![]() |
ESTAÇÃO EXPERIÊNCIA |
![]() |
CONTRATOS SEBRAE/SENAI E SEBRAE/EMBRAPII : APROXIMANDO STARTUPS DE GRANDES EMPRESAS
• Agnaldo Dantas- SEBRAE
DESAFIOS EM INOVAÇÃO ABERTA: SAINT-GOBAIN DO BRASIL
• Erika Lima Cruz- Saint Gobain do Brasil
OPORTUNIDADES EM INOVAÇÃO ABERTA: FEOP – IOT4MINING
• Ricardo Rebelo - FEOP
• João Marcelo Rates - SEVA
OPORTUNIDADES EM INOVAÇÃO ABERTA NO AGRONEGÓCIO
• Sibelle de Andrade Silva - EMBRAPA
OPORTUNIDADES EM INOVAÇÃO ABERTA NO IPT E O NOVO MODELO EMBRAPII-SEBRAE
• Zehbour Panossian - IPT
BNDES Soluções Tecnológicas – RECURSOS PARA PARCERIAS E NOVAS TECNOLOGIAS
• Edson Luiz Moret de Carvalho - BNDES
• Dilson Ojeda Pires - BNDES
WORKSHOP: COMO ESTRUTURAR SUA ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO ABERTA: DO TEMA A SELEÇÃO DE PARCEIROS
• Vinícius Roman - Techmall S.A.• Valdênio Araujo – ABDI
• Carlos Vinicius Frees – ABDI
• Eduardo Tosta – ABDI
• Karen Leal – ABDI
• Elisa Carlos – Gerente de Inovação da ABDI
INOVAÇÃO ABERTA: OPORTUNIDADES E DESAFIOS DO ECOSSISTEMA BRASILEIRO DE INOVAÇÃO
Jorge Mario Campagnolo - Diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Substituto do MCTIC
Luiz Mello - Vice Presidente da ANPEI
Eliana C. Emediato Azambuja - MCTIC
OFERTA E DEMANDA TECNOLÓGICA: APRENDIZADOS E EVOLUÇÃO
Votorantim, Vale e Coordenação do Programa iTec
Eliana C. Emediato ode Azambuja - Coordenação do Programa iTec do MCTIC
Vinícius Roman - Techmall S.A.
Denile Boer - Vale S.A
Facilitador: BNDES Soluções Tecnológicas
BNDES
CONTRATOS SEBRAE/SENAI E SEBRAE/EMBRAPII : APROXIMANDO STARTUPS DE GRANDES EMPRESAS
Agnaldo de Almeida Dantas - SEBRAE
DESAFIOS EM INOVAÇÃO ABERTA: SAINT-GOBAIN DO BRASIL
Erika Lima Cruz – Saint Gobain do Brasil
OPORTUNIDADES EM INOVAÇÃO ABERT: FEOP IOT4Mining
Ricardo Rebelo – FEOP
João Marcelo Rates - SEVA
OPORTUNIDADES EM INOVAÇÃO ABERTA NO AGRONEGÓCIO
Sibelle de Andrade Silva – EMBRAPA
OPORTUNIDADES EM INOVAÇÃO ABERTA NO IPT E O NOVO MODELO EMBRAPII-SEBRAE
Zehbour Panossian – IPT
BNDES Soluções Tecnológicas – RECURSOS PARA PARCERIAS E NOVAS TECNOLOGIAS
Edson Luiz Moret de Carvalho e Dilson Ojeda Pires - BNDES
Demanda Tecnológica do Setor de Mineração: MINING LAB V METAIS
Votorantim Metais
Oferta Tecnológica para o Setor de Mineração: UFOP
IoT 4 Mining
Demanda Tecnológica do Setor Automotivo: FCA
Sebrae
Oferta Tecnológica para o Setor Automotivo: EMBRAPII
Sebrae
SERVICE DESIGN NA PRÁTICA: Como as ferramentas de Service Design sustentam transformações inovadoras
O foco do workshop será apresentar nosso framework de atuação em Service Design, que contempla as interações entre clientes e empresas, e toda a sua base de sustentação: produtos, operações, estrutura e cultura. Passaremos pelas principais etapas de construção de experiências encantadoras, apresentando ferramentas de uso prático para a realidade das empresas, que poderão ser acessadas pelos participantes em tempo real, por meio de seus tablets, smartphones ou notebooks. Como exemplos, mostraremos alguns de nossos cases em que o Service Design possibilitou transformações inovadoras em nossos clientes, a fim tangibilizar como é possível criar experiências memoráveis com passos claros e bem executados.
Fabiano Leoni - Sócio-fundador da Camaleoni, Fábrica de Encantamento da EloGroup
Fabiano Leoni é especialista em Experience Design, com foco na tradução de objetivos organizacionais em experiências memoráveis. Criou, ainda no início da Faculdade de Engenharia de Produção na UFRJ, sua primeira empresa, chamada YOLO Experience, que atuava no desenvolvimento de ações de entretenimento corporativo. Se especializou em Marketing Experiencial e na construção de Companhias direcionadas para os rankings de melhores empresas para se trabalhar, tendo como clientes de sucesso Wärtsilä, Coca-Cola, SEBRAE, Statoil, BR Distribuidora e Fibria.Estruturou o Departamento de Felicidade da Reserva - inovadora marca de moda masculina, única brasileira premiada em 2015 como uma das marcas mais inovadoras do Mundo pela Fast Company -, atuando no alinhamento entre Cultura, Estratégia e Encantamento do grupo.Professor convidado em Pós-Graduações de Marketing e de Gestão Estratégica de Pessoas, é palestrante nos temas ligados a Experience Design, Liderança, Empreendedorismo e Intraempreendedorismo. Em sua bagagem, acumulam-se eventos nas principais Universidades do Brasil, como USP, UFRJ, UERJ, UFRN, UFPE, ESPM, PUC, UNB, além de empresas como Algar Tech, FIRJAN, Red Bull e FIESP.
IOT dentro de casa: um cenário contemporâneo
Ouve-se cada vez com maior frequência o termo IoT – Internet of Things, mas qual, afinal, sua aplicação prática em nossas vidas diárias? Na palestra, o público poderá conhecer algumas experiências recentes que mostram a importância desta tecnologia e como ela já traz benefícios a nossas rotinas. A Philips Lighting irá apresentar cases de supermercados que, graças a IoT, funcionam com sistemas de geoposicionamento e integração com os consumidores, oferecendo, por exemplo, compras programadas. Mesmo em casa já podemos fazer uso da tecnologia, pois a Philips também desenvolveu um mecanismo de iluminação com controle total de cores, on/off, interface com APPs música etc. Já a Deca irá apresentar sua solução para o monitoramento do consumo de água também em residências. Através de um aplicativo, o usuário consegue entender, acompanhar e avaliar seus hábitos pessoais.Finalmente, serão expostas ao público as oportunidades, dificuldades e perspectivas de proteção patentária de IoT.
