A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK-SP) promoveu, por meio de seu Departamento de Inovação e Tecnologia (DIT), no dia 26 de maio, o evento Inovação da ideia ao mercado. Na ocasião, também foi lançado o III Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação (PBAI), que identifica e reconhece esforços inovadores realizados por empresas brasileiras ou alemãs instaladas no Brasil, assim como suas novidades para 2015 (ver notícia III Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação é lançado em São Paulo.) O evento teve como objetivo apresentar e discutir cases de inovação, exemplificando de forma prática como uma ideia transforma-se em realidade, além de reforçar a necessidade de se inovar, principalmente em relação ao competitivo mercado atual, unindo os melhores caminhos para se proteger produtos e processos inovadores. Transformar uma ideia em inovação é de suma importância para o sucesso e progresso da indústria. O Brasil precisa desse impulso para se lançar no competitivo mercado internacional. A nossa ideia é, por meio de nossas ações e atividades, incentivar e promover esse processo tão importante nos dias de hoje, aproveitando a expertise e liderança da Alemanha no quesito inovação e alta tecnologia., explica o Diretor do Departamento de Inovação e Tecnologia Bruno Vath Zarpellon. Thomas Timm, diretor executivo da AHK São Paulo, deu início ao evento reforçando a importância de promover ações inovadoras como diferenciais competitivos, sempre em busca do progresso. Seguindo por essa necessidade, o evento trouxe o tema Por que inovar?, apresentado por Martin Bodewig, diretor da Roland Berger Consultoria Estratégica. Para Bodewig, as tendências globais alteram as formas de se inovar e, para acompanhar o competitivo mercado atual, é necessário que as empresas criem modelos e valores de inovação para alinhar-se à atualidade. Inovar não significa apenas um fator diferencial estratégico, mas uma necessidade de transformação., complementa. Na sequência, Cesário Martins, Co-CEO da ClickBus do Grupo Rocket Internet, apresentou, por meio de um exemplo prático, a importância de um ambiente criativo. Segundo Martins, o sucesso de uma nova realidade depende da melhor união entre a criatividade e a conectividade. “A forma de consumo, o comportamento e os serviços mudaram. As ferramentas móveis marcam uma nova fase, na qual inovar é a melhor saída.”, complementa o executivo. Neste cenário, surge a questão Protegendo minha Inovação, que foi apresentada por Henrique Steuer, I. de Mello, sócio da Dannemann, Siemsen, Bigler & Ipanema Moreira, que destacou a importância de se proteger um produto ou processo inovador. O pedido de patente garante ao titular o direito de impedir terceiros de praticar atos com a invenção patenteada, tais como produzir, usar ou vender o seu conhecimento., alerta o palestrante. Para finalizar o ciclo de palestras, o evento contou com a participação do professor alemão Karlheinz Brandenburg, criador do formato MP3 e representante do Instituto Fraunhofer para Tecnologias de Mídias Digitais (IDMT), que discursou sobre a trajetória e histórico de sua inovação, e também sobre o futuro das novas mídias digitais no setor audiovisual. A mídia digital do futuro pede tecnologias conectadas, adaptadas e facilitadas aos diversos setores e serviços, os quais estarão ainda alinhados a um reconhecimento visual e sonoro.

Av. Prof. Almeida Prado, 532
Prédio 53 – Butantã – 05508-901
Comunicação: comunicacao@anpei.org.br
Gabriela – +55 11 98886-6581
relacionamento@anpei.org.br
© 2024 ANPEI - Todos os direitos reservados.