O Buscapé Company grupo de 18 empresas com foco em comércio digital investiu em uma plataforma inteligente para integrar as informações armazenadas pelas empresas do grupo, ao contratar o IBM Cognos 10, para agilizar a elaboração dos relatórios, reduzindo em 80% o tempo, além de permitir a criação de novos produtos. Como o desafio da integração das informações era complexo, em função da diversidade de sistemas transacionais no grupo, a empresa procurou soluções de mercado que contassem com o respaldo de parceiros com histórico de experiência, consultoria e suporte para ter todas as ferramentas analíticas necessárias. Primeiramente, reuniram em um datamart os dados das áreas de comparação de preços, facilidade de pagamentos, distribuição de material publicitário e pesquisas. Com o projeto, conseguimos reduzir em 80% o tempo gasto gerando relatórios, com a vantagem de podermos modificá-los sem a ajuda da equipe de TI, diz Paulo Henrique Costa, gerente de Business Intelligence da Buscapé. Segundo o executivo, ao integrar as principais unidades à solução, o sistema tornou-se um organismo vivo, podendo ser facilmente alterado. A iniciativa acabou gerando, também, novas oportunidades de negócios, com o desenvolvimento de novos produtos a partir do uso inteligente das informações. É o caso do índice de preços FIPE, que mede a variação dos preços de bens de consumo comercializados na internet. Cada empresa do nosso grupo atua de forma independente, tendo seu próprio repositório de dados e sistema de inteligência. Resolvemos criar uma infraestrutura comum, capaz de fazer análises mais ricas para gerar tráfegos mais qualificados para nossos clientes e para o consumidor final, explica Costa. Dados já são considerados o novo recurso natural para empresas que precisam se diferenciar, crescer e sair à frente dos concorrentes. Big Data e Business Analytics estão sendo para as empresas o que a eletricidade, o vapor e o óleo significaram para a era industrial, um verdadeiro diferencial competitivo, diz Carlos Tunes, líder de soluções de SW para Business Analytics da IBM Brasil. Entre os benefícios alcançados com o projeto estão: acesso a informações confiáveis, no tempo e formato adequados para tomada de decisão; integração de forma sistematizada e automática ao sistema, proporcionando nível elevado de inteligência analítica às várias empresas do grupo; e aumento do poder de negociação entre consumidores e empresas a partir da criação de novos produtos. Pretendemos, no longo prazo, aprimorar a solução para poder acompanhar os principais indicadores em tempo real nos tornando referência em conhecimento sobre o consumidor da internet, finaliza Costa. (Com informações da Convergência Digital)

Av. Prof. Almeida Prado, 532
Prédio 53 – Butantã – 05508-901
Comunicação: comunicacao@anpei.org.br
Gabriela – +55 11 98886-6581
relacionamento@anpei.org.br
© 2024 ANPEI - Todos os direitos reservados.