BNDES cria novo fundo para inovação
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai investir R$ 80 milhões em negócios emergentes de pequenas e médias empresas inovadoras através do Programa de Capital Semente (Criatec). A estimativa é que pelo menos 50 empresas sejam beneficiadas nos próximos quatro anos.
As empresas selecionadas não terão que aportar contrapartida aos recursos investidos. Cada uma poderá receber até R$ 1,5 milhão. O BNDES assumirá uma porcentagem do negócio contratado. Os projetos contratados devem contemplar os seguintes setores: Tecnologia da Informação, Biotecnologia, Nanotecnologia, Alimentos, Fármacos, Agronegócios, Novos Materiais e Mecânica de Precisão.
A Antera Gestão de Recursos, no Rio de Janeiro, e o Instituto de Inovação, em Belo Horizonte, são as instituições que irão gerir os recursos do fundo. As empresas serão escolhidas por meio de gestores regionais instalados em seis cidades: Florianópolis, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Belém. As empresas devem estar localizadas a até 200 quilômetros desses municípios, considerados pelo programa como os pólos de maior inovação no país.
Os interessados em submeter propostas devem fazê-lo pelo site http://www.fundocriatec.com.br/acelere.php, na seção Envio de Oportunidade.