on-line e passaram a criar modelos empresariais para a web. A Associação Nacional de Capital de Risco dos EUA disse que os investidores aplicaram US$ 2,2 bilhões em novas empresas de e-commerce no ano passado, mais do que o triplo do valor do ano anterior e mais do que investiram desde o primeiro boom da internet, que criou a Amazon.com e o eBay. As empresas de Lee captam as últimas tendências, usando softwares para determinar o estilo dos clientes e eliminando intermediários ao criar produtos próprios para vendê-los diretamente. Na Honest, as clientes recebem lotes mensais de fraldas decoradas com âncoras ou corações, além de artigos como xampu e detergente, todos formulados para reduzir o uso de substâncias químicas. Alba teve a ideia, juntamente com Christopher Gavigan, ex-diretor da organização sem fins lucrativos Healthy Child Healthy World, e recorreu a Lee para a criação de um modelo de negócios. Quando a ShoeDazzle foi fundada em 2009, ela foi a primeira empresa de uma enxurrada de novatas de comércio eletrônico por assinatura. Os sapatos da marca, geralmente a US$ 39,95, são sugeridos com base em resultados de um teste respondido pelas clientes. Após passar por dificuldades neste ano, a ShoeDazzle mudou para um modelo sem assinatura, no qual as clientes acessam o site quando sentem vontade de comprar, em vez de receberem caixas mensais. Lee disse que a empresa chegará perto de US$ 110 milhões em faturamento neste ano e se tornará rentável no próximo. (Com informações do The New York Times)

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