O Índice Brasil para Convergência Digital (IBCD) registrou 5,85 pontos no ano passado contra os 5,80 pontos conquistados em 2006. O relatório foi divulgado pela Associação Brasileiras de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, que analisa os aspectos da inovação e da convergência digital no País. Em quatro anos de existência, o índice tem mostrado o progresso dos níveis de penetração das TIC na sociedade brasileira. Embora o avanço do índice pareça inexpressivo, o acesso às conexões de banda larga móvel evoluiu 124% no último trimestre de 2007 e já passam de 602 mil. No mesmo ano, registrou-se 7,5 milhões de conexões de banda larga fixa, crescimento de 30,5% na comparação com 2006. No segundo trimestre do ano foram detectadas 10 milhões de conexões. O índice observou ainda que a cobertura de telefonia móvel já atinge 60% dos municípios brasileiros, concentrando 91% da população e garantido o 5º lugar em usuários do serviço no mundo. Apesar de os serviços VoIP, na receita líquida das operadoras, representarem uma quantidade quase insignificante de penetração, o crescimento obtido entre os anos de 2006 e 2007 foi bom, passando de 0,81% para 2,72%. Como parte de seu escopo, que congrega informações referentes à dinâmica do mercado de TIC, em especial à área de Convergência Digital, o IBCD mostrou aumento expressivo na utilização de serviços pela internet. No ano passado, o e-commerce registrou 9,5 milhões consumidores. O e-banking, por sua vez, absorveu 29,8 milhões usuários. Os computadores são a principal via de acesso à Convergência Digital no Brasil, por isso, em termos de desenvolvimento de TIC, o País se destaca na produção de hardware, telecomunicações de alta qualidade, desenvolvimento de software e serviços de TI. Os principais pontos críticos, no entanto, incluem os baixos índices de educação; o reduzido percentual de investimentos em P&D; ambiente regulatório inadequado – com excessos de regulamentação e a carga tributária elevada -; além dos altos custos das tarifas de serviços de TI e Telecom. (Fonte: AdNews)

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