CGEE prepara avaliação do programa Subvenção Econômica
O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) está concluindo uma avaliação do primeiro edital do programa Subvenção Econômica, realizada a pedido do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O objetivo é aprimorar a nova chamada para o programa, que estava inicialmente prevista para ser lançada em julho. As recomendações de aprimoramento deverão ser incorporadas no novo edital. Daí a razão pela qual a financiadora adiou o lançamento do edital.
Segundo o presidente da Finep, Luis Manuel Rebelo Fernandes, a idéia é fazer um seminário para divulgar os resultados do estudo do CGEE e então lançar o novo edital. “Será uma oportunidade para explicarmos para a sociedade o que foi alterado e justificar essas mudanças”, diz Fernandes.
Esse estudo também deverá conter um perfil completo da demanda dos recursos da subvenção, mostrando quanto foi aplicado em cada empresa, quanto foi destinado por setores econômicos, qual o porte das empresas, localização geográfica, entre outros dados.
Para o estudo, o CGEE ouviu cerca de 500 empresas participantes do primeiro edital, entre aprovadas e reprovadas. “Os dados reforçam a certeza da importância desse novo mecanismo de fomento à inovação e ao desenvolvimento tecnológico das empresas”, diz Fernandes.
Fonte: Inovação Unicamp