Daniel Tatini - CEO da Philips Lighting no Brasil
Victor Fachim - Coordenador de Patentes do escritório Daniel Legal & IP Strategy
Omayr Zanata - Engenheiro da Duratex
Daniel Tatini possui extensa vivência internacional. Acumula 20 anos de experiência nas indústrias de Óleo & Gás, Iluminação e Elétrica, tendo atuado em empresas como ABB, Traxon e Sonepar e em países como Espanha, Holanda e Suécia.
Victor Fachim é responsável pela execução e controle de trabalhos relacionados à elaboração e acompanhamento de pedidos de patentes e desenhos industriais no Brasil e exterior.
Omayr Zanata é profissional da área de desenvolvimento de produtos, com atuação no setor de projetos de inovação e novas tecnologias e especialização em soluções de IoT.
IMPRESSÃO 3D e PROPRIEDADE INTELECTUAL
Estratégia de inovação. Como expandir sua visão e criar uma estratégia voltada ao mercado em transformação constante.
Mauricio Batista - Consultor de Serviços Técnicos na Clarke, Modet & Cº
Mauricio Batista é especialista em Patentes e Desenhos Industriais, atua na área de propriedade industrial desde 2008. Engenheiro formado pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP/SP e membro do Conselho Regional Engenharia – CREA, atua na realização de buscas de patentes e desenhos industriais (anterioridade/infração - FTO); consultoria e análise de patenteabilidade, infração de patentes e desenhos industriais e inteligência tecnológica; elaboração e depósito de pedidos de patentes e de desenhos industriais; análise, comunicação e elaboração de respostas a pareceres técnicos emitidos pelo INPI, preparação de oposições, recursos e nulidades administrativas; fiscalização de patentes e desenhos industriais; consultoria presencial a clientes nacionais/internacionais.
iDEXO – Ideias Exponenciais
Estratégia de inovação. Como expandir sua visão e criar uma estratégia voltada ao mercado em transformação constante.
Marcel Sanches - Project Leader iDEXO da TOTVS
Marcel Sanches atua na área de tecnologia há 10 anos. Possui larga experiência em liderança, desenvolvimento, arquitetura e usabilidade de aplicativos.
Atualmente é integrante do iDEXO um instituto de inovação aberta com foco em suporte e mentoria de startups. Trabalhou em projetos de sucesso como a nova estratégia Mobile Banking do Itaú, o primeiro projeto de abertura de conta digital do Brasil com o Banco Original, no OriginalDevs um dos primeiros portais de OpenBanking do mundo e na Ori, o primeiro Assistente Virtual desenvolvido por um banco na América Latina. Como um empreendedor nato, foi fundador da Pixel, hoje, a maior startup de venda de ingressos para eventos universitários do Brasil. Age como um líder natural nos projetos por onde passou, agregando no alinhamento, coaching e estratégia de projetos inovadores.
Casos práticos de Big Data aplicado à análise de publicações cientificas como apoio a inovação
Artigos científicos são importante fonte de informação para inovação, adicionalmente as patentes, No atual contexto de rápidas mudanças, os artigos científicos ganham cada vez mais relevância, pois permitem o monitoramento de tendências de pesquisa em estágio inicial, antes de se tornarem novos produtos ou tecnologias. Contudo, dado o grande volume publicações científicas disponíveis, e em diferentes formatos, fica difícil perceber tendências e identificar oportunidades. A análise de Big Data aplicado à publicações cientificas vem suprir essa demanda. Casos práticos mostram a utilização da análise de dados científicos no processo de inovação, identificação de tendências de pesquisa, busca de experts e parceiros para colaboração e análise competitiva são alguns exemplos de como o Big Data científico vem sendo utilizado.
Guilherme Sepe Solutions Manager da ELSEVIER- Solutions Manager da ELSEVIER
ANPEI Exchange: Acelere a sua capacidade de inovar usando as práticas das empresas mais inovadoras do Brasil
Há dois anos, a ANPEI vem desenvolvendo o projeto ANPEI Exchange cujo objetivo é construir uma base de conhecimento que contém as melhores práticas de gestão da inovação. Essa base de conhecimento foi construída em parceria com empresas de referência no tema, como Natura, Grupo Fleury, Braskem, Weg e Gomes da Costa. Nesse workshop, os participantes terão a oportunidade de colocar a mão na massa e aplicar a metodologia do ANPEI Exchange para: (i) Analisar, com um olhar sistêmico, a maneira como a sua organização gerencia inovação; (ii) identificar os principais gaps e oportunidades de melhorias; (iii) utilizar a base de conhecimento do ANPEI Exchange para criar um plano de ação para acelerar a sua capacidade de inovar
Jaime Frenkel Diretor de Inovação da Elo Group e parceiro da Anpei
Jaime Frenkel é mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e graduado, também em engenharia de produção pela mesma universidade. Atua na EloGroup há 10 anos, onde liderou diversos projetos de consultoria relacionados a Gestão da Inovação, Gestão de Tecnologia e Estratégia junto a grandes empresas, startups e órgãos governamentais. Atualmente, está a frente do projeto Anpei Exchange, cujo objetivo é mapear as melhores práticas de Gestão da Inovação das empresas mais inovadoras do Brasil. Atua como Vice-Coordenador do Comitê de Gestão da Inovação da ANPEI. Participou da publicação de 3 livros e diversos artigos relacionados ao tema Gestão da Inovação. Atua como professor de Cursos In-Company da EloGroup e ANPEI, e também como professor convidado em cursos de graduação e pós graduação em Universidades como UFRJ e FGV.
Vinícius Roman - Techmall S.A.
Demanda Tecnológica do Setor Automotivo: FCA
SEBRAE
Oferta Tecnológica para o Setor Automotivo
SEBRAE
VITRINE EMBRAPA AGROENERGIA E A PARCERIA EMBRAPA AGORENERGIA – EMBRAPII
Guy de Capdeville - EMBRAPA
PROGRAMAS DE PARCERIAS ESTRATÉGICAS CNPq - CORI
José Ricardo de Santana - CNPq
Demanda Tecnológica do Setor AgroTech e Alimentos
BNDES Soluções Tecnológicas
BNDES
Demanda Tecnológica do Setor Automotivo: FCA
SEBRAE
Oferta Tecnológica para o Setor Automotivo
SEBRAE
Por que prototipar é importante?
Desvendando a prototipagem como ferramenta essencial para inovar.
Renata La Rocca - Diretora da Protobox*
Wilson Barbosa Neto - Diretor da Protobox*
Renata La Roccaé arquiteta, doutora em Artes Visuais pela ECA/USP, Mestre em Arquitetura pelo IAU/USP, sócia-fundadora do Estúdio Protobox. Atua nas áreas de Arquitetura, Design e Arte Digital Interativa, investigando processos contemporâneos de design, envolvendo fabricação digital. Desenvolveu diversos trabalhos artísticos no Grupo Poéticas Digitais, em mostras como o #Art e o Sistemas Ecos. Desde 2005 atua na área da Educação, lecionando nas áreas de Arquitetura, Design de Interiores, Design Gráfico e Design de Produto. Vem ajudando diversas empresas no desenvolvimento de protótipos e produtos e, recentemente um projeto de transformação da educação através do Labfuturo, uma prática que envolve arquitetura, design, ensino e tecnologia.
Wilson Barbosa Neto é arquiteto, mestre em Arquitetura e Tecnologia pela UNICAMP, sócio-fundador do Estúdio Protobox. É professor no Curso de Arquitetura na PUC-Campinas e membro da equipe do programa PUC Campinas Empreende na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. Trabalhou na equipe de arquitetos do escritório Harry Seidler em Sydney, na Austrália, onde participou de projetos de revitalização do MLC Centre, Riparian Plaza e Riverside Centre. Dentre seus projetos destacam-se a residência da família Chambô em Guarapari, no Espírito Santo, e a participação na criação do Labfuturo.
*Protobox: Um Estúdio que produz soluções personalizadas, de forma inovadora ecriativa, nas áreas de Arquitetura, Design e Educação.
Por que prototipar é importante?
Desvendando a prototipagem como ferramenta essencial para inovar.
Renata La Rocca - Diretora da Protobox*
Wilson Barbosa Neto - Diretor da Protobox*
Renata La Roccaé arquiteta, doutora em Artes Visuais pela ECA/USP, Mestre em Arquitetura pelo IAU/USP, sócia-fundadora do Estúdio Protobox. Atua nas áreas de Arquitetura, Design e Arte Digital Interativa, investigando processos contemporâneos de design, envolvendo fabricação digital. Desenvolveu diversos trabalhos artísticos no Grupo Poéticas Digitais, em mostras como o #Art e o Sistemas Ecos. Desde 2005 atua na área da Educação, lecionando nas áreas de Arquitetura, Design de Interiores, Design Gráfico e Design de Produto. Vem ajudando diversas empresas no desenvolvimento de protótipos e produtos e, recentemente um projeto de transformação da educação através do Labfuturo, uma prática que envolve arquitetura, design, ensino e tecnologia.
Wilson Barbosa Neto é arquiteto, mestre em Arquitetura e Tecnologia pela UNICAMP, sócio-fundador do Estúdio Protobox. É professor no Curso de Arquitetura na PUC-Campinas e membro da equipe do programa PUC Campinas Empreende na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. Trabalhou na equipe de arquitetos do escritório Harry Seidler em Sydney, na Austrália, onde participou de projetos de revitalização do MLC Centre, Riparian Plaza e Riverside Centre. Dentre seus projetos destacam-se a residência da família Chambô em Guarapari, no Espírito Santo, e a participação na criação do Labfuturo.
*Protobox: Um Estúdio que produz soluções personalizadas, de forma inovadora ecriativa, nas áreas de Arquitetura, Design e Educação.
ANPEI Exchange: Acelere a sua capacidade de inovar usando as práticas das empresas mais inovadoras do Brasil
Há dois anos, a ANPEI vem desenvolvendo o projeto ANPEI Exchange cujo objetivo é construir uma base de conhecimento que contém as melhores práticas de gestão da inovação. Essa base de conhecimento foi construída em parceria com empresas de referência no tema, como Natura, Grupo Fleury, Braskem, Weg e Gomes da Costa. Nesse workshop, os participantes terão a oportunidade de colocar a mão na massa e aplicar a metodologia do ANPEI Exchange para: (i) Analisar, com um olhar sistêmico, a maneira como a sua organização gerencia inovação; (ii) identificar os principais gaps e oportunidades de melhorias; (iii) utilizar a base de conhecimento do ANPEI Exchange para criar um plano de ação para acelerar a sua capacidade de inovar
Jaime Frenkel Diretor de Inovação da Elo Group e parceiro da Anpei
Jaime Frenkel é mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e graduado, também em engenharia de produção pela mesma universidade. Atua na EloGroup há 10 anos, onde liderou diversos projetos de consultoria relacionados a Gestão da Inovação, Gestão de Tecnologia e Estratégia junto a grandes empresas, startups e órgãos governamentais. Atualmente, está a frente do projeto Anpei Exchange, cujo objetivo é mapear as melhores práticas de Gestão da Inovação das empresas mais inovadoras do Brasil. Atua como Vice-Coordenador do Comitê de Gestão da Inovação da ANPEI. Participou da publicação de 3 livros e diversos artigos relacionados ao tema Gestão da Inovação. Atua como professor de Cursos In-Company da EloGroup e ANPEI, e também como professor convidado em cursos de graduação e pós graduação em Universidades como UFRJ e FGV.
SMALL DATA - PEQUENAS PISTAS QUE REVELAM GRANDES INSIGHTS
Big Data é um tema conhecido e fundamental em todas as organizações que estão competindo em um cenário global de uma imensa quantidade de informações produzidas no mundo. Mas muitas vezes a grande chave para a inovação e transformação está escondida dentro da bota de um cortador de cana no interior da Paraíba ou mesmo no meio do quarto de uma criança em Berlim. Small Data são esses pequenos detalhes que podem mudar tudo e que você não vai conseguir captar se não estiver lá, na vida das pessoas, entendendo suas emoções e seus reais desejos.
Leonardo Dornelas - Sócio Diretor da Inventta
Leonardo Dornelas é Head de Design Driven Innovation da Inventta, consultoria pioneira em inovação no Brasil e América Latina. Formado em Administração de Empresas pela UFV com MBA em Marketing pelaFundação Dom Cabral. Trabalhou em multinacionais como Unilever, Portugal Telecom e Fiat. Fundou em 2010 a Ologia, uma das primeiras empresas brasileiras especializadas em Design Thinking. Na Inventta lider ou vários projetos estratégicos de Design Thinking, branding e consumer insights para empresas como Kimberly Clark, Bosch, Weber, Saint Gobain Abrasivos, M. Dias Branco e Votorantim Cimentos.
INOVAÇÃO NA RAIZ
É possível transformar conhecimento científico em novos negócios? Acompanhe a jornada de inovação e empreendedorismo da Rizoflora. Um livro para influenciar e inspirar os que desejam empreender com impacto.
Gustavo Mamão - é empreendedor e autor do livro Inovação na Raiz, publicado pelo selo Voo Pro.
Gustavo Mamão é formado em Administração pela UFMG, com mestrado em Gestão de Negócios pelo MIT – (Sloan Fellows Program, 2011). Foi co-fundador de diversas empresas que têm em comum o propósito de gerar benefícios socioambientais. Essa trajetória começou em 2004, quando associou-se aos fundadores do Instituto Inovação onde nasceram projetos como: Aceleradora, Consultoria em Inovação e Gestora de Fundos de Investimento Capital Empreendedor. A partir de 2012, focou suas energias para completar os ciclos das startups aceleradas pelo Instituto Inovação, surgindo a Ecovec que oferece ferramentas para a modernização na prevenção e no controle de epidemias, como a dengue e a Rizoflora que trabalha com a produção de inimigos naturais para pragas agrícolas, sendo uma alternativa aos defensivos químicos que fazem mal à saúde e ao meio ambiente. É justamente a história da Rizoflora, com todos os seus desafios, conquistas e aprendizados, que Gustavo conta em detalhes no livro Inovação na Raiz. Em paralelo a esses projetos apoiou a fundação da Wykinka, uma organização sem fins lucrativos que tem como missão a promoção do empreendedorismo e da inovação no Brasil. Essa instituição, inclusive, foi a escolhida para ser beneficiada com a contrapartida obtida pela venda dos livros do Gustavo, por meio do projeto Um por Um da Editora Voo. Atualmente, empreende a Flourish Negócios com Propósito, iniciativa para criar e registrar histórias de negócios de alto impacto
UX - Como o Design Thinking pode impulsionar a inovação dentro da experiência?
Através da oportunidade de vivência e experimentação em atividades de pesquisa, análise, ideação e prototipação os participantes serão instigados a proporem soluções para desafios temáticos. Serão formados grupos que atuarão em desafios propostos pelo moderador da dinâmica.
Gustavo Oliveira - Head de Design e Inovação - UX Lab TOTVS
Gustavo Santos de Oliveira é Head de design e inovação - UX Lab @TOTVS e responsável pela implantação da cultura centrada no design. Liderou projetos de inovação nos segmentos de varejo, transporte, saúde, agroindústria, financeiro e RH, além de projetos de redesenho de serviços, atendimento, eventos e no terceiro setor. Especialista em facilitação de oficinas de co-criação, service design thinking e business design. Estudou Design Multimídia na Escola Panamericana de Artes e Jogos digitais no SENAC.
Prototipagem e gestão: transformando ideias em produtos
Materiais e métodos de Prototipagem. Dinâmica mão na massa abordando questões sobre a gestão do processo de produção de protótipos e a materialização das ideias.
Renata La Rocca - Diretora da Protobox*
Wilson Barbosa Neto - Diretor da Protobox*
Renata La Rocca é arquiteta, doutora em Artes Visuais pela ECA/USP, Mestre em Arquitetura pelo IAU/USP, sócia-fundadora do Estúdio Protobox. Atua nas áreas de Arquitetura, Design e Arte Digital Interativa, investigando processos contemporâneos de design, envolvendo fabricação digital. Desenvolveu diversos trabalhos artísticos no Grupo Poéticas Digitais, em mostras como o #Art e o Sistemas Ecos. Desde 2005 atua na área da Educação, lecionando nas áreas de Arquitetura, Design de Interiores, Design Gráfico e Design de Produto. Vem ajudando diversas empresas no desenvolvimento de protótipos e produtos e, recentemente um projeto de transformação da educação através do Labfuturo, uma prática que envolve arquitetura, design, ensino e tecnologia.
Wilson Barbosa Neto é arquiteto, mestre em Arquitetura e Tecnologia pela UNICAMP, sócio-fundador do Estúdio Protobox. É professor no Curso de Arquitetura na PUC-Campinas e membro da equipe do programa PUC Campinas Empreende na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. Trabalhou na equipe de arquitetos do escritório Harry Seidler em Sydney, na Austrália, onde participou de projetos de revitalização do MLC Centre, Riparian Plaza e Riverside Centre. Dentre seus projetos destacam-se a residência da família Chambô em Guarapari, no Espírito Santo, e a participação na criação do Labfuturo.
* Protobox: Um Estúdio que produz soluções personalizadas, de forma inovadora e criativa, nas áreas de Arquitetura, Design e Educação.
Watson - Computação Cognitiva
O que é Watson e o que são soluções cognitivas? Entenda como funcionam as APIs que trazem a inteligência artificial para as mãos dos desenvolvedores. Descubra aonde Watson já está sendo utilizado no mundo e como você pode transformar seus negócios e aplicações.
Danilo de Novais Silveira - Arquiteto de Software da IBM Brasil
Danilo Silveira é arquiteto de software na IBM Brasil. Trabalha com o desenvolvimento tecnológico de parceiros, principalmente para utilizar as soluções cognitivas e em nuvem da IBM. Com 20 anos de experiência, já atuou como pré-vendas, arquiteto de software, consultor de TI, desenvolvedor e DBA em empresas como Algar, Dataprev e Oracle. É formado em Ciência da Computação pela FUMEC e possui MBA em Empreendedorismo e Novos Negócios pela FGV.
POR QUE SE CONECTAR A REALIDADE DAS STARTUPS?
Apresentação de cases de startups que se relacionaram com grandes empresas e geraram diferenciais competitivos relevantes com aumento de receita e/ou redução de custos.
Rodolfo Zhouri – coordenador do Hub Minas Digital
Silvana Braga - CEO e responsável pela reestruturação do Programa SEED Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development
Rodolfo Zhouri é formado em administração na UFMG. Começou sua carreira na UCJ (empresa júnior), comercial do banco Bank Boston, analista de seed capital do Fundo Novarum, analista de fusões e aquisições da Araújo Fontes. Fundou a Endeavor em Minas Gerais, foi diretor de novos negócios da ABC da Construção, estruturou o fundo de private equity da Imeri Capital. É sócio-investidor da ChefN'Boss, molhos e temperos criativos. Atualmente é coordenador do Hub Minas Digital.
Silvana Braga é Especialista em gerenciamento e execução de projetos de inovação em empresas pela USP, atualmente é a CEO e responsável pela reestruturação do Programa SEED Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development - considerado um dos melhores programas de aceleração de startups da America Latina; Co-autora do primeiro programa de empreendedorismo de MG em 2009. "Melhor Projeto de Promoção da Cultura do Empreendedorismo Inovador“ pela Associação nacional de entidades promotoras de empreendimentos inovadores – ANPROTEC; Foi diretora geral do Sistema Mineiro de Inovação e nele articulou e entregou mais de 500 soluções tecnológica fazendo interações com mais de 700 instituições entre grandes empresas, universidades mineiras e startups.
Formação de Times Empreendedores em Equipes de Inovação
Empreender é mais amplo que criar um novo negócio. Trata-se do desenvolvimento de um conjunto de habilidades e de como aplicá-las nas rotinas de um negócios. Esta palestra traz um novo olhar sobre comportamento empreendedor em projetos de inovação.
Marina Mendonça – Designer de Comportamento e Cultura | Pesquisadora no Núcleo Tropos de P&D
Marina Mendonça é Psicóloga e Mestranda em Comportamento Empreendedor pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Administradora de Empresas pela Universidade de Itaúna (UIT). Possui experiências de empreender e com pesquisas experimentais em Análise do Comportamento. Atua como pesquisadora e designer de comportamento e cultura na empresa Tropos Lab. Acredita na importância de desenvolver habilidades específicas em contextos de inovação e empreendedorismo.
SERVICE DESIGN NA PRÁTICA: Como as ferramentas de Service Design sustentam transformações inovadoras
O foco do workshop será apresentar nosso framework de atuação em Service Design, que contempla as interações entre clientes e empresas, e toda a sua base de sustentação: produtos, operações, estrutura e cultura. Passaremos pelas principais etapas de construção de experiências encantadoras, apresentando ferramentas de uso prático para a realidade das empresas, que poderão ser acessadas pelos participantes em tempo real, por meio de seus tablets, smartphones ou notebooks. Como exemplos, mostraremos alguns de nossos cases em que o Service Design possibilitou transformações inovadoras em nossos clientes, a fim tangibilizar como é possível criar experiências memoráveis com passos claros e bem executados.
Fabiano Leoni – sócio-fundador da Camaleoni, Fábrica de Encantamento da EloGroup
Fabiano Leoni é especialista em Experience Design, com foco na tradução de objetivos organizacionais em experiências memoráveis. Criou, ainda no início da Faculdade de Engenharia de Produção na UFRJ, sua primeira empresa, chamada YOLO Experience, que atuava no desenvolvimento de ações de entretenimento corporativo. Se especializou em Marketing Experiencial e na construção de Companhias direcionadas para os rankings de melhores empresas para se trabalhar, tendo como clientes de sucesso Wärtsilä, Coca-Cola, SEBRAE, Statoil, BR Distribuidora e Fibria. Estruturou o Departamento de Felicidade da Reserva - inovadora marca de moda masculina, única brasileira premiada em 2015 como uma das marcas mais inovadoras do Mundo pela Fast Company -, atuando no alinhamento entre Cultura, Estratégia e Encantamento do grupo. Professor convidado em Pós-Graduações de Marketing e de Gestão Estratégica de Pessoas, é palestrante nos temas ligados a Experience Design, Liderança, Empreendedorismo e Intraempreendedorismo. Em sua bagagem, acumulam-se eventos nas principais Universidades do Brasil, como USP, UFRJ, UERJ, UFRN, UFPE, ESPM, PUC, UNB, além de empresas como Algar Tech, FIRJAN, Red Bull e FIESP.
Mapas Mentais: uma maneira inovadora de organizar e visualizar informações
Esta palestra irá apresentar uma simples, mas poderosa técnica que utiliza os dois lados do cérebro para dar visibilidade aos seus pensamentos. Os tópicos a serem abordados são: sua eficácia na recuperação de informações, definição, fundamentação teórica no funcionamento cerebral, casos de sucesso nacionais e internacionais, aplicações práticas e bibliografia.
Liz Kimura – Especialista em Mapas Mentais
Liz Kimura é Especialista em Mapas Mentais com duas certificações internacionais. Em 2.000 como BLI-Buzan Licensed Instructor pelo Buzan Centre dos EUA e em 2.008 como CIMI-Certified Idea Mapping Instructor por Jamie Nast, autora do Idea Mapping Success. Em seu portifoio constam empresas públicas e privadas dos mais diversos setores como Consulado Geral da Grã-Bretanha em São Paulo, TV Globo, Banco Bradesco, Itaú, SEBRAE, SENAC dentre outras. Ministra cursos na EducANPEI e faz parte do corpo docente da ESPM e FIA de São Paulo há 9 anos.
Speed Dating Maker – Descubra o Movimento Maker e como ele impacta a Inovação no Mundo Corporativo
O Movimento Maker ainda é pouco conhecido no Brasil e principalmente pelas grandes empresas, por ter sua origem mais relacionada a indivíduos e menos ao mundo corporativo. Através de seus pilares, será mostrado como o modo de pensar, as práticas e as atitudes ligadas a este Movimento podem impactar na inovação das empresas. Ao fazer o uso de ferramentas de fabricação digital, aliados a metodologias inovadoras, que envolvem Prototipagem Rápida e Design Thinking, o Movimento Maker rompe padrões e paradigmas, estimulando a inovação, a criatividade e a colaboração para solucionar os mais diversos desafios. Os participantes passarão durante 20mins por cada uma das estações de um dos pilares do Movimento Maker, estabelecidas nos Palcos MUCURI VALLEY, SANTA HELENA VALLEY, IRON VALLEY e na área Maker como um circuito, para que ao final a dinâmica, tenham descoberto e vivenciado o todo.
Carolina Marini – ISVOR
Heloísa Neves – We Fab
Luciana Hashiba – We Fab
Paulo Mattos – ISVOR
DEMO Equipamentos
Os parceiros fornecedores/representantes de equipamentos para espaços maker estarão à disposição do público para explicar e demonstrar suas máquinas, fornecendo informações técnicas e comerciais mais detalhadas.
Do Problema à Solução pela Prototipagem Maker
Este workshop trará a oportunidade aos participantes de vivenciar um problem framing, ideação e prototipagem de soluções (problem solving) utilizando práticas Maker para que possam entender, a partir desta experiência, o potencial de impacto que este Movimento pode ter na inovação das empresas, não só na busca de soluções, mas também na sua cultura de inovação.
Carolina Marini – ISVOR
Heloísa Neves – We Fab
Luciana Hashiba – We Fab
Paulo Mattos – ISVOR
Carolina Marini é a única mineira à frente da coordenação da Rede Fab Lab Brasil. É designer com mais de 15 anos de experiência e diretora de criação do Isvor – FCA Group/Latam. Atua como Fab Manager no Isvor Fab Lab, com atividades e workshops de inovação, transformação digital e colaboração. Desenvolve redes locais para benefício dos makespaces e laboratórios colaborativos em Minas Gerais.
Heloísa Neves é uma das fundadoras da We Fab. Foi a primeira brasileira a graduar-se pelo Fab Academy no Fab Lab Barcelona em 2012- curso oficial da rede Fab Lab. Trabalhou por um tempo no Fab Lab Sevilla e participou da rede europeia ativamente. De volta ao Brasil, ajudou a implementar os primeiros Fab Labs brasileiros e também foi diretora da extinta Rede Fab Lab Brasil. Dentre os Fab Labs que Heloisa ajudou a implementar, destacam-se: Fab Lab SP, Garagem Fab Lab, Fab Lab Senai Rio, Insper Fab Lab, Fab Lab Escola Sesi - SP, Isvor Fab Lab (primeiro Fab Lab corporativo do Brasil).
Luciana Hashiba é Engenheira de Alimentos pela UNICAMP, com MBA pelo Ibmec, mestrado e doutorado em administração de empresas pela FGV - EAESP nos temas colaboração, desempenho, inovação e sustentabilidade. Atua em inovação desde o início de sua carreira.
Percorreu toda a cadeia de valor da indústria de embalagens desenvolvendo novos materiais, mercados, serviços, processos e embalagens (ITAL/CETEA, Itap Bemis/Dixe Toga, Natura). Ainda na Natura, atuou em gestão de pesquisa e desenvolvimento, gestão de projetos de desenvolvimento e lançamento de novos produtos. Foi também responsável pela gestão estratégica de inovação e pelo modelo de inovação aberta em redes (programas Natura Campus, Cocriando Natura e Natura Start Ups). Faz ou fez parte de diretoria e conselhos de instituições (ANPEI, CNPq, Supera, Metodista do ABC) e participa do MIA (Mulheres Investidoras Anjo) e Inovativa Brasil. Hoje se dedica à educação superior e executiva e em empreender pela We Fab.
Paulo Mattos é mineiro de Itabira, é graduado em Engenharia Mecânica pela UFMG.Mestre em administração pela Fundação Pedro Leopoldo, possui também pós graduação em gestão de Negócios e Tecnologia da Informação pela FGV e especialização em Engenharia Automotiva pela UFSC.Trabalhou na FIAT entre 1991 e 2014 dentro das áreas de Engenharia de Produtos, onde participou do processo de consolidação do polo de desenvolvimento de produtos em Betim, Inovação, com o projeto de Gestão da Inovação, e Planejamento Estratégico.
Hoje atua como Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional no Isvor – Universidade Corporativa do Grupo FCA. Entre os projetos em que está envolvido se encontra a estruturação de um FABLAB.
Além de sua atuação empresarial é professor das disciplinas de Estratégia, Inovação, Gestão de Produtos e Marcas no IBMEC BH.
Speed Dating Maker – Descubra o Movimento Maker e como ele impacta a Inovação no Mundo Corporativo
O Movimento Maker ainda é pouco conhecido no Brasil e principalmente pelas grandes empresas, por ter sua origem mais relacionada a indivíduos e menos ao mundo corporativo. Através de seus pilares, será mostrado como o modo de pensar, as práticas e as atitudes ligadas a este Movimento podem impactar na inovação das empresas. Ao fazer o uso de ferramentas de fabricação digital, aliados a metodologias inovadoras, que envolvem Prototipagem Rápida e Design Thinking, o Movimento Maker rompe padrões e paradigmas, estimulando a inovação, a criatividade e a colaboração para solucionar os mais diversos desafios. Os participantes passarão durante 20mins por cada uma das estações de um dos pilares do Movimento Maker, estabelecidas nos Palcos MUCURI VALLEY, SANTA HELENA VALLEY, IRON VALLEY e na área Maker como um circuito, para que ao final a dinâmica, tenham descoberto e vivenciado o todo.
Carolina Marini – ISVOR
Heloísa Neves – We Fab
Luciana Hashiba – We Fab
Paulo Mattos – ISVOR
Speed Dating Maker – Descubra o Movimento Maker e como ele impacta a Inovação no Mundo Corporativo
O Movimento Maker ainda é pouco conhecido no Brasil e principalmente pelas grandes empresas, por ter sua origem mais relacionada a indivíduos e menos ao mundo corporativo. Através de seus pilares, será mostrado como o modo de pensar, as práticas e as atitudes ligadas a este Movimento podem impactar na inovação das empresas. Ao fazer o uso de ferramentas de fabricação digital, aliados a metodologias inovadoras, que envolvem Prototipagem Rápida e Design Thinking, o Movimento Maker rompe padrões e paradigmas, estimulando a inovação, a criatividade e a colaboração para solucionar os mais diversos desafios. Os participantes passarão durante 20mins por cada uma das estações de um dos pilares do Movimento Maker, estabelecidas nos Palcos MUCURI VALLEY, SANTA HELENA VALLEY, IRON VALLEY e na área Maker como um circuito, para que ao final a dinâmica, tenham descoberto e vivenciado o todo.
Carolina Marini – ISVOR
Heloísa Neves – We Fab
Luciana Hashiba – We Fab
Paulo Mattos – ISVOR
Speed Dating Maker – Descubra o Movimento Maker e como ele impacta a Inovação no Mundo Corporativo
O Movimento Maker ainda é pouco conhecido no Brasil e principalmente pelas grandes empresas, por ter sua origem mais relacionada a indivíduos e menos ao mundo corporativo. Através de seus pilares, será mostrado como o modo de pensar, as práticas e as atitudes ligadas a este Movimento podem impactar na inovação das empresas. Ao fazer o uso de ferramentas de fabricação digital, aliados a metodologias inovadoras, que envolvem Prototipagem Rápida e Design Thinking, o Movimento Maker rompe padrões e paradigmas, estimulando a inovação, a criatividade e a colaboração para solucionar os mais diversos desafios. Os participantes passarão durante 20mins por cada uma das estações de um dos pilares do Movimento Maker, estabelecidas nos Palcos MUCURI VALLEY, SANTA HELENA VALLEY, IRON VALLEY e na área Maker como um circuito, para que ao final a dinâmica, tenham descoberto e vivenciado o todo.
Carolina Marini – ISVOR
Heloísa Neves – We Fab
Luciana Hashiba – We Fab
Paulo Mattos – ISVOR
Uso de Informações tecnológicas na identificação de oportunidades e áreas a desenvolver iniciativas de inovação aberta
Roberto Uchida – especialista da Clarivate
SENAI: um novo jeito de fazer inovação no Brasil.
Venha conhecer!
Rede dos Institutos Senai de Inovação para estratégias nacionais e internacionais em PD&I: parcerias para projetos compartilhados, estrategia tecnológica de médio a longo prazo, o novo modelo de Soluções Avançadas, Clubes de Inovação e Edital de Inovação
Venham conhecer a Rede de Institutos SENAI de Inovação. Um conjunto de 25 institutos dedicados a atender as demandas por P&D da indústria brasileira. Na oportunidade, será lançada a iniciativa "Clubes de Pesquisa e Desenvolvimento", um movimento para que Indústrias e ICTs desenvolvam projetos de P&D de forma compartilhada, minimizando os riscos, reduzindo os investimentos e gerando resultados para todos os participantes. Nossos diretores irão conduzir workshop sobre os seguintes Clubes:
• Agricultura de Precisão
• Nanomateriais aplicados a tintas e superfícies
• Manufatura Aditiva de Metais à Laser
• Internet das Coisas
• Veículos Aéreos Autônomos
• Biomateriais
Serão palestras e workshops sobre cada uma dos Clubes de P&D
Luís Gustavo Delmont - Especialista de Desenvolvimento Industrial (Senai - DN)
Luís Gustavo Delmont possui mais de dez anos de experiência em elaboração e análise de projetos econômicos e sociais. Nos últimos cinco anos atuou diretamente nos debates sobre políticas para inovação no Brasil, enquanto Gerente de Políticas de Inovação, na Diretoria de Inovação da CNIl, atuando diretamente nas propostas de políticas da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). Hoje é especialista no SENAI Departamento Nacional atuando na construção de modelos de negócio, fomento e interação com parceiros para alavancar a inovação. É presidente do Conselho Fiscal da Embrapii e membro do Comitê Gestor do Programa Nacional de Apoio às Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos – PNI, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações.
CENÁRIO DE COOPERAÇÃO EM MANUFATURA AVANÇADA E NANOMATERIAIS
Apresentação do Plano de Ação estratégico para fomentar a cooperação em pesquisa e inovação (P&I) entre o Brasil e a UE em Manufatura Avançada e Nanomateriais, desenvolvido no âmbito do Programa INCOBRA e financiado pela UE (H2020-INT-INCO-692520). Após a análise de quatro cenários possíveis, identificou-se uma série de trajetórias robustas para cooperação em P&I eficaz, bem sucedida e socialmente responsável. Além disso, a consideração sistemática dos mercados, tecnologias, recursos e regulamentos em Manufatura Avançada e Nanomateriais permitiu construir um roadmap socioeconômico. Propõe-se um conjunto de ações estratégicas a serem implementadas no curto (2020), médio (2025) e longo prazo (2030) para alcançar resultados em pesquisa e inovação de produtos com alto valor agregado, bem como a produção e comercialização eficientes em termos de custos e recursos de produtos que contenham nanomateriais. Os resultados do presente trabalho também poderão contribuir para a negociação e o planejamento do próximo Programa-Quadro Europeu em Pesquisa e Inovação Tecnológica.
Paloma Tejedor - Vice-presidente do Setor de Internacionalização do Conselho Superior de PesquisaCientífica da Espanha (CSIC),
Paloma Tejedor é vice-presidente do Setor de Internacionalização do Conselho Superior de PesquisaCientífica da Espanha (CSIC), ondededicousuacarreiracientíficaaoestudo do crescimento e micro/nanofabricação de semicondutores e óxidosfuncionaisparasuaaplicaçãoemenergiafotovoltaica e nanoelectrônica, combinando a pesquisa e inovaçãoemmateriaiscomestudos de mecânicanonívelatômico. Suaexperiênciainternacionalincluipesquisas e estadiasacadêmicas na Universidade da Califórnia-Berkeley, no National RenewableEnergy Laboratory (EUA), no Imperial College de Londres e no Fraunhofer Center forNanoelectronic Technologies em Dresden. Suapesquisaatualenfoca a integraçãoheterogênea de semicondutores de altamobilidadeemtransistores de túneisnanométricos. PossuibachareladoemQuímica, mestradoemQuímicaMetalorgânica e doutoradoemCrescimentoFotovoltaico de Cristal de SilíciopelaUniversidadeComplutense de Madri.
* PROGRAMA INCOBRA – Increasing Science, Technology and Innovation (STI) International Cooperation between Brazil (BR) and the European Union (EU) – is a 36-month Coordination and Support Action aiming to increase, enhance and focus Research and Innovation (R&I) cooperation between BR and EU.
Inovação através da Impressão: Cases de Sucesso da 3DLopes
Na palestra a 3DLopes irá compartilhar um pouco dos cases de sucesso que desenvolveu através da impressão 3D. Empresas como Bosch, Braskem e GE já foram beneficiadas pelo know-how da startup. A palestra visa mostrar quais os benefícios que a impressão 3D pode trazer para todo o processo de desenvolvimento e produção das empresas. Também será apresentado o case de impressão 3D na moda, no qual a 3DLopes, juntamente com a marca Plural estilo criaram o primeiro desfile de roupas 3D do Brasil.
• Daniel de Paula Lopes – Diretor Executivo da 3DLopes
• Jônatas R. R. Hernandes – Diretor Comercial da 3DLopes
Daniel de Paula Lope é Engenheiro Mecânico-Aeronáutico graduado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 2013 com passagem como exchangestudent pela Iowa StateUniversity (ISU) e pelo Massachusetts Instituteof Technology (MIT), onde trabalhou com diversos projetos de engenharia, sendo vencedor da NASA Lunabotics Mining Competition e da matéria 2.009 do MIT. Concluiu seu mestrado no ITA em 2016 com tema “Filamento de Polietileno Verde Para Impressão 3D”. Fundou a 3DLopes em 2014 com a visão de trazer para o mercado toda expertise desenvolvida durante sua formação. Atualmente é diretor executivo da 3DLopes.
