Site logo
Sticky header logo
Mobile logo
  • A ANPEI
    • História e Governança
    • Conselho Consultivo
    • Agenda Geral
  • Articulação
    • Articulação para Inovação
    • Lei do Bem
    • Associados
  • Calendário 2025
  • Cursos
    • Innovation Architect
  • Colaboração
    • Conferência ANPEI de Inovação
    • Enrich in LAC
    • Parcerias Institucionais
    • Comitês
      • Gestão da Inovação
      • Fomento
      • Inovação Aberta
      • Propriedade Intelectual
  • Conteúdo
    • BLOG
    • Central de conteúdos
  • Contato
    • Canal de denúncias
  • Associe-se
PrevLivro mostra como o poder de internautas subverteu a lógica da inovação dentro de grandes empresas12 dezembro 2008NextMCT divulga Relatório Anual da Utilização dos Incentivos Fiscais – Ano base 2007 – Lei do Bem08 janeiro 2009
  • ANPEInews

Desafios da sustentabilidade no cenário atual

18 de dezembro de 2008in ANPEInews 0 Comments 0 Likes

Avaliação de impacto capaz de mensurar o retorno dos investimentos é fundamental para garantir o futuro dos programas socioambientais. À medida que o conceito de sustentabilidade evolui entre as organizações e aumentam os investimentos sociais privados, a resposta à clássica pergunta “quanto a minha empresa ganha com isso?” parece se tornar mais complexa. Com os projetos socioambientais sendo incorporados às estratégias de negócio, não é mais suficiente avaliar seus resultados apenas pelas boas intenções dos colaboradores e da própria empresa. Da mesma forma com que se preocupa em avaliar o ciclo de vida de cada produto, as companhias precisam fazer o mesmo em relação aos seus projetos e programas socioambientais, de modo a garantir o impacto social e o retorno institucional para suas marcas. Por conta disso, a avaliação de impacto se tornou uma ferramenta fundamental por possibilitar a mensuração do retorno de cada real investido, não só para a imagem da empresa, mas para a sociedade. É possível, por exemplo, mostrar claramente ao investidor a valorização profissional de um jovem antes ou depois de passar por um programa de capacitação; mensurar em reais a variação de produtividade de um agricultor antes e depois da incorporação de novas práticas de manejo socioambiental, ou o retorno econômico proporcionado por um funcionário com melhores hábitos nutricionais ou de atividade física. Porém, para que a avaliação de impacto alcance este nível de exatidão, são necessárias duas mudanças por parte de empresários e gestores. Em primeiro lugar, é necessária uma nova concepção sobre a avaliação de impacto socioambiental. Mais do que apenas um mecanismo de controle das etapas dos projetos ou uma forma de verificação de metas de atendimento previstas, uma avaliação de impacto socioambiental permite três níveis de análise: 1) custo-eficácia, 2) custo-benefício e 3) eqüidade. No primeiro nível, avalia-se a variação dos recursos financeiros, humanos e de infra-estrutura, cobertura e desempenho dos participantes. No segundo nível analisa-se o valor (em dinheiro) que o mercado quantifica para a mudança de comportamentos ou acesso a serviços sociais proporcionado pelo programa social. Já a eqüidade é medida pela capacidade do projeto mapear e atender aos públicos realmente necessitados, reduzindo diferenças sociais. Em segundo lugar, é necessário dispor de uma metodologia de avaliação capaz de oferecer índices e indicadores confiáveis em relação aos três níveis de análise citados, principalmente para programas de âmbito regional ou nacional. Esta metodologia também precisa ser flexível para abarcar diversos programas socioambientais e garantir um bom potencial de assimilação para que os gestores das empresas as reproduzam com mínimo apoio externo. Estes são os principais desafios dos gestores de projetos e programas socioambientais para que as expectativas dos investidores. Diante de um cenário recessivo previsto para 2009, em que projetos e orçamentos estão sendo revistos, suspensos ou cortados, a adoção e a implementação de um modelo de avaliação de impacto que atenda a critérios científicos vai se constituir no “fiel da balança” entre continuar ou não patrocinando projetos sociais privados no Brasil. Rodrigo Laro é coordenador de aliança de parcerias público-privadas, coordenador de pesquisa e avaliação de impacto social da John Snow Brasil. (Fonte: HSM Management)

0 Likes
Deixe uma resposta

Click here to cancel reply.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Inscreva-se para receber nossos conteúdos

Seu nome:*

Seu e-mail:*

Posts recentes

ANPEI RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO INTEGRAL DO ORÇAMENTO DO FNDCT EM 2025
ANPEI RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO INTEGRAL DO ORÇAMENTO DO FNDCT EM 2025
1.11.2024
ANPEI defende revisão do plano de carreiras do INPI em 2024
ANPEI defende revisão do plano de carreiras do INPI em 2024
25.06.2024
ANPEI apoia orçamento integral para a Fapesp em 2025
ANPEI apoia orçamento integral para a Fapesp em 2025
9.05.2024

Categorias

  • ANPEInews (7.847)
  • Apoio Institucional (10)
  • Articulação (29)
  • Associação de Inovação (25)
  • Cadastre-se (2)
  • Comitês (46)
  • Conferência ANPEI (20)
  • Contato (2)
  • Cooperação (7)
  • Cooperação para Inovação (23)
  • Desenvolvimento & Inovação (11)
  • desenvolvimento sustentável (1)
  • Destaques (453)
  • Educação Executiva (1)
  • Educanpei (167)
  • Eleições (2)
  • FNDCT (1)
  • Fomento (18)
  • Gestão da Inovação (7)
  • Governo Estadual (3)
  • Governo Federal (11)
  • Guia Prático de Apoio à Inovação (3)
  • IBN (1)
  • ICT-Empresas (4)
  • Imprensa (5)
  • Indústria-Startup (13)
  • Innovation Architect (1)
  • Inovação (7)
  • Inovação Aberta (8)
  • INPI (11)
  • Institutos privados de pesquisa (7)
  • Institutos públicos de pesquisa (9)
  • Inteligência Artificial (2)
  • Internacional (7)
  • Internet das Coisas (1)
  • Lei do Bem (16)
  • Leis de incentivo (36)
  • Nacional (17)
  • NIT (6)
  • Notícias (36)
  • Orçamento para PD&I (1)
  • PD&I (11)
  • Pesquisa (4)
  • Políticas Públicas (11)
  • Programa Nacional (5)
  • Programas Estratégicos (12)
  • Propriedade Intelectual (9)
  • Publicações (13)
  • Recursos (9)
  • Recursos para Inovação (23)
  • Sem categoria (21)
  • Startups (9)
  • Transformação digital (4)

Tags

ambiente de inovação covid-19 evento evento de inovação Fomento Gestão da Inovação Gestão da PI GT Indústria Startup GT Marco Legal indústria 4.0 inovação inovação aberta INPI Interação ICT-Empresa lei do bem MCTIC open innovation propriedade intelectual startups tecnologia

Av. Prof. Almeida Prado, 532
Prédio 53 – Butantã – 05508-901

 

Comunicação: comunicacao@anpei.org.br

Gabriela – +55 11 98886-6581
relacionamento@anpei.org.br

Fabio – +55 11 99194-5037
associado@anpei.org.br

© 2024 ANPEI - Todos os direitos reservados.
Nós, da ANPEI, nos preocupamos com a sua privacidade.
Ao clicar em “Aceitar” você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar a utilização do site e melhorar as iniciativas de marketing.
Aceitar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR