A Bosch apresentou no 21º Congresso SAE, realizado de 2 a 4 de outubro, em São Paulo, a evolução do sistema Start Stop. Agora é possível economizar combustível e reduzir as emissões de poluentes mesmo com o veículo em movimento, ressalta Rafael Borelli, chefe de marketing e produto da divisão Starter Motors and Generators da Robert Bosch. O Start Stop Avançado entra em operação quando a velocidade é menor que 20 quilômetros por hora, ou seja, o sistema entra em funcionamento antes da parada total do veículo. Isso é possível graças a uma função sincronizada que garante que os componentes trabalhem juntos em um processo de desaceleração. Em uma circunstância a qual há um semáforo fechado, por exemplo, o carro não precisa estar totalmente parado para o Start Stop funcionar. Abaixo de 20 km/h, o sistema desliga o motor e só religa quando o pedal da embreagem é acionado, mesmo com o veículo ainda em movimento, caso seja necessário, explica Borelli. Em uma situação real de trânsito, essa tecnologia permite uma economia de até 18% de combustível e emissões de CO2. A Bosch desenvolveu também o Start Stop Coasting, um sistema com função de partida sincronizada que permite que o motor desligue mesmo em alta velocidade (abaixo de 120 km/h), utilizando a energia cinética para mover o veículo. Em uma estrada, por exemplo, ao tirar o pé do acelerador o Start Stop Coasting entra em funcionamento desacoplando a transmissão e desligando o motor de combustão, isso proporciona um ganho de até 25% de economia de combustível e emissões de poluentes, diz Borelli. Outros diferenciais desse sistema são: repartida é imperceptível (basta acelerar), e todas as funções elétricas do veículo continuam em funcionamento, como a direção elétrica, rádio, ESP e ABS. (Com informações da Bosch)

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