Jônatas R. R. Hernandes é Engenheiro Aeronáutico graduado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) com intercâmbio na Institut Supérieur de l'Aéronautique et de l'Espace (ISAE-Supaero). Tem formação em nível técnico pelo Cotuca (Unicamp) em eletroeletrônica e experiência no Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS). Como engenheiro trabalhou com pesquisa em estimativa de pesos de materiais compósitos na Universidade de Linköping na Suécia. Atualmente é diretor comercial da 3DLopes.
* 3DLopes: uma startup mineira de tecnologia 3D que desenvolve e comercializa impressoras 3D e filamentos.
IDEAÇÃO DA SINERGIA DO ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO COM USO DE FERRAMENTAS DE COMPUTAÇÃO COGNITIVA: Identificando Potencialidades e Desafios
Este Workshop tem por objetivo, gerar insights que serão base do novo mapa dinâmico do ecossistema de inovação em 2018, envolvendo os principais atores do ecossistema de inovação. A partir de demo do potencial da computação cognitiva para este fim, identificar novas interações, mapear potencialidades e desafios para sua construção, sustentação e utilização, com os diferentes atores do ecossistema na riqueza das diferentes perspectivas numa iniciativa inédita que visa trazer a colaboração e integração de todo o ecossistema.
• Ricardo Yogui – PUC-Rio
• Luciana Hashiba – We FAb
• Leonardo Garnica – Natura
• Patricia Leal Gestic – Inova Unicamp
Ricardo Yogui é membro da Agência PUC-Rio de Inovação, NIT da PUC-Rio, na área de Transferência de Tecnologia e Conhecimento. Professor do Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio e professor convidado de pós-graduação e programas executivos do Ibmec Business School, Istituto Europeo di Design (IED Rio) e da Escola de Negócios da PUC-Rio (IAG PUC-Rio).
https://about.me/Yogui
https://www.linkedin.com/in/yoguir/
Luciana Hashiba é Engenheira de Alimentos pela UNICAMP, com MBA pelo Ibmec, mestrado e doutorado em administração de empresas pela FGV - EAESP nos temas colaboração, desempenho, inovação e sustentabilidade. Atua em inovação desde o início de sua carreira. Percorreu toda a cadeia de valor da indústria de embalagens desenvolvendo novos materiais, mercados, serviços, processos e embalagens (ITAL/CETEA, Itap Bemis/Dixe Toga, Natura). Ainda na Natura, atuou em gestão de pesquisa e desenvolvimento, gestão de projetos de desenvolvimento e lançamento de novos produtos. Foi também responsável pela gestão estratégica de inovação e pelo modelo de inovação aberta em redes (programas Natura Campus, Cocriando Natura e Natura Start Ups). Faz ou fez parte de diretoria e conselhos de instituições (ANPEI, CNPq, Supera, Metodista do ABC) e participa do MIA (Mulheres Investidoras Anjo) e Inovativa Brasil. Hoje se dedica à educação superior e executiva, e em empreender pela We Fab.
ABDI - DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA A INDÚSTRIA 4.0 PARA O BRASIL
Painel com debate sobre desafios, oportunidades e perspectivas futuras para a indústria brasileira, e as ações que a Agência têm desempenhado para aumentar a produtividade e inovação na indústria brasileira (Laboratórios de Fabricação Digital e Internet das Coisas, Ambiente de Demonstração e Tecnologias para Cidades Inteligentes, Inovação e Capacidade Competitiva das Empresas de TIC, Manufatura Avançada, Laboratório de Varejo e ProCyber).Ao final do painel haverá momento de perguntas e respostas.
• Valdênio Araujo – ABDI
• Carlos Vinicius Frees – ABDI
• Eduardo Tosta – ABDI
• Karen Leal – ABDI
Bruno Rondani – 100 Open
CONEXÃO STARTUP INDÚSTRIA: WORKSHOP DE CONSTRUÇÃO DO SEGUNDO CICLO DO PROGRAMA NACIONAL CONEXÃO STARTUP INDÚSTRIA
O Programa Nacional Conexão Startup Indústria, uma iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI, consolidou uma nova forma de fazer política pública no Brasil, a partir de metodologias inovadoras advindas de startups. Com um olhar de futuro, o Programa promove o ambiente de negócios entre startups e indústrias, com foco em ações de integração digital das diferentes etapas da cadeia de valor dos produtos industriais. Participe dessa ação de construção do segundo ciclo do Edital Startup Indústria, chamado "Startup Indústria 4.0", de acordo com a metodologia do Customer Development (Steve Blank), Running Lean (Ash Maurya) e Design Research para validação das hipóteses inerentes a esse processo de construção
VENHA FAZER PARTE DESTA CONSTRUÇÃO!
• Elisa Carlos – Gerente de Inovação da ABDI
Elisa Carlos – Empreendedora e inquieta. Trabalha com inovação desde 2009, tendo vivenciado o ecossistema de startups da Europa, EUA e América Latina em projetos com startups, incubadoras, aceleradoras, consultorias privadas e projetos de fomento. Foi a primeira gerente brasileira da Unicorn WeWork em NY. Hoje é gerente de inovação na ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e responsável pelo Programa Nacional de Conexão Startups Industria.
PROMOVENDO A INOVAÇÃO NA INDUSTRIA A PARTIR DE NANOMATERIAIS
Glaura Goulart Silva Vice-coordenadora do CTNano e da Frente de pesquisa de Nanocompósitos Poliméricos
Glaura Goulart Silva é professora titular do Departamento de Química da UFMG e Pós-Doutora pela Queensland University of Technology (2007). Atua na preparação, caracterização e estudo de aplicações de compósitos com nanomateriais de carbono. Desenvolve estudos para o aumento da escala da integração de nanomateriais em produtos diversos visando apoio a inovações na indústria.
A TECNOLOGIA DE CORTE A LASER NA INDÚSTRIA 4.0, MAKER SPACES E FAB LABS
André Guerreiro Jr. - Duplo J
André Guerreiro Jr. é Engenheiro Elétrico, especializado em micro eletrônica.
Trabalhou com produção de eletrônicos áudio e video
Na área de TI se especializou em hardware de grande porte. Projetou impressora 3D DLP UV de baixo custo. Gestor da divisão de novas tecnologias do Grupo Duplo J Duplo Lab, laser e 3D DLP UV e 3D
LCD UV. Gestor da Nyomo Brasil Impressoras 3D DLP UV para a área odontológica e de joalheria. Diretor do Garagem Fab Lab