A equipe Unicamp E-Racing venceu a Fórmula SAE, categoria carros elétricos, que se encerrou no último final de semana nos Estados Unidos. O projeto do veículo elétrico é patrocinado pelo Instituto Eldorado, também associado da Anpei, que ajudou no acesso e desenvolvimento do motor utilizado pela equipe. Além de conquistar o primeiro lugar em sete dos oito quesitos existentes na FSAE Eletric Lincoln, a equipe da Unicamp marcou 985 pontos, dos mil possíveis. A FSAE Eletric é um evento internacional organizado pela Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE), entidade que reúne engenheiros, técnicos e executivos com o objetivo de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade. Esta foi a primeira vez que a SAE organizou uma competição para carros elétricos. A Unicamp E-Racing ficou em primeiro lugar na geral, e em todas as oito provas disputadas, exceto na apresentação do modelo de negócios, em que ficou no segundo lugar, trazendo sete troféus. Ao final, o time somou 985 pontos. Vinte equipes disputaram a prova, dos Estados Unidos, Canadá, Áustria e Brasil. O único segundo lugar obtido pela equipe brasileira foi para a categoria negócios, ainda na fase estática, em que os participantes defendem que o veículo criado por eles atende melhor às demandas de mercado e é economicamente viável para produção em grande escala. Estudantes de Engenharia Mecânica e Elétrica bem formados, contando com infraestrutura minimamente adequada e com acesso aos componentes e materiais disponíveis a todas as equipes, construíram um carro de tração elétrica que deixou pra trás os equivalentes das grandes universidades norte-americanas, destaca José Eduardo Bertuzzo, que dá suporte ao projeto pelo Instituto Eldorado. E essas universidades chegam a intimidar, pois elas vêm com os caminhões oficina, muitos recursos etc. Isso valoriza ainda mais esta conquista, completa. Entre as universidades que competiram com a Unicamp E-Racing estavam o Massachusetts Institute of Technology (MIT), e as universidade da Califórnia, de Michigan e de Washington. O carro projetado pela equipe Unicamp E-Racing já havia vencido, no final de 2012, a Fórmula SAE Elétrico no Brasil, o que deu a oportunidade de disputar a competição nos Estados Unidos. Seu grande diferencial é o motor de fluxo axial a última tecnologia em motores elétricos no mundo. A aquisição deste motor, seu controlador eletrônico e conjunto de baterias foram patrocinados pelo Instituto Eldorado, por meio de um convênio com a Oxford Yasa Motors, empresa spin-out da Universidade de Oxford. Além de viabilizar o acesso a esta tecnologia, o Eldorado disponibilizou seus laboratórios e suporte técnico ao desenvolvimento e testes do protótipo. (Com informações do Instituto Eldorado)
PrevAnpei propõe mudanças no marco legal para incentivo à inovação26 junho 2013NextRNP e IFPE lançam projeto piloto de computação em nuvem12 julho 